Bucatini alla Caruso

/5

APRESENTAÇÃO

A música é uma arte, assim como a culinária... mas é quando esses dois mundos se fundem que nasce algo realmente único! De uma forte paixão pela boa mesa e um profundo amor pela cidade de origem, nascem os bucatini alla Caruso. O nome esconde seu inspirador, o grande tenor Enrico Caruso, conhecido em todo o mundo. Viajando entre hotéis e restaurantes, ele costumava pedir aos cozinheiros preparações especiais que então se transformavam em pratos oficiais, como esses deliciosos bucatini, sugeridos a um chef napolitano durante uma de suas estadias na cidade natal. Além de reunir os ingredientes típicos desta terra, o formato de massa bucatini e os tomates San Marzano, esta receita conhece algumas variações... a adição ou não do queijo Pecorino, por exemplo, ou a escolha das ervas aromáticas para dar sabor. Aqui está nossa homenagem pessoal a esta receita e a uma das grandes Vozes italianas no mundo... para fazer você mergulhar por um momento na história e cultura gastronômica napolitana!

Se você ama bucatini, experimente também: Bucatini com flores de abóbora, guanciale e açafrão

INGREDIENTES

Bucatini 200 g
Pimentão amarelo 270 g
Tomates San Marzano 500 g
Abobrinhas 250 g
Farinha tipo 00 25 g
Alho 4 dentes
Pimenta fresca 1
Manjericão quanto baste
Orégano quanto baste
Salsa quanto baste - fresco
Azeite virgem extra 40 g
Queijo pecorino 100 g - ralado (opcional)
para fritar
Óleo de amendoim 500 ml

Preparação

Para preparar os bucatini alla Caruso, comece lavando e secando os vegetais. Depois, pegue os tomates, retire a pele com o descascador de tomates 1, corte-os ao meio 2 e remova a parte interna verde 3.

Retire as sementes restantes 4, em seguida, corte em tiras finas e depois em cubos 5. Reserve os tomates. Passe para o pimentão amarelo: remova o pedúnculo verde externo e corte-o ao meio 6. Retire os filamentos brancos internos e as sementes.

Corte agora em tiras e depois em cubinhos 7: reserve. Prossiga com as abobrinhas, corte as extremidades e corte em rodelas com espessura de 3 mm 8. Coloque-as em uma tigela com farinha 9.

Misture bem na farinha para que esta adira de maneira uniforme ao vegetal 10, depois transfira para uma peneira para escorrer o excesso de farinha 11 e frite aos poucos em uma panela com óleo quente (não deve ultrapassar 180°, você pode verificar com um termômetro de cozinha) 12.

Quando estiverem douradas 13, escorra-as e coloque-as sobre uma bandeja forrada com papel toalha 14 e adicione sal. Reserve e, enquanto isso, coloque uma panela com água no fogo para cozinhar a massa. Quando a água ferver, adicione sal. Prossiga com a preparação do molho. Pegue uma frigideira antiaderente com fundo largo e doure o alho 15. Se preferir dar um sabor mais intenso ao molho, você pode amassá-lo.

Adicione os pimentões 16. Depois, pegue 1 pimenta, retire o pedúnculo e as sementes internas e corte em pedacinhos 17. Adicione também a pimenta na frigideira 18 e deixe os ingredientes dourarem por 10 minutos. Se necessário, adicione algumas conchas de água do cozimento da massa para permitir uma cocção uniforme.

Retire o alho 19 e adicione os tomates 20. Cozinhe por 5 minutos e adicione também o orégano 21

e o manjericão rasgado grosseiramente 22, ajustando o sal se necessário 23. Cozinhe agora os bucatini 24,

escorra ainda al dente diretamente na frigideira com o molho 25. Neste ponto, adicione na frigideira também as abobrinhas fritas 26. Pique finamente a salsinha 27

e adicione aos bucatini para dar sabor 28. Misture bem os ingredientes para que se combinem 29 e sirva para saborear seus bucatini alla Caruso 30! Se preferir, você pode polvilhar seus bucatini com queijo Pecorino!

Conservação

Recomenda-se consumir os bucatini alla Caruso imediatamente após preparados. No entanto, é possível armazená-los na geladeira em recipiente hermeticamente fechado por no máximo 2 dias.

Não é recomendável congelar.

Conselho

Como todas as receitas tradicionais, existem múltiplas versões. Não tem pimentão amarelo? Você pode usar um vermelho! Você também pode substituir os tomates San Marzano por tomatinhos cereja. Se preferir, pode omitir a farinha nas abobrinhas e fritá-las diretamente. Mesmo as ervas aromáticas podem ser substituídas: o importante é que sejam rigorosamente produtos típicos campanos para homenagear esta região, pátria de Caruso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.