Ovo de Páscoa de chocolate amargo

/5

APRESENTAÇÃO

Há quem ame o chocolate mais doce ao leite, quem prefira o sabor quase amargo do chocolate e seja um purista, preferindo sempre o preto intenso. Desta vez, agradamos os mais exigentes, propondo a versão do ovo de Páscoa de chocolate amargo, um dos doces de Páscoa mais amados. Prepará-lo fará você se sentir como Willy Wonka, o famoso personagem de "A Fantástica Fábrica de Chocolate": a fase de temperagem do chocolate é uma operação delicada, mas uma vez concluída, você surpreenderá a todos com um resultado digno das melhores confeitarias! E não se esqueça de colocar a surpresa dentro do ovo de Páscoa de chocolate amargo antes de fechá-lo! E se você é fã do ovo de Páscoa feito em casa, descubra também o ovo de Páscoa de chocolate ao leite, com avelãs, amargo com amendoim e para os pequenos: bicolor de chocolate amargo e branco!

Em alternativa, aqui está uma ideia esperta que lembra este clássico da tradição: Doce ovo de Páscoa!

Descubra também como inserir a surpresa!

INGREDIENTES
Ingredientes para 1 ovo de Páscoa (forma de 25 cm)
Chocolate amargo 70% 1 kg - (de cobertura)

Preparo

Para preparar o ovo de Páscoa de chocolate amargo, comece pela temperagem do chocolate: pique o chocolate amargo a 70% 1 e derreta em banho-maria (é preferível que a água da panela toque levemente o fundo da tigela onde está o chocolate) 2; quando o chocolate atingir a temperatura de 54° (meça com o termômetro de cozinha), seque o fundo da tigela (mantenha a água quente na panela) e despeje 2/3 sobre uma placa de mármore colocada na bancada (a placa de mármore ajuda a derreter o chocolate mais rapidamente e a atingir a temperatura ideal) 3;

Comece a trabalhar o chocolate na placa com uma espátula 4 e uma raspadeira, espalhando-o sobre a superfície. Quando atingir 28° (sempre meça com o termômetro de cozinha) 5, transfira para a tigela onde deixou o 1/3 restante de chocolate e misture 6. O chocolate deve atingir 31/32° 7. Se nestas fases a temperatura baixar muito, mantenha a panela do banho-maria com água quente por perto para aquecer levemente o chocolate. Caso ainda esteja muito quente, repita a operação de espalhar o chocolate sobre o mármore com uma pequena parte do chocolate.

Despeje o chocolate assim obtido na forma de ovo de Páscoa de 25 cm 7, espalhando o chocolate uniformemente com um movimento giratório, fazendo o chocolate chegar até as bordas. Após um minuto, vire a forma sobre uma bandeja coletando o excesso de chocolate. Bata levemente nas bordas da forma para remover as bolhas de ar e deixe cristalizar por cerca de 20 minutos. Quando estiver levemente solidificado 8, retire com uma raspadeira o excesso de chocolate nas bordas 9 para refiná-las. Depois, despeje novamente o excesso de chocolate na forma, repetindo o movimento giratório para distribuí-lo uniformemente. Deixe cristalizar por mais 20 minutos, então remova as bordas como no passo 9, se necessário, e deixe o chocolate endurecer.

Despeje novamente o excesso de chocolate na forma (10-11), repetindo o movimento giratório para distribuí-lo uniformemente. Deixe cristalizar por mais 20 minutos, então remova os picos de chocolate (como no passo 9) se necessário e deixe o chocolate endurecer por 2-3 horas. Se a temperatura externa estiver acima de 20°, você pode colocar a forma na geladeira. Quando estiver bem cristalizado, você perceberá que não há mais chocolate preso à forma e poderá desenformar delicadamente as duas metades do ovo, fazendo uma leve pressão na forma 12.

Aqueça uma panela maior que o ovo e depois coloque-a na bancada: coloque uma metade do ovo de cada vez com as bordas voltadas para o fundo da panela e mantenha alguns instantes, apenas o tempo necessário para que as bordas aqueçam levemente 13: insira a surpresa e una as duas metades 14; mantenha em posição por alguns minutos, o tempo necessário para que as partes se selam. O ovo de Páscoa de chocolate amargo está pronto para ser presenteado e depois saboreado no dia de Páscoa!

Conservação

Conserve o ovo de Páscoa de chocolate amargo em um lugar fresco e seco por cerca de 30 dias, longe de fontes de luz direta.

Conselho

Tem muito chocolate de ovos de Páscoa sobrando? Você pode reutilizá-lo para preparar deliciosos brownies ou muffins de chocolate!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.