Geleia de romã

- sem glúten
- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 64
- Carboidratos g 15.4
- dos quais açúcares g 15.4
- Proteína g 0.1
- das quais gorduras saturadas g 0.01
- Fibra g 0.2
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 60 min
- Custo: Médio
- Notas + 12 horas de descanso
APRESENTAÇÃO
De geleias e compotas temos para todas as estações. Muitos sabores e cores para alegrar e variar seu café da manhã ou enriquecer tortas caseiras. As de damasco, morango ou cereja na primavera, enquanto no inverno você pode saborear a de limão, caqui ou a de romã que você encontra aqui, uma proposta incomum e atraente que irá despertar sua curiosidade. O sabor doce-azedinho que distingue esta fruta dará um gosto único à sua compota e a tornará perfeita para acompanhar queijos maturados, como o Pecorino, ou aqueles de veios azuis, como o Gorgonzola. Os puristas saberão apreciá-la também simplesmente espalhada sobre uma fatia de pão, para um café da manhã saudável e genuíno!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 600 g
- Romã 1 ½ kg - inteiras
- Maçãs Golden 220 g
- Açúcar 300 g
- Casca de limão 1
- Suco de limão 60 g
Preparação

Para preparar a compota de romã, corte ao meio as frutas 1, retire as sementes e junte cerca de 870 g de sementes em uma tigela 2. Lave a maçã e, sem descascá-la, corte-a ao meio, retire o caroço e corte em pedaços 3.

Despeje as sementes de romã em uma panela grande 4, aromatize com a casca do limão 5 e adicione também a maçã 6.

Adicione o açúcar 7, cubra com filme plástico 8 e deixe macerar por uma noite. Após o tempo de descanso, adicione o suco de limão 9 e cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo baixo.

À medida que a espuma se formar, remova-a com uma escumadeira 10. Retire do fogo 11 e passe o composto por um passa-verduras para eliminar as sementes 12. Para esta operação, você também pode usar um mixer de imersão.

Recolha todo o suco 13, despeje-o na panela e coloque novamente em fogo baixo, cozinhe por mais 50-60 minutos, mexendo frequentemente 14. A compota deve engrossar 15.

Teste a consistência com o teste do pratinho. Despeje uma colher de chá de compota em um pratinho, se o composto escorrer, significa que a compota precisa cozinhar mais, se permanecer firme 16, estará pronta. Transfira a compota ainda quente para os potes que você já esterilizou 17, ajudando-se com uma concha e cuidando para deixar 1 centímetro de espaço da borda. Feche os potes e deixe esfriar 18. Você pode virá-los de cabeça para baixo ou evitar essa etapa: graças ao calor, o vácuo ainda será formado, permitindo que o produto seja conservado por muito tempo. A compota de romã está pronta.