Focaccia tuttigusti

/5

APRESENTAÇÃO

A focaccia todos os sabores é uma torta salgada macia e chamativa que se assemelha muito à torta delle rose, com a única diferença de que a primeira é salgada enquanto a última geralmente é doce. Esta focaccia é ideal para servir como um prato rústico em um buffet, de modo que cada convidado possa pegar sua "rosa" da torta e escolher o sabor que preferir, quase como se fosse um finger food. Cada porção tem um sabor diferente, escolhemos 6 recheios diferentes, mas você pode se aventurar e escolher recheá-la de acordo com suas preferências, brincando com sabores e cores! Experimente também a nossa focaccia enrolada para um buffet realmente original!

INGREDIENTES

Leite 140 g - (à temperatura ambiente)
Farinha tipo 00 400 g
Fermento biológico seco 4 g
Água 60 g - (à temperatura ambiente)
Sal fino 10 g
Azeite virgem extra 20 g
para o recheio
Abobrinhas 150 g
Berinjelas 150 g
Azeitonas pretas 80 g - sem caroço
alcaparras 30 g
Passata de tomate 50 g
Mozzarella 250 g
Presunto cozido 200 g
anchovas em óleo 6
Robiola 200 g
Orégano 10 g
Cebolas roxas de Tropea 90 g
Atum em conserva 125 g

Preparo

Despeje a farinha na tigela da batedeira, adicione o fermento e metade da água em temperatura ambiente 1. Comece a amassar com o gancho e adicione o leite em temperatura ambiente aos poucos 2. Uma vez que a massa começar a tomar forma, adicione o sal 3.

Em seguida, adicione também a última metade da água, para dissolver bem o sal 4. Continue amassando até obter uma massa lisa e elástica, que se desprenderá das bordas da batedeira 5. Neste ponto, despeje o óleo aos poucos, sempre continuando a amassar 6.

Espere até que o óleo seja totalmente absorvido e, assim que a massa estiver pronta 7, retire-a da batedeira, dê-lhe uma forma esférica com as mãos 8 e coloque-a em uma tigela grande levemente untada 9. Cubra com filme plástico e deixe crescer até triplicar de volume, ou seja, por pelo menos 2 horas.

Enquanto isso, cuide do corte dos legumes: corte as abobrinhas em fatias finas 10 e as berinjelas (cerca de 3 mm)11. Em seguida, coloque-as em uma grelha quente untada com um fio de óleo 12.

Termine de grelhar 13 e reserve os legumes. Neste ponto, corte também os outros ingredientes: a mussarela em fatias, as azeitonas pretas em rodelas 14 e as alcaparras picadas 15.

Por último, corte a cebola em julienne fina 16. Após as duas horas, pegue sua massa já crescida 17, transfira-a para uma superfície bem enfarinhada e comece a estendê-la com o rolo 18.

Faça um retângulo de cerca de 45x30 cm 19 e, com uma faca, corte 8 tiras de massa, com cerca de 5 cm de largura 20. Então, você pode começar a temperar as tiras individuais: por exemplo, escolhemos rechear três com tomate 21.

Adicionando depois em uma só o orégano, em outra mussarela e presunto, e na última anchovas, alcaparras e azeitonas. Para as tiras restantes, escolhemos rechear uma com queijo cremoso e abobrinha (22-23-24), outra com queijo cremoso e berinjela e, por último, uma com atum e cebola.

Uma vez recheadas as tiras de massa, corte-as ao meio 22 e enrole-as sobre si mesmas, de forma a obter pequenos rolinhos 23. Em seguida, posicione-os na vertical enquanto prossegue com os outros 24.

Pegue uma forma redonda de porcelana de 22 cm, unte levemente e disponha os rolinhos recheados 25, alternando-os. Deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos 26 e asse em forno estático a 190°C por 45 minutos (para forno ventilado, 170°C por 35 minutos) 27.

Conservação

Uma vez cozida, você pode conservar a focaccia todos os sabores por no máximo dois dias na geladeira coberta com filme plástico.

É possível congelar a focaccia todos os sabores já cozida, se tiver utilizado ingredientes frescos não descongelados.

Dica

Você pode rechear a focaccia todos os sabores com o recheio que preferir, por exemplo, bacon e scamorza defumada, ou cogumelos e gorgonzola, ou batatas e presunto. Solte a imaginação!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.