Parmigiana de cardos

/5

APRESENTAÇÃO

O cardo é um legume bastante peculiar tanto na aparência quanto no sabor. Você deve se perguntar por quê, já que se parece tanto com o aipo. Pois bem, da famosa e perfumada planta, considerada até medicinal nos tempos de Homero, o cardo tem apenas a aparência, pois o sabor é muito semelhante ao da alcachofra. E qual a melhor maneira de cozinhar cardos senão com um molho de carne? Aqui está a parmegiana de cardos, também chamada de gobbi alla perugina, pois parece que esta receita é típica da cidade homônima da Úmbria, embora seja comum também em outras regiões da Itália, como Lazio e Marche. Se você nunca pensou em preparar uma parmegiana de cardos, bem, é hora de colocar o avental e preparar esta delícia!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma travessa de 30x20 cm
Cardi 1 kg
Tomates pelados 500 g
Vitelo 200 g - (moído)
Porco 200 g - (moído)
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas douradas 50 g
Ovos 4
Farinha tipo 00 250
Azeite virgem extra 40 g
Óleo de amendoim 500 ml - para fritar
Parmigiano Reggiano DOP 150 g - ralado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a parmegiana de cardos, comece cozinhando o molho de tomate com carne. Limpe e pique finamente com uma faca o aipo, a cenoura e a cebola, fritando tudo em uma panela onde você terá colocado azeite de oliva extra virgem 1. Em seguida, adicione a carne moída de vitela e de porco 2 e refogue por alguns minutos, depois acrescente a polpa de tomate 3.

Ajuste o sal e a pimenta 4 e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio. O molho estará pronto assim que atingir a consistência desejada 5. Enquanto isso, passe para a limpeza dos cardos. Elimine as primeiras costelas mais externas: são muito duras e amargas 6.

Chegue às mais internas, que são mais delicadas e saborosas, depois elimine os filamentos com a ajuda de um descascador de legumes 7 e corte em pedaços de 6-7 cm, assim o cozimento será uniforme 8. Mergulhe imediatamente os pedaços de cardo em água fria acidulada 9, onde você terá espremido o suco de um limão, para que não escureçam.

Escorra os cardos e cozinhe-os em água fervente e salgada por 2 minutos 10 e depois deixe escorrer bem para que possam esfriar 11. Bata os ovos em um recipiente pequeno junto com uma pitada de sal e pimenta-do-reino moída 12,

farine os pedaços de cardo 13 e em seguida passe-os nos ovos 14. Frite poucos de cada vez em uma panela com óleo de sementes quente (use um termômetro de cozinha para verificar que a temperatura não exceda 170-180°C) por cerca de 4-5 minutos, ou até que formem uma crosta dourada na superfície 15.

À medida que os cozinha, coloque-os para escorrer em papel toalha para absorver o excesso de óleo 16. Espalhe o fundo de uma travessa de 30x20 com um pouco de molho 17, distribuindo uniformemente e então disponha os cardos fritos um ao lado do outro 18.

Após formar a primeira camada, coloque um pouco mais de molho 19 e polvilhe com parmesão ralado 20 e continue assim, alternando as camadas de cardos 21 com o molho e o queijo até terminar os ingredientes.

Na última camada da sua parmegiana, polvilhe o restante do parmesão ralado 22 e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos em modo estático (em forno ventilado asse a 160°C por 15 minutos). Para obter uma crosta na superfície, asse por mais 5 minutos em modo grill. Espere 5 minutos 23, necessários para que tudo se acomode, e então sirva sua parmegiana de cardos ainda quente 24!

Conservação

A parmegiana de cardos pode ser conservada na geladeira por até 2 dias, mantendo-a na travessa bem envolta em filme plástico. Também pode ser congelada se você tiver utilizado apenas ingredientes fresquíssimos e não descongelados previamente.

Conselho

Uma versão igualmente deliciosa da parmegiana de cardos é a branca! Para fazê-la, basta substituir o molho de tomate por molho bechamel e usar presunto cozido fatiado entre as camadas. Você pode deixar seu molho de tomate mais perfumado adicionando manjericão no final do cozimento ou usar uma pitada de pimenta fresca a ser adicionada no momento do refogado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.