Cirashi Sushi

- Sem lactose
- Energía Kcal 681
- Carboidratos g 75.4
- dos quais açúcares g 9.3
- Proteína g 44.7
- Gorduras g 21.7
- das quais gorduras saturadas g 5.31
- Fibra g 2.4
- Colesterol mg 182
- Sódio mg 829
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
O cirashi é uma das preparações tradicionais do sushi japonês; a base é sempre o arroz cozido por absorção e com a clássica redução de vinagre-vinho-açúcar e sal que confere o típico sabor adocicado ao próprio arroz e que combina maravilhosamente com o peixe cru.
No cirashi, geralmente são utilizados peixes carnudos como atum, salmão, cavala, peixe-espada, olho-de-boi e camarões, que normalmente são servidos sobre o arroz; para as versões mais ricas, há também a presença de omeletes envolvidas com alga nori e polvo.
INGREDIENTES
- Ingredientes para o cirashi
- Arroz 300 g - de grão redondo
- Salmão 200 g
- Atum 200 g
- Peixe-espada 200 g
- Camarões 12 - camarões
- Vinagre de arroz 10 ml
- Interesse 10 ml
- Açúcar 2 colheres
- Abacate ½
- Água 500 ml
- Sal fino ½ colherinha
- para servir
- Molho de soja quanto baste
- Wasabi quanto baste
- Gengibre em conserva quanto baste
Preparação

Para preparar o cirashi, assegure-se de ter comprado peixe congelado de forma adequada; por precaução, congele-o por pelo menos 96 horas a -18 graus e depois descongele para usar na receita. Primeiramente, é necessário pesar o arroz 1 e lavá-lo muito bem em água corrente fria 2 até que a água fique totalmente limpa; agora deixe o arroz descansar na peneira por 15 minutos.
Coloque o arroz em uma panela com 500ml de água 3 e leve para ferver, uma vez atingida a fervura, abaixe o fogo ao mínimo e cozinhe até que todo o líquido tenha sido absorvido.

Enquanto isso, prepare a redução 4 unindo em uma panela, o vinagre de arroz, o vinho de arroz (mirin) ou o saquê, o açúcar e o sal 5 e cozinhe até que o açúcar e o sal se dissolvam 6; reserve.

Transfira o arroz cozido para uma bandeja com bordas baixas e bem larga 7 pois agora é o momento de deixá-lo esfriar: derrame em fio sobre o dorso de uma colher 8 de madeira, ou uma espátula, a redução para espalhá-la bem por todo o arroz e ajudando-se 9 sempre com a colher, espalhe o arroz para que ele pegue o máximo de ar possível,

seria ideal também abaná-lo com um leque ou outro utensílio 10 que possa movimentar o ar, para que o vinagre evapore rapidamente e o arroz esfrie suavemente. Este é um passo fundamental para o sucesso do arroz, que terá a tendência de ficar pegajoso, mas é assim mesmo.
Prossiga cortando as fatias do filé de salmão 11, do atum 12,

e do peixe-espada 13, buscando cortá-las todas do mesmo tamanho; também corte fatias muito finas de abacate 14. Em seguida, distribua o arroz nas 4 tigelas individuais 15

e por cima, a seu gosto, coloque as fatias de peixe (16-17) e abacate; por último, os camarões fresquíssimos. Sirva acompanhando com molho de soja, wasabi e gengibre em conserva 18.