Geleia de maçã e laranja com pimenta rosa

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa é uma geleia caseira de sabor particular porque é levemente apimentada, podendo ser consumida tanto como doce no café da manhã sobre uma crocante fatia de pão torrado, quanto como acompanhamento sofisticado para uma tábua de queijos delicados.
A pimenta rosa dá à geleia um retrogosto picante; as maçãs, ricas em pectina, tornam a geleia particularmente consistente; as laranjas, por sua vez, com a nota ácida, deixam a geleia agradavelmente fresca.
A geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa é fácil de preparar e, sobretudo, pode ser feita em qualquer época, já que as maçãs e as laranjas estão na época em muitos meses do ano: não resta que prová-la!

INGREDIENTES
Maçãs Golden 800 g
Laranjas 200 g
Açúcar 500 g
Pimenta rosa 2 colheres
Fruttapec 2:1 25 g

Preparação

Para preparar a geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa 1, primeiro lave as maçãs em água corrente 2. Com um descascador de legumes, descasque as maçãs 3,

retire o talo 4, corte-as em quartos e retire, com uma faquinha, também o miolo interno 5. Com um ralador de furos largos, rale as maçãs 6,

colocando-as em uma tigela grande 7. Descasque agora as laranjas, cortando com uma faquinha as duas extremidades (8-9);

depois, fazendo um corte no sentido do comprimento na casca, sem atingir a polpa, descasque-as totalmente 10. Divida as laranjas em gomos e corte cada gomo ao meio 11. Pegue um passador de furos largos e coloque-o sobre uma tigela grande, de modo a coletar o suco e a polpa da fruta; coloque os gomos de laranja no passador 12

e passe-os girando delicadamente 13, de modo a espremer todos os gomos 14. Pique finamente 1 colher de sopa de pimenta rosa com a ajuda de uma faca bem afiada 15; alternativamente, você pode usar um mixer.

Deixe, porém, uma colher de pimenta rosa em grãos inteiros 16. Em uma panela de aço alta e grande, coloque as maçãs raladas 17, o suco de laranja 18 e

por fim, adicione a pimenta rosa, tanto a picada quanto os grãos inteiros 19. Estas operações devem ser feitas com o fogo apagado. Em uma tigela, coloque 500 g de açúcar refinado e adicione 1 sachê de Fruttapec 2:1 20, misture então os dois ingredientes com uma colher 21.

Adicione o açúcar com o Fruttapec frio à fruta, diretamente na panela 22. Leve a mistura à fervura, mantendo o fogo alto e continuando a mexer para não grudar no fundo 23. Quando a mistura atingir a fervura, deixe ferver por 3 minutos em fogo alto, sempre mexendo 24.

Retire a panela do fogo e mexa, dissolvendo eventuais espumas 25. Prepare os potes, que você terá sanitizado, e providencie um funil para facilitar o envase da geleia 26. Despeje a geleia ainda fervendo nos potes, com a ajuda de uma concha 27 e

continue 28 a despejar até encher os potes até a borda 29, então, com as tampas apropriadas, feche-os 30

apertando bem e certificando-se de que estejam hermeticamente fechados 31. Vire os potes ainda quentes por 5 minutos, assim criará o vácuo e esterilizará também as tampas 32. Sua geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa está pronta: uma vez que atingir a temperatura ambiente, lembre-se de etiquetar o pote para deixá-lo reconhecível 33.

Conservação

A geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa se conserva em um lugar fresco e seco, longe de fontes de luz e calor, por cerca de 12 meses.
Depois de aberto o pote, a geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa é conservada na geladeira e deve ser consumida em poucos dias; por este motivo, recomendamos conservar a geleia em potes de pequeno tamanho para consumir rapidamente o conteúdo uma vez aberto.

Conselho

A geleia de maçãs e laranjas com pimenta rosa combina muito bem com queijos delicados, como o de cabra.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que não se poderá nunca obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas a nível profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.