Café padovano

- Vegetariano
- Energía Kcal 184
- Carboidratos g 17.9
- dos quais açúcares g 13.5
- Proteína g 4.2
- Gorduras g 10.7
- das quais gorduras saturadas g 6.16
- Fibra g 2.7
- Colesterol mg 13
- Sódio mg 117
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas mais o tempo de descanso do ganache na geladeira (24 horas)
APRESENTAÇÃO
O café padovano é uma deliciosa sobremesa de colher feita com ingredientes simples, mas de qualidade, sendo o principal deles o café, que é preparado espresso utilizando uma cafeteira tradicional.
Na nossa receita, uma releitura da original, o café é saborizado com uma colherada de ganache de chocolate branco e menta e guarnecido com uma pitada de cacau em pó.
- INGREDIENTES
- Chocolate Branco 75 g
- Cacau em pó amargo quanto baste
- Café 160 ml
- Xarope de menta 50 ml
- Creme de leite fresco líquido 50 ml
Preparo

Para preparar o café padovano, comece fazendo a ganache de chocolate branco e menta (recomendamos prepará-la na noite anterior): em uma panela, aqueça o creme de leite em fogo baixo, sem deixar ferver 1, depois derreta o chocolate branco cortado em pedaços, mexendo frequentemente 2. Quando todo o chocolate estiver derretido, adicione o xarope de menta branca e misture bem 3.

Transfira a mistura obtida para uma tigela e coloque na geladeira para esfriar por 24 horas 4; após o tempo indicado, retire da geladeira e bata utilizando a batedeira elétrica 5. Agora, retire uma colherada de ganache e espalhe na lateral de um copo médio de vidro 6.

Agora prepare o café usando uma cafeteira. Para obter um ótimo café, encha a caldeira da sua cafeteira com água fria e de preferência com baixo teor de calcário, tomando cuidado para não ultrapassar a válvula de segurança 7 (caso contrário, obterá um café mais fraco). Encha o filtro com o café moído formando um “montinho” 8, que você nivelará batendo o filtro na mesa com movimentos firmes 9. Não pressione com a colher, nem faça furos na superfície.

Rosqueie bem a cafeteira 10 (para evitar que o café vaze pelos lados enquanto sobe), em seguida, coloque-a em uma chama baixa e constante para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, formará uma espuminha densa 11; recomendamos que não deixe borbulhar por muito tempo, para manter o aroma e a doçura intactos. Seu café está pronto: antes de servi-lo, mexa diretamente na moka com uma colher para torná-lo mais homogêneo 12.

Agora, despeje no copo o café, cerca de 40 ml (quantidade correspondente a uma xícara) 13 e decore com uma leve pitada de cacau amargo (14-15).