Como limpar e cortar a berinjela

/5

APRESENTAÇÃO

A berinjela é um legume originário da Índia e da China, que conquistou principalmente o sul da Itália, onde é o ingrediente-chave de inúmeras receitas. A berinjela, além de ser um legume incrivelmente versátil na cozinha, é também uma fonte de bem-estar: contém muito ferro e seu aporte calórico é muito baixo, por isso é perfeita como alimento para incluir em dietas. Embora agora as berinjelas sejam encontradas nos supermercados o ano todo, a colheita ocorre no verão-outono, especialmente de junho a outubro, dependendo da região de cultivo. Em geral, a berinjela é colhida um pouco antes do seu desenvolvimento completo, ou seja, quando ainda está firme, pois caso contrário ficaria muito picante e com muitas sementes. Existem diversas variedades, que se distinguem pela forma e cor: há as redondas, ideais para empanar e fritar; as ovais, como a berinjela vermelha de Rotonda para rechear, e as oblongas, perfeitas para grelhar ou para fazer deliciosas almôndegas; por fim, as longas, geralmente usadas para preparar caviar de berinjela ou recheadas à "napolitana". As cores variam do roxo pálido, às nervuras brancas, do amarelo-verde ao branco. Você pode se perguntar qual é a diferença: as berinjelas de forma alongada tendem a ter um sabor mais intenso e amargo, enquanto as redondas e oblongas têm um gosto mais suave. Com esta Escola de Culinária, você aprenderá como cortá-las e limpá-las e, consultando nossas receitas com berinjelas, conseguirá também preparar pratos realmente irresistíveis!

INGREDIENTES
Berinjelas 1

Como limpar e cortar a berinjela

Primeiro, certifique-se de que a consistência da berinjela seja firme, a casca esteja brilhante e lisa, sem amassados ou descascados marrons e que o peso seja proporcional ao seu tamanho. Da qualidade da berinjela, de fato, depende o sucesso do seu prato. Embora existam vários tipos: redondas, ovais, oblongas e longas 1, as berinjelas são todas limpas da mesma maneira. Portanto, lave bem a berinjela em água corrente 2 e seque-a com um pano 3.

Depois, remova o pedúnculo, que às vezes pode ser espinhoso, com uma faca 4 e, se preferir, elimine também a base, que, no entanto, você deve manter se, por exemplo, quiser preparar a berinjela recheada. Na maioria das receitas da tradição culinária italiana, a casca não é removida. Caso queira retirar a casca, use um descascador de batatas ou uma faca e corte a casca enquanto segura a berinjela com a extremidade mais estreita voltada para cima e removendo a casca de cima para baixo 5, até que a berinjela esteja totalmente descascada 6.

É importante lembrar que a berinjela deve ser descascada quando for utilizada, pois tende a escurecer muito rapidamente. Para evitar esse problema, você pode espremer suco de limão sobre a berinjela descascada e depois cortada em fatias 7. Se preferir eliminar o sabor amargo, o excesso de água e, assim, torná-la mais doce, escorra a berinjela no sal antes de cozinhar. Depois de lavá-la, fatie-a e coloque as fatias em uma peneira, onde as polvilhe com sal grosso 8. Em seguida, cubra-as com um prato ou uma assadeira 9 e coloque um peso em cima para ajudar na drenagem.

Deixe-as escorrer por cerca de 2 horas, de modo que parte do líquido amargo saia 10. Depois, lave as fatias uma a uma 11 e seque-as com um pano 12. Obviamente, a berinjela, nesse caso, ficará mais salgada.

O corte da berinjela depende da preparação que se pretende realizar, então existem diferentes modalidades. Para cortar a berinjela em rodelas, posicione a berinjela limpa horizontalmente em uma tábua de corte ou superfície de apoio e corte-a em rodelas da espessura que preferir 13. Normalmente, a espessura ideal é de cerca de 1 cm. Este corte é adequado para preparações grelhadas. Para cortar a berinjela em fatias longitudinais, use uma mandolina e fatie a berinjela com uma espessura de poucos milímetros para fazer um carpaccio ou cerca de 1 cm para empanar e fritar 14. Se você não tiver uma mandolina, pode realizar a mesma operação com uma faca. Se quiser fatiar a berinjela em palitos, para depois conservá-los em óleo, corte-a longitudinalmente em fatias regulares, sobreponha as fatias e corte-as no sentido do comprimento, formando palitos do tamanho que preferir 15.

Partindo do corte em palitos, você pode realizar o corte em cubos, para preparar massas ou risotos: disponha em ordem os palitos que você formou e depois corte-os no sentido da largura. O tamanho dos cubos varia conforme a preparação: 1 cm é ideal para massas ou risotos 16. Se você quiser preparar sua berinjela recheada, divida-a ao meio no sentido do comprimento ou largura, de acordo com suas preferências, e corte a polpa com uma faca pequena, deixando 1 cm de borda da casca 17. Depois, escave a polpa com uma colher 18.

Para fazer almôndegas ou caviar de berinjela, por exemplo, é necessário escavar a polpa após assar a berinjela no forno. Então, cubra uma assadeira com papel manteiga e coloque a berinjela inteira depois de lavada 19. Asse no forno por um tempo que varia conforme a preparação, até que alcance uma consistência macia e tostada 20. Uma vez assada, abra-a ao meio e retire a polpa com a ajuda de uma colher 21.

Conservação

A berinjela inteira pode ser conservada por alguns dias na geladeira. Para verificar sua frescura, controle se a polpa está firme e a casca brilhante; se apresentar partes enrugadas, opacas e moles, então está murchando. Além disso, para conservá-las por mais tempo, é melhor não remover o cabinho e não colocá-las em sacos plásticos. Podem ser conservadas em um saco de papel perfurado ou simplesmente na gaveta da geladeira. A berinjela é um legume que pode ser congelado mesmo cru. Você pode congelá-lo em fatias ou cubos. Depois de limpá-las como indicado nos passos anteriores, corte-a no sentido do comprimento em fatias espessas de 1 cm. Posicione as fatias em uma assadeira larga com bordas baixas e regue-as com suco de limão 1. Após alguns segundos, seque-as levemente para remover o excesso, grelhe-as por 3 minutos em uma frigideira antiaderente 2 e salgue-as 3.

Depois, transfira as fatias grelhadas para uma bandeja ou assadeira, mantendo-as bem espaçadas umas das outras 4. Cubra com filme plástico 5 e pré-congele no freezer. Quando as fatias de berinjela estiverem endurecidas, retire-as do freezer e transfira para um recipiente hermético ou saco para alimentos 6.

Sele o saco hermeticamente e congele 7. As fatias de berinjela podem ser consumidas dentro de 8 meses após o congelamento. Quando necessário, você pode cozinhá-las diretamente sem descongelar. As berinjelas cruas também podem ser congeladas em cubos. Corte a berinjela em cubos de cerca de 1,5 cm de lado e transfira diretamente para um saco para alimentos sem escaldá-los 8. Sele bem o saco 9 e congele. Os cubos de berinjela crua durarão 6 meses e você poderá usá-los sem pré-descongelamento.

As berinjelas já cozidas, que se encontram dentro de outras preparações, como por exemplo um molho, uma parmegiana ou fritas, podem ser congeladas em formas de alumínio apropriadas ou recipientes herméticos. O importante é deixar as preparações esfriarem antes do congelamento, para facilitar o processo e manter as cores e sabores do prato. Quanto aos tempos de conservação, é sempre aconselhável consumir os pratos congelados o mais cedo possível, portanto, não mais que dois meses.

Conselho

Este é um legume muito versátil na cozinha, você pode preparar uma infinidade de receitas, mas recomenda-se não consumi-lo cru. A berinjela, assim como as batatas, contém solanina, uma substância tóxica que, se ingerida em grandes quantidades, pode causar alterações no estado mental e irritações na mucosa gástrica. Quanto mais madura a berinjela, menor é a concentração de solanina. O cozimento e a salga ajudam a eliminar os resíduos dessa substância.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.