Manfredi com ricota

/5

APRESENTAÇÃO

A história dos manfredi com ricota encarna perfeitamente o costume de "conquistar pelo estômago" e conquistar alguém através das delícias servidas à mesa. Parece que este saboroso e substancioso prato principal foi criado pelo povo napolitano para receber e agradar o rei Manfredi de Suábia, Rei da Sicília, que chegou à cidade com sua corte. A ideia foi tão apreciada pelo rei que, desde então, tornou-se também uma das receitas símbolo das festividades, do Carnaval mas também de todas as outras, incluindo os domingos. Os manfredi com ricota também representam uma releitura das lasanhas napolitanas: o formato de massa, conhecido também como Mafaldine ou Reginette, lembra justamente o das antiquíssimas lasanhas napolitanas, feito apenas de água e sêmola, é diferente da clássica folha fresca emiliana. Os manfredi e as lasanhas napolitanas têm em comum a forma alongada e enrolada nas bordas, mas a espessura dos manfredi é menor.
Existem muitas histórias por trás de cada receita da culinária italiana e poderíamos falar sobre elas por horas. Agora temos uma tarefa muito mais importante, que é explicar a vocês como preparar os manfredi com ricota, porque onde as palavras param, começa o puro prazer de saborear!

INGREDIENTES

Ricota de búfala 250 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Manjericão alguns - folha
Rainhas 320 g - (Manfredi ou Mafalde)
Para o ragu napolitano
Costela de boi 700 g
Costeletas de porco 320 g
Salsicha 340 g
Cebolas douradas 300 g
Azeite virgem extra 60 g
Vinho tinto 70 g
Água 300 g
Sal fino quanto baste
Passata de tomate 700 g

Preparo

Para começar, prepare o ragu napolitano. Descasque e pique a cebola 1. Depois, retire um pouco da gordura da carne e corte o guisado de carne bovina em pedaços 2. Proceda com o cozimento: em uma panela grande, coloque o óleo e doure a cebola em fogo baixo 3. Mexa frequentemente.

Após alguns minutos, adicione os pedaços de carne 4 e deixe-os selar bem, virando-os de vez em quando, por 6-7 minutos 5. Adicione o vinho e deixe o álcool evaporar completamente 6.

Cubra com o purê de tomate e a água 7, ajuste o sal e cozinhe em fogo baixo por pelo menos 4 horas. Lembre-se de que, se a água não for suficiente, você pode adicionar mais para garantir que a carne cozinhe e o molho não fique muito seco 8. Após esse tempo, prepare o creme de ricota. Em uma tigela, coloque a ricota de búfala e adicione cerca de 350 g de molho retirado do ragu 9.

Mexa com um batedor até obter um purê e reserve por um momento 10. Cozinhe os manfredi em água fervente com sal 11 e escorra al dente, colocando-os, ainda pingando água, diretamente no recipiente com o molho 12.

Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de molho ou da água de cozimento 13. Misture bem 14 e então sirva. Decore com um pouco mais de molho de tomate misturado com a carne desfiada, uma pitada de pimenta e algumas folhas de manjericão: seus manfredi com ricota estão prontos, bom apetite 15!

Conservação

Consuma a carne (junto com o molho) como prato principal! Você pode conservar o molho por 2-3 dias na geladeira, fechado em um recipiente hermético. Se preferir, você pode preparar o ragu napolitano com antecedência, ficará ainda mais saboroso!
Por outro lado, recomenda-se consumir os manfredi com ricota imediatamente. Se preferir guardá-los, não passe de um dia, talvez você possa reaquecer a massa na frigideira e saborear uma variante al salto com uma crostinha!

Dica

Se você não estiver com vontade de preparar o ragu napolitano, pode deixar cozinhar o purê de tomate em um refogado com óleo e cebola. Para enriquecer o molho, basta adicionar um pouco de extrato de tomate!
Adicionar outros queijos como Parmesão ou Pecorino é permitido, mas você corre o risco de deixar a preparação mais pesada. Finalmente, se quiser experimentar uma pequena variação, basta temperar a massa com o molho e adicionar o creme de ricota diretamente nos pratos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.