Como amarrar o assado

- sem glúten
- Sem lactose
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Um bom assado começa com uma perfeita amarração da carne. Mas como amarrar o assado? É um procedimento que pode ser feito de várias maneiras e por diferentes motivos. Mostramos passo a passo como fazer, com os métodos mais comuns: o primeiro é o da amarração com fio único, ideal para manter a forma da carne durante o cozimento, para fixar as ervas aromáticas e também para melhor segurar a carne envolvida com bacon ou banha durante o cozimento. O segundo método envolve vários fios separados, ainda mais fácil e particularmente indicado para os rolos de carne, este método de fato mantém o rolo junto e permite cortá-lo em porções, removendo gradativamente a corda que o mantém unido. Recomendamos usar um fio de linho, perfeito porque é de fibra natural e capaz de resistir a altas temperaturas. Uma vez aprendidos todos os segredos dessas técnicas, você poderá se aventurar em nossas deliciosas receitas de assados:
- Assado ao leite
- Assado de carne bovina
- Assado de vitela ao forno com batatas
- Assado recheado com figos e presunto cru
- INGREDIENTES
- Carne de boi - vitela ou porco
Como amarrar o assado com fio único

Para amarrar o assado com um fio único, passe o fio por baixo da peça de carne, depois dê um nó duplo em uma das duas extremidades da carne 1 2 e aperte bem 3.

Depois dê duas voltas com a corda em torno da mão para criar uma pequena laçada, para deslizar ao longo da carne e posicionar em direção à extremidade, perto do primeiro nó que você criou. Aperte bem puxando o laço, então prossiga para criar a gaiola, fazendo novamente uma dupla volta com o fio na mão para criar a laçada, e passando o laço ao longo de toda a carne pouco distante da primeira volta, sempre apertando bem. Prossiga assim para toda a peça 4. Chegando à última laçada, vire a carne e corte a corda deixando-a mais longa que a peça de carne, e passe-a entre as laçadas alternando uma sim e outra não 5. Puxe bem a corda e fixe-a com um nó duplo na extremidade 6.
Como amarrar o assado com aromas

Coloque a carne sobre a tábua, disponha os aromáticos 7, agora prossiga com a amarração clássica com fio único como descrito no parágrafo anterior, criando as laçadas na parte longa da peça de carne 8 de modo a manter bem fixos os aromáticos 9.
Como bardar o assado

O método da bardagem é geralmente usado para peças de carne mais magras, utilizando-se de frios gordurosos crus como banha ou bacon. Usamos o bacon para bardar a fraldinha de carne bovina. Coloque as fatias de bacon sobre uma tábua sobrepondo-as ligeiramente 10. Coloque a fraldinha no centro 11, envolva-a completamente com as fatias de bacon 12.

A maneira mais conveniente de dispor as fatias de frios é na horizontal em relação à carne, então com a peça de carne na vertical à sua frente, o frios estará na horizontal. Esta disposição pode mudar dependendo do tipo de carne e do seu tamanho, do tipo de frios e do comprimento das fatias. Neste ponto 13 prossiga com a amarração com fio único criando as laçadas por toda a extensão da carne, como já explicado anteriormente 14. Uma vez terminado, vire a carne, corte a corda deixando-a mais longa que a peça de carne para poder fazer o nó final sempre bem apertado 15.
Como amarrar um enrolado com vários fios

Em caso de um rolo, utiliza-se a técnica de amarração com vários fios, de modo a poder remover a corda conforme a preparação é cortada em porções. Prossiga estendendo a carne sobre uma tábua, neste caso usamos o coelho. No centro distribua o recheio 16. Dobre as abas das extremidades em direção ao centro 17 18.

Depois levante um lado sobre o recheio 19 e feche com o outro lado para selá-lo 20. Neste ponto corte cordas um pouco mais longas que a circunferência do rolo. O primeiro fio servirá para fixar o centro com nó duplo 21.

Prossiga fixando uma extremidade 22 e depois a outra 23, desta forma o recheio será distribuído uniformemente. Agora prossiga fixando outras 5/6 cordas, tantas quantas serão as porções a cortar após o cozimento.