Como limpar a truta salmonada

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 236
- Proteína g 40.4
- Gorduras g 8.3
- das quais gorduras saturadas g 1.93
- Colesterol mg 151
- Sódio mg 110
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
APRESENTAÇÃO
A truta salmonada é um peixe de água doce, com corpo alongado, de cor marrom-esverdeada salpicada de várias manchinhas. Internamente, sua coloração é rosada, principalmente porque essa espécie se alimenta especialmente de crustáceos. Sua carne tem uma consistência macia e delicada, perfeita para preparar pratos principais e segundos refinados. Para começar, é fundamental saber como limpar e filetar a truta salmonada; seguindo esta escola de culinária, você aprenderá todos os truques para fazer isso da melhor forma. Será necessário dispor de duas ferramentas: uma faca para filetar peixe e uma tesoura de cozinha. Certifique-se de sempre comprar um produto fresco, verificando se o olho está vívido e apresenta uma córnea transparente, se a pele tem uma cor brilhante e se a carne é firme ao toque. Bastarão pequenos cuidados para utilizar este peixe da melhor maneira! Depois de filetado, experimente preparar deliciosos raviólis recheados com truta salmonada, e com as espinhas e sobras, talvez fazer um caldo de peixe!
- INGREDIENTES
- Truta salmão 1
Como limpar a truta salmonada

Para limpar e filetar a truta, é preciso, antes de tudo, eviscerá-la: com a tesoura, faça um corte na barriga e siga reto até debaixo da cabeça, depois, com as mãos, recolha as vísceras e elimine-as. Lave bem a barriga do peixe em água corrente para remover qualquer vestígio de sangue que tenha sobrado. Se quiser cozinhar o peixe inteiro, no forno ou na grelha, a limpeza termina aqui e a truta está pronta para ser temperada e cozida. Caso precise de filés, coloque a truta sobre a tábua de corte e, com a faca de filetar peixe, corte a cabeça e elimine-a 1, depois faça um corte na cauda e na parte dorsal do peixe ao longo da coluna vertebral 2, começando de cima e movendo a lâmina horizontalmente em relação à superfície de trabalho, para obter o primeiro filé 3.

Agora, separe as duas metades do peixe. Proceda da mesma forma (4-5), mas desgrudando a carne da espinha para obter o segundo filé (ao realizar esta operação, tome cuidado para não remover muita polpa). Elimine todas as espinhas presentes utilizando uma pinça de cozinha (ajude-se passando a mão sobre a polpa para identificar as espinhas) 6,

depois retire a pele usando a faca junto à pele, deslizando delicadamente da cauda até a outra extremidade 8, para não desperdiçar a carne do peixe. Acabe seus filés removendo a parte próxima à barriga, que é a que contém o maior número de espinhos 6. Neste ponto, seus filés de truta estão prontos para serem cozidos 9!