Panissa ligure

/5

APRESENTAÇÃO

Se você estiver no Piemonte, especialmente na área de Vercelli, ao pedir uma "panissa" eles servirão o típico risoto com feijão e toucinho de porco; na Ligúria, no entanto, ao pedir panissa, você degustará um delicioso petisco para saborear como aperitivo enquanto passeia, uma receita que traz de volta a tradição culinária das antigas fritadeiras. Hoje escolhemos apresentar a nossa versão desta última, a panissa ligure, que como todo bom street food (focaccia, focaccia de recco, sardenaira), é apreciada enquanto se passeia entre os becos mais característicos da cidade e das aldeias. Extremamente saborosa, a panissa ligure é semelhante em sabor à farinata de grão-de-bico, pois é feita com farinha de grão-de-bico e água (sem adição de óleo na massa), podendo ser consumida fria ou frita, como a propomos em crocantes pedacinhos! Um prato tão simples quanto saboroso, que sempre conquista com seu gosto simples e genuíno, seu aroma intenso e inconfundível que mantém suas promessas ao paladar. Como muitos pratos tradicionais, a panissa ligure também começou como uma refeição frugal mas substancial, para se tornar hoje em dia um delicioso petisco.

Descubra outras receitas tradicionais desta região como o brandacujun ou o típico polpettone à ligure.

INGREDIENTES
Farinha de grão-de-bico 300 g
Água 1 l
Sal fino 5 g
Pimenta preta quanto baste
Óleo de amendoim 700 g - para fritar

Preparo

Para preparar a panissa ligure, comece peneirando a farinha de grão-de-bico em uma tigela grande 1, depois adicione o sal, ajuste a pimenta e despeje a água aos poucos, mexendo a farinha com um batedor para evitar a formação de grumos (2-3).

Depois de terminar de adicionar toda a água e quando a mistura estiver homogênea, transfira para uma panela 4 (o ideal seria cozinhar a panissa em uma panela de cobre, mas uma de aço também serve), cozinhe a mistura em fogo bem baixo mexendo continuamente com o batedor até obter uma massa mais firme, neste ponto substitua o batedor por uma colher de pau 5 e continue mexendo até que a mistura se descole das bordas 6, isso levará cerca de 80 minutos de cozimento.

Quando o cozimento estiver completo, unte uma forma retangular 7 de 23 cm x 10 cm (como a de bolo inglês) e despeje a mistura cozida dentro 8, pressione e nivele a superfície com as costas de uma colher 9.

Quando a mistura esfriar, cubra a forma com filme plástico 10 e deixe endurecer por cerca de 2 horas na geladeira. Após o tempo de repouso, vire a forma sobre uma tábua de corte 11, retire a panissa que deve estar bem firme e corte-a primeiro em fatias 12

e depois em cubos de cerca de 2-3 cm 13. Neste ponto você pode começar a fritar: aqueça o óleo de sementes em uma panela e quando atingir 170°C, mergulhe os cubos de panissa 14 por cerca de 5 minutos ou até que fiquem dourados. Escorra a panissa frita com uma escumadeira 15

e transfira para uma bandeja forrada com papel toalha para absorver o excesso de óleo (16-17). Sirva a panissa ligure bem quente 18.

Conservação

Você pode conservar a panissa ligure, não frita, na forma coberta na geladeira por cerca de 4-5 dias, também é possível congelá-la. Após a fritura, recomenda-se consumir imediatamente e, neste ponto, recomenda-se não congelar.

Conselho

A panissa é um prato que pode ser apreciado mesmo sem fritar, cortado em fatias e acompanhado de cebolinha fresca e queijos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.