Arroz Venere com camarões e abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

O preto, como sabemos, combina com tudo... até mesmo na cozinha! Nós já demonstramos isso com os tacinhas de arroz venere com peixe-espada e hoje propomos outro prato fresco e estimulante: arroz Venere com camarões e abobrinha. Esta exótica variedade integral de arroz da cor do ébano e com um aroma peculiar que lembra pão recém-assado, é perfeita para criar um primeiro prato de cores cativantes e sabor delicioso. Camarões carnudos aromatizados com limão, pimenta e tabasco e abobrinhas salteadas na frigideira são o acompanhamento ideal para este arroz. O cozimento rápido dos crustáceos permite apreciar plenamente seus sabores autênticos. Com o arroz Venere com camarões e abobrinha você trará à mesa um prato genuíno e apetitoso que não irá desapontar!

Experimente também estas deliciosas variações:

  • Arroz venere com brócolis e frutos do mar
  • Arroz venere com legumes

 

INGREDIENTES
Venere arroz preto 250 g - Parboilizado
Azeite virgem extra 20 g -
Camarões 300 g
Abobrinhas 300 g -
Limões 1 - (suco e raspas)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alho 1 dente
Tabasco® quanto baste -

Preparação

Para preparar o arroz venere com camarões e abobrinha, comece cozinhando o arroz: encha uma panela com bastante água e leve-a para ferver, adicione o arroz 1, adicione sal 2 e cozinhe por cerca de 15 minutos (nós usamos arroz Venere parboilizado; caso contrário, siga as instruções de cozimento indicadas na embalagem do arroz Venere escolhido). Enquanto isso, lave e corte as extremidades das abobrinhas, depois rale-as com um ralador de furos largos 3.

Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva com o dente de alho descascado 4, adicione as abobrinhas raladas, tempere com sal 5 e pimenta, cozinhe por cerca de 5 minutos e depois retire o dente de alho e reserve os legumes. Agora cuide da limpeza dos camarões: remova a carapaça, ou seja, a casca externa 6,

corte o rabo e divida-os ao meio no sentido do comprimento 7, retire o intestino, ou seja, o filamento escuro que se encontra nas costas 8. Coloque os camarões limpos em uma tigela, regue-os com azeite de oliva 9

tempere-os com a casca ralada de limão 10, sal e pimenta e algumas gotinhas de tabasco. Salteie os camarões em uma frigideira bem quente por um par de minutos 11, borrifando com suco de limão 12.

Assim que os camarões estiverem dourados, apague o fogo e reserve 13. Assim que o arroz Venere estiver pronto, escorra-o em uma tigela, adicione as abobrinhas cozidas 14 e misture com uma colher para combinar. Tudo está pronto para servir! Optamos por servir as porções individuais de arroz venere com camarões e abobrinha desta forma: pegue um prato de servir e coloque um aro redondo no centro, encha-o com bastante arroz Venere 15

e pressione a superfície com as costas da colher para compactar o arroz 16, decore o arroz colocando os camarões salteados por cima com uma pinça de cozinha 17. Finalmente, retire delicadamente o aro 18 e sirva imediatamente o arroz Venere com camarões e abobrinha!

Conservação

O arroz Venere com camarões e abobrinha pode ser armazenado em um recipiente hermeticamente fechado por no máximo 2 dias. Não é recomendada a congelamento.

Conselho

Para esta receita, usamos arroz Venere parboilizado, que requer menos tempo de cozimento devido a um tratamento natural de cozimento a vapor que permite conservar o arroz por mais tempo sem o uso de conservantes e corantes, mantendo todas as propriedades dessa variedade inalteradas. Se, no entanto, você usar arroz Venere tradicional, a fervura levará cerca de 40 minutos, para reduzir o tempo você pode deixar o arroz de molho por algumas horas antes de cozinhar.

Curiosidade

A lenda diz que o arroz Venere era apreciado na corte dos antigos imperadores chineses por suas propriedades nutricionais e afrodisíacas (daí o nome de arroz proibido); é um arroz rico em fibras e fósforo, além de conter minerais como cálcio, ferro, zinco e selênio. Mas a característica mais importante do arroz Venere é seu altíssimo teor de antocianinas, substâncias vegetais presentes também nos mirtilos e em outros vegetais, capazes de capturar os radicais livres e evitar a oxidação; as antocianinas são os componentes que dão ao arroz Venere sua característica cor negra.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.