Massa com polvo e pesto

/5

APRESENTAÇÃO

A massa com polvo e pesto é um prato principal que une o sabor do mar ao delicioso sabor do pesto genovês.
É uma receita fácil, saborosa e perfumada para preparar em pouco tempo e, de preferência, com polvos fresquíssimos!
Você pode usar as trofie, a massa tradicional combinada com pesto, que também vai muito bem com polvos, ou pode escolher a massa que preferir! Você pode enriquecer este prato principal adicionando folhas de manjericão fresco, hortelã ou nozes trituradas antes de servir.
A massa com polvo e pesto é ideal para um almoço ou jantar entre amigos e é boa também servida fria!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Troféus 320 g
Moscardini 500 g
Vinho branco seco 40 ml
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para 150 g de pesto
Manjericão 25 g
Parmigiano Reggiano DOP 35 g - para ralar
Azeite virgem extra 50 ml
Queijo pecorino 15 g
Pinhões 8 g
Alho 1 dente
Sal grosso 1 pitada

Preparação

Para preparar a massa com polvos e pesto, comece pelo pesto (se você ainda não tem pesto caseiro à disposição). Para consultar o procedimento completo, clique na ficha da escola de culinária que você encontra aqui: pesto alla genovese.  Em um pilão (se você não tiver um, pode usar o mixer), reduza o dente de alho a uma pasta. Em seguida, adicione as folhas de manjericão 1 junto com uma pitada de sal grosso. Esmague as folhas de manjericão com o pilão contra as paredes do pilão, girando o pilão da esquerda para a direita e, ao mesmo tempo, girando o pilão no sentido contrário 2. Quando das folhas sair o líquido verde brilhante, adicione os pinoli e continue a esmagar. Depois, adicione os queijos aos poucos, continuando a misturar e o azeite de oliva extravirgem 3. Misture os ingredientes. Agora que o pesto está pronto, reserve-o.

Passe agora a limpar os polvos: lave-os em água corrente. Depois, em uma tábua, um a um, separe a cabeça dos tentáculos cortando com uma faca logo abaixo dos olhos para removê-los 4. Ainda com a faca, remova o dente central e coloque os tentáculos de lado 5. Faça um pequeno corte na cabeça para remover as vísceras 6.

Então, com as mãos, retire delicadamente a pele da cabeça 7 e depois, ainda com as mãos, retire também a pele dos tentáculos 8. Em seguida, divida os tentáculos ao meio para facilitar o cozimento 9.

Enxágue em água corrente as partes dos polvos que você limpou, cabeça e tentáculos, e depois escorra-os 10. Em uma frigideira, aqueça o azeite com o dente de alho 11. Em seguida, adicione os polvos 12 e salteie por alguns segundos, mexendo frequentemente.

Adicione o vinho branco 13. Cozinhe por cerca de 10 minutos, depois pegue o pesto que você reservou e dilua-o com um pouco de água quente. Adicione-o diretamente na frigideira 14 e misture os ingredientes para incorporá-los. Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de água quente para que o molho não seque demais. Enquanto isso, coloque no fogo uma panela grande com água, salgue a gosto e deixe ferver. Quando a água ferver, adicione as trofie (outro tipo de massa também funcionará bem) 15 e cozinhe pelo tempo necessário até ficar al dente.

Em seguida, escorra as trofie e coloque-as na frigideira com os polvos e o pesto para temperar a massa 16 e salteie por alguns segundos, ajustando o sal e a pimenta a seu gosto 17. Sirva a massa com polvos e pesto, adicionando ao prato algumas folhas de manjericão ou hortelã fresca, se preferir 18!

Conservação

A massa com polvos e pesto já cozida pode ser armazenada na geladeira por, no máximo, 1 dia.
O pesto pode ser armazenado na geladeira por 2-3 dias em um pote fechado, garantindo que esteja coberto com uma camada de azeite. Pode ser armazenado no congelador em um pote hermeticamente fechado.

Conselho

Se você encontrar tomatinhos suculentos e realmente não souber o que fazer com eles, use-os para dar sabor ao molho! Adicione-os à frigideira antes de saltear os polvos. Já que está nisso, neste ponto, por que não adicionar, após o término do cozimento dos polvos, também algumas azeitonas de Gaeta?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.