Pavlova de café

/5

APRESENTAÇÃO

Já experimentamos com chocolate, com creme de limão e com frutas vermelhas!
A base da pavlova é sempre o suspiro coberto com chantilly que, neste caso, apresentamos em uma variação ainda mais deliciosa preparada com uma base de suspiro de café e com um recheio de creme de chocolate também aromatizado com café e montinhos de chantilly.
Prepare a pavlova de café para suas ocasiões especiais, o sucesso é garantido!

INGREDIENTES

Açúcar de confeiteiro 250 g
Claras 180 g - (cerca de 6)
Amido de milho (maizena) 15 g
Café 10 ml
Vinagre de maçã 1 colher
Fermento em pó para bolos 4 g
Sal fino 1 g
para o molho de chocolate
Chocolate amargo 100 g
Café 50 ml
Creme de leite fresco líquido 50 ml
para decorar
Creme de leite fresco líquido 400 ml
Açúcar de confeiteiro 20 g
Chocolate amargo quanto baste

Preparo

Para preparar a pavlova de café, dedique-se à preparação do café com a cafeteira moka: coloque a água fria, de preferência com pouco calcário, dentro da caldeira até a válvula de segurança 1 (caso contrário, você obterá um café mais longo). Encha o filtro com o café moído 2 e nivele a cada colher de café adicionada batendo o filtro na mesa com movimentos firmes 3, até atingir a borda do filtro.

Não pressione com a colher, nem faça furos e enrosque bem a cafeteira 4 (para evitar que o café vaze pelas laterais enquanto sobe), em seguida, coloque-a em uma chama baixa e constante, para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, formará uma espuminha densa 5; recomendamos não deixar borbulhar por muito tempo, para manter o aroma e a doçura intactos. Então, apague o fogo e seu café para usar na preparação está pronto: misture diretamente na moka com uma colher, para torná-lo mais homogêneo 6.

Pré-aqueça o forno (estático) a 250°, agora cuide do suspiro: pegue os ovos em temperatura ambiente e separe as claras das gemas. Com as hastes de uma batedeira ou com uma batedeira planetária, bata as claras em neve 7 adicionando o sal. Quando estiverem brancas, adicione o fermento; então, ainda batendo, adicione 10 ml de café da moka previamente preparado 8. Em uma tigela à parte, misture o açúcar com o amido de milho e adicione à mistura de ovos uma colher de cada vez 9, enquanto as hastes ainda estão em funcionamento, até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Finalmente, adicione o vinagre (de maçã ou de vinho branco) em algumas vezes 10. Você deve obter uma mistura cremosa e firme que você irá espalhar sobre uma assadeira forrada com uma folha de papel manteiga, formando um disco bastante grosso com bordas ligeiramente levantadas 11. Neste ponto, leve o forno a 120°, asse o suspiro e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia em forno estático. Após o tempo necessário, desligue o forno, abra ligeiramente a porta e deixe a base da pavlova esfriar completamente, você deve obter um suspiro dourado 12.

Agora cuide do molho: coloque no fogo uma panela pequena com 50 ml de creme de leite e aqueça em fogo baixo, despeje os 50 ml de café preparado com a moka 13 e o chocolate amargo em pedaços 14. Mexa até derreter todo o chocolate, obtendo um creme liso e sem grumos 15 e deixe amornar.

Despeje o molho obtido no centro da pavlova 16. Enquanto isso, bata 400 ml de creme de leite líquido com 20 g de açúcar de confeiteiro 17 e recheie a superfície do bolo com generosas colheradas de chantilly 18

cobrindo completamente o doce 19. Por fim, decore com raspas de chocolate 20, coloque o molho de chocolate restante em um saco de confeitar para finalizar a decoração da pavlova 21. Sua pavlova está pronta para ser servida!

Conservação

Conserve a pavlova por no máximo dois dias na geladeira.

Conselho

Você pode decorar a pavlova com raspas de chocolate branco ou com uma pitada de açúcar de confeiteiro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.