Panada

/5

APRESENTAÇÃO

Continuam as video-receitas com nossas blogueiras! Hoje a protagonista é Rita do blog Morti di fame que nos revelará todos os segredos da panada, um prato típico da sua terra de origem: a Sardenha.
A panada é um prato da tradição regional, trata-se de uma massa recheada com carne de cordeiro, batatas e tomates secos.
O termo panada, que significa bola em dialeto sardo, indica justamente o tipo de massa que se deve obter ao trabalhar a pasta: um bloco redondo, liso e firme.
Existem várias variações da panada: pode-se usar carne de porco ou enguia (como faziam os antigos pescadores) e as batatas podem ser substituídas por ervilhas; há também uma versão vegetariana que utiliza favas frescas em vez da carne e óleo em substituição à banha.
A panada é um prato único completo: sirva o recheio acompanhado de porções crocantes de massa quebrada com as mãos!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Sêmola de trigo duro remacinada 750 g
Banha 60 g
Sal fino 10 g
Água 380 ml - morna
para o recheio
Cordeiro 1,15 kg - polpa
Batatas 1 kg
Tomates Secos em Óleo 60 g
Alho 3 dentes
Salsa 10 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Comece preparando a massa da panada: dissolva o sal na água morna 1, adicione a banha 2 (ou a mesma quantidade de azeite de oliva extravirgem) à farinha de semolina, comece a amassar adicionando a água morna aos poucos 3.

Amasse energicamente à mão 4 até juntar todos os ingredientes (ou use uma batedeira com gancho), depois transfira a massa para uma superfície lisa e trabalhe-a energicamente, esticando a massa com as mãos 5 até não haver mais "ondulações", você deve obter uma massa bastante firme e lisa, levará cerca de 15 minutos. No final, deve ficar bem compacta mas não muito seca, caso contrário você não conseguirá esticá-la e trabalhá-la 6.

Cubra bem com filme plástico 7 e deixe descansar por cerca de meia hora em um local fresco (mas não na geladeira). Enquanto isso, corte o cordeiro em pedaços 8, descasque as batatas e corte-as em pedaços 9 não muito pequenos.

Pique o alho, a salsinha 10 e os tomates secos 11. Pegue o bloco de massa e divida-o em duas partes 12, as proporções devem ser cerca de 1/3 para a cobertura (a tampa) e 2/3 para a base que conterá o recheio.

Pegue o bloco maior, guarde o outro coberto com filme plástico para que não resseque, e estique-o até obter uma folha com cerca de 1 cm de espessura 13, dando-lhe uma forma redonda o mais regular possível e que exceda em pelo menos 10 cm o diâmetro da forma. Pegue uma forma de 26 cm de diâmetro com bordas baixas e coloque a folha por cima 14, faça-a aderir bem às paredes e comece a preenchê-la. Se preferir, pode usar uma forma com bordas altas (8-10 cm), assim será mais fácil obter uma panada com bordas regulares. Coloque no fundo parte da salsinha picada, alho e tomates secos, um fio de óleo 15,

cubra com metade das batatas 16 e metade dos pedaços de cordeiro, sal e pimenta, adicione mais um pouco de salsinha, tomates secos, alho, sal e pimenta 17. Em seguida, faça outra camada com as batatas e o cordeiro restantes, complete com salsinha, tomatinhos e alho picados, sal, pimenta 18 e, se preferir, regue com um fio de óleo.

Forme dobras sobrepondo as bordas da massa em excesso ao longo de toda a circunferência (19-20). Cubra com um pano úmido, para que a massa não resseque, e reserve. Enquanto isso, estenda o bloco menor em uma folha redonda 21 com diâmetro de 21 cm e espessura de cerca de meio cm (que será a tampa da panada).

Coloque a folha redonda no centro da panada 22 e sele bem as bordas com os dedos, beliscando a massa. Uma vez que tenha fechado bem a massa, você pode decorá-la com o típico cordão que formará beliscando a massa entre o polegar e o indicador 23. Continue assim por toda a circunferência. Asse em forno estático já aquecido a 200°C por 30 minutos e depois a 180°C por cerca de 1 hora. A panada estará pronta 24 quando ao agitá-la você ouvir o suco liberado pelas carnes se mover internamente. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Corte a parte superior e sirva a panada bem quente!

Conservação

Você pode conservar a panada coberta com filme plástico na geladeira por até 3 dias. Aqueça no forno antes de servir. É possível congelar a panada tanto crua quanto cozida, na forma. Descongele no dia anterior na geladeira e depois asse ou, se já estiver cozida, aqueça no forno.

Curiosidades

Acredita-se que a receita original tinha recheio de enguias, sendo no passado a pesca de enguias uma das principais fontes de sustento da população da ilha. Ainda hoje, os municípios de Assemini, Oschiri, Berchidda e Pattada disputam a paternidade da panada, que agora é uma receita difundida em todo o território sardo, onde ocorrem numerosas festas em sua homenagem.

Conselho

O segredo para um prato perfeito está na massa: ela deve ser macia o suficiente para poder ser esticada sem quebrar, para que você consiga fechar a panada. Portanto, quando a trabalhar, seja rápido e, no restante, mantenha-a sempre coberta com filme plástico, caso contrário ela secará e adeus fechamento!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.