Culurgiones de batatas roxas

/5

APRESENTAÇÃO

Os famosos raviolis sardos em formato de espiga ganham uma tonalidade violeta com a nossa receita de culurgiones de batatas roxas. Revitalizamos um prato típico da Ogliastra dando um toque de cor inesperado ao recheio, substituindo as batatas comuns pelas roxas. A adição de folhas de hortelã fresca e pecorino, rigorosamente sardo, é indispensável para respeitar os sabores tradicionais. Como acompanhamento saboroso, teremos deliciosas alcachofras salteadas na frigideira, um condimento simples mas apetitoso. Nossa versão dos culurgiones busca celebrar essa especialidade da Sardenha, uma verdadeira arte culinária que ainda hoje é passada de geração em geração. Modelar essas delícias de massa fresca é mais simples do que se pode imaginar, basta um pouco de prática e, culurgione após culurgione, você obterá um resultado impecável!

Experimente também os culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul, uma variação gourmet colorida!

INGREDIENTES

Ingredientes para 30 culurgiones
Azeite virgem extra 10 g
Água 140 g
Sal fino 1 pitada
Sêmola de trigo duro remacinada 110 g
Farinha tipo 00 150 g
para o recheio
Batatas roxas 500 g
Queijo pecorino sardo 50 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 40 g
Hortelã quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o tempero
Alcachofras 3 - espinhosos sardos
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente
Queijo pecorino sardo 50 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Hortelã quanto baste
para a água acidulada
Água quanto baste
Limões 1

Preparo

Para preparar os culurgiones de batatas roxas com alcachofras, a primeira coisa a fazer é o recheio: lave as batatas roxas 1 e cozinhe-as em água 2 por cerca de 30 minutos a partir da fervura; verifique o cozimento espetando-as com um garfo. Amasse-as ainda quentes usando um espremedor de batatas dentro de uma tigela 3,

em seguida, adicione o Pecorino 4, um dente de alho espremido 5, algumas folhas de hortelã fresca picada 6,

o azeite de oliva 7, sal e pimenta. Misture bem tudo amassando à mão 8, cubra com filme plástico 9 e coloque na geladeira para firmar por pelo menos 1 hora.

Agora prepare a massa dos culurgiones: em uma tigela, coloque a farinha, sêmola 10, a água em temperatura ambiente 11, o sal e o azeite 12.

Misture a massa primeiro com um garfo 13 e depois por alguns minutos à mão 14, transferindo-se para uma superfície lisa para maior comodidade 15. Você deve obter uma massa lisa e elástica.

Forme uma bola, cubra com filme plástico 16 e deixe descansar em temperatura ambiente por meia hora. Passado este tempo, prepare os culurgiones: pegue o bloco de massa e retire uma pequena porção (o restante conserve em filme plástico para que não seque) 17, estenda a massa, depois de polvilhar levemente com sêmola, usando o cilindro de massa até a espessura n°7 18.

Da massa obtida 19 corte discos com um cortador de 9 cm de diâmetro 20. Pegue uma noz de recheio e coloque no centro do disco de massa 21.

Pegue o disco e dobre uma borda da massa sobre o recheio 22. Agora, belisque a massa ao lado da borda até arrastá-la sobre a borda dobrada 23 (a massa é elástica, portanto, você pode puxá-la com delicadeza sem rasgá-la) e repita imediatamente a operação no outro lado 24.

Continue assim, levando cada beliscada de massa em lados alternados para o centro, para formar uma espécie de trança. Ao chegar ao topo, sele o cacho e pronto, o primeiro culurgione 25 está pronto, continue desta forma, você deve obter cerca de 30 peças. Depois de finalizar os culurgiones, prepare o molho: limpe as alcachofras, removendo as folhas externas mais duras 26 e cortando as pontas 27.

Então, divida-as ao meio e extraia o miolo central 28, agora você pode cortá-las em fatias finas 29 e conservá-las em água acidulada com limão 30 à medida que as fatiar.

Prepare o refogado de azeite e alho com casca, adicione as alcachofras escorridas 31, tempere com sal e cozinhe em fogo alto, mexendo com frequência por cerca de 5 minutos, no final do cozimento, remova o dente de alho 32. Enquanto isso, leve a água para ferver e cozinhe os culurgiones 33, não mais do que dez de cada vez.

A partir do reinício da fervura, cozinhe-os por 3-4 minutos, escorra-os diretamente na frigideira com as alcachofras 34. Misture delicadamente e depois sirva os culurgiones de batatas roxas com alcachofras no prato, complete com pimenta, Pecorino em lascas 35 e folhas de hortelã 36.

Conservação

É possível conservar os culurgiones crus, mantendo-os em temperatura ambiente por no máximo 1-2 dias, cobrindo-os bem com um pano limpo. Você também pode congelar os culurgiones crus. Para fazer isso, você deve cozinhá-los em água fervente por 1 minuto, desta forma, eles não vão quebrar quando você cozinhá-los na próxima vez. Uma vez congelados, para cozinhá-los, basta mergulhá-los ainda congelados em água fervente e salgada. Uma vez temperados, é aconselhável consumi-los imediatamente.

Conselho

Em alternativa às alcachofras, você pode temperar os culurgiones simplesmente com azeite e queijo ou com um molho de tomate fresco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.