Merengue italiano

/5

APRESENTAÇÃO

O merengue italiano é uma preparação básica da confeitaria que se destaca por sua consistência estável, lisa e aveludada, perfeita para decorar suas sobremesas de forma cênica ou para preparar sobremesas refinadas de colher. Ao contrário de outras versões, é feito com a adição de uma calda de açúcar quente às claras batidas, um passo que o torna adequado para ser usado cru, além de mais estruturado e irresistivelmente fofo. É a escolha ideal quando você quer dar um aspecto profissional às suas criações, pois mantém perfeitamente a forma e é facilmente trabalhável com o saco de confeitar. Uma vez pronto, você pode usá-lo assim como está ou dar um toque dourado com o maçarico para um efeito "brûlé" sempre muito convidativo! E é esse contraste entre o interior fofo e o exterior caramelizado que torna o merengue italiano tão amado por quem quer surpreender com uma sobremesa cuidadosamente elaborada nos mínimos detalhes. Perfeito para guarnecer bolos, tortas, mousses ou semifrios, o merengue italiano é uma base versátil que será útil em muitas preparações, tanto clássicas quanto criativas.

Descubra também as outras variantes de merengue:

  • Merengue francês
  • Merengue suíço
  • Merengues marmorizados
  • Merengues veganos

Aqui estão algumas ideias para usar o merengue italiano:

  • Merengues com frutas vermelhas
  • Nuvens de merengue com avelãs
  • Rocambole de café com merengue flambado
  • Torta com curd de limão e merengue
  • Cupcake de limão com merengue

 

INGREDIENTES
para decorar 2 tortas de 22 cm de diâmetro
Claras 125 g - em temperatura ambiente
Açúcar 250 g
Água 50 g

Preparo

Para preparar o merengue italiano, a primeira coisa que você deve fazer é despejar as claras na batedeira 1, certificando-se de que não haja resíduos de gemas, caso contrário, não irão subir. Ligue a máquina em baixa velocidade. Enquanto isso, prepare a calda: em uma panela de fundo grosso despeje a água e o açúcar 2. Acenda o fogo e deixe o açúcar dissolver, monitorando a temperatura com um termômetro de doces 3.

Quando a calda atingir 121°C, despeje na batedeira 4, aumente a velocidade e continue batendo até que o merengue esfrie. Estará pronto quando tiver a aparência de espuma de barbear e, ao retirar as pás, formar um pico com a ponta, o chamado "bico de pássaro". Transfira tudo para um saco de confeitar com bico liso. Nós fizemos uma torta com lemon curd 5 e decoramos com picos de merengue italiano flambados com um maçarico 6!

Conservação

O merengue italiano pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias, no saco de confeitar ou sobre a sobremesa já decorada.

Dica

Quando você despejar a calda quente nas claras, deixe-a escorrer em fio fino na borda da tigela, evitando que toque diretamente as pás: dessa forma, a calda não esfriará muito rápido e se incorporará de maneira uniforme.

Se você quiser aromatizar o merengue italiano, pode adicionar algumas gotas de essência natural: baunilha, flor de laranjeira, ou um toque cítrico com raspas de limão ou lima. Em pequenas doses, é claro, para não alterar a estrutura delicada do merengue.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.