Mini baked Alaska

/5

APRESENTAÇÃO

O baked Alaska é uma sobremesa que vem do outro lado do oceano, a receita foi criada em um restaurante de Nova York para celebrar a aquisição americana do Alasca ocorrida em 1876, a própria sobremesa em seu aspecto lembra um pequeno iglu que contém um recheio delicioso de sorvete.
Essa delícia representa o encontro do quente com o frio em um único prato: um coração macio de sorvete que repousa sobre uma deliciosa massa de biscoito de cacau, tudo coberto por uma crosta crocante de merengue, possibilitada por um rápido e audacioso cozimento no forno.
A versão que propomos é em formato de porção individual: pequenas nuvens macias para saborear com uma colher como sobremesa que darão um toque refinado à sua mesa.
Os mini baked Alaska são pecados de gula irresistíveis, três camadas e três texturas para descobrir mordida após mordida.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de biscoito (para 5 porções)
Açúcar 120 g
Farinha tipo 00 50 g
Cacau em pó amargo 40 g
Mel 15 g
Ovos 3 - médias
Fava de baunilha 1 - as sementes
Água 1 colher
para o sorvete
Leite inteiro 250 ml
Morangos 250 g - maduras
Açúcar 75 g
Creme de leite fresco líquido 50 ml
Claras 1
para o merengue italiano
Açúcar 250 g
Claras 125 ml - em temperatura ambiente
Água 50 ml
Sal fino 1 pitada

Preparo

Para preparar os mini baked Alaska, comece pela preparação do sorvete de morango seguindo a receita que você encontra aqui. Lave os morangos e coloque-os no processador 1. Bata até obter uma polpa homogênea. Em seguida, coe a polpa com uma peneira e reserve 2. Prepare o creme: coloque o leite em uma panela, adicione o açúcar 3 e aqueça em fogo baixo, mexendo para dissolver o açúcar.

À parte, em uma tigela pequena, coloque o creme de leite fresco líquido, adicione as claras 4 e misture com um batedor. Quando o açúcar estiver dissolvido, adicione a mistura de creme e claras 5 e leve tudo à temperatura de 83° para pasteurizar o leite e as claras. Assim que atingir a temperatura, retire a panela do fogo, transfira a mistura para uma tigela e resfrie rapidamente: para fazer isso, você pode colocar a tigela em um recipiente grande cheio de gelo e mexer continuamente. Quando a mistura estiver bem fria, incorpore a polpa de morango 6

Transfira a mistura para a sorveteira 7, ligue-a e deixe funcionar até que a mistura atinja uma consistência cremosa, mas firme 8, isso levará pelo menos 30-35 minutos. Assim que estiver pronto, transfira para moldes de porção única em forma de cúpula com diâmetro de 7-8 cm 9.

Nivele a superfície com uma espátula, e uma vez terminado 10, deixe endurecer no freezer por pelo menos 4 horas. Agora, cuide da massa de biscoito de cacau; para fazê-la da melhor forma, consulte a receita Pasta biscotto al cacao. Separe as gemas das claras, coloque as gemas na batedeira equipada com um batedor, adicione metade da quantidade de açúcar, o mel, a água, o extrato de baunilha 11 ou as sementes da vagem, e bata as gemas por pelo menos 10 minutos até que fiquem claras e espumosas 12.

Bata também as claras em neve não muito firme (para que não se formem grumos quando você as unir a outros ingredientes) junto com o restante do açúcar, então una as duas misturas com uma espátula, sem desmontá-las, mexendo de baixo para cima 13. Adicione delicadamente a farinha peneirada junto com o cacau em pó e misture a mistura 14. Espalhe a massa em uma assadeira de 20x30 untada e forrada com papel manteiga, nivele com uma espátula plana e lisa até atingir a espessura de 1 cm 15. Asse em forno estático já aquecido a 220° por 6-7 minutos (ou em forno ventilado a 200° por 4-5 minutos).

Retire a massa de biscoito do forno, retire-a imediatamente da assadeira, colocando-a com todo o papel manteiga em uma superfície. Polvilhe imediatamente a superfície da massa de biscoito com açúcar granulado e sele imediatamente com filme plástico 16 para que não fique muito quebradiça quando fria. Quando a massa de biscoito estiver fria 17, com um cortador de biscoito de diâmetro de 7-8 cm, faça círculos de massa que formarão a base da sobremesa, coloque-os em uma bandeja 18

retire do freezer o sorvete, extraia as cúpulas do molde 19 e coloque-as sobre os biscoitos 20. Coloque as cúpulas de volta no freezer e dedique-se ao merengue italiano seguindo o procedimento que você encontra aqui: em uma panela, coloque o açúcar, adicione a água e, em fogo baixo, mexa para dissolver o açúcar; quando a calda se formar, mergulhe o termômetro apropriado, que indicará a temperatura a alcançar, ou seja, 120°C. Quando a calda atingir 115° 21, comece a bater as claras em neve em velocidade média.

Quando a calda atingir a temperatura indicada acima, despeje em fio nas claras 22, continuando a bater com o batedor não apenas até que a calda termine, mas também até o completo resfriamento do merengue. O merengue obtido deve ser muito denso, liso e brilhante 23. Transfira o merengue para um saco de confeiteiro com bico em forma de estrela 24,

retire do freezer os docinhos e decore toda a superfície com picos de merengue (25-26). Finalmente, passe os mini baked Alaska no forno na potência máxima por apenas 2 minutos, o tempo necessário para dourar a superfície 27 e sirva imediatamente essas delícias!

Conservação

Você pode conservar os mini baked Alaska no freezer por no máximo uma semana, tomando cuidado para deixá-los em temperatura ambiente antes de servir.

Conselho

Essas delícias se prestam a inúmeras variações: você pode usar o sorvete no sabor que preferir, seja de creme ou de frutas não importa, será deliciosamente incrível de qualquer forma. Se você tiver pouco tempo, compre um bom sorvete artesanal e use como base um pão de ló, será um sucesso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.