Pizza a carteira com salame

/5

APRESENTAÇÃO

Você já comeu uma pizza andando pela rua? A pizza carteira é uma ideia genial: sendo dobrada sobre si mesma, permite ser saboreada sem talheres e sem a necessidade de se sentar! Característica da tradição napolitana de rua, essa maneira de dobrar a pizza 'à livrinho' é pensada expressamente para seu consumo na rua e para tornar rápido o prazer de saboreá-la, sem abrir mão da autenticidade da pizza verdadeira. Nossa versão desse 'street food' napolitano é baseada em uma das pizzas mais clássicas: a margherita, que, graças à adição do salame, traz uma nota picante ao prato. Tentem fazer também a pizza carteira com salame e saboreiem toda a essência da pizza napolitana!

Experimente também as línguas de pizza e varie os recheios de acordo com seus gostos... aqui vão algumas ideias:

  • Pizza margherita simples
  • Pizza alla napoletana
  • Panuozzo
  • Battilocchio

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 pizzas de 30 cm
Farinha tipo 0 750 g
Água 440 g - (em temperatura ambiente)
Sal fino 20 g
Fermento biológico seco 3 g
para temperar
Polpa de tomate 600 g
Salame picante 200 g
Mozzarella 750 g
Orégano quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino 10 g

Preparação

Para preparar a pizza carteira com salame, comece a fazer a massa para a pizza. Coloque a farinha na tigela da batedeira, adicione o fermento 1 e cerca de 100 gramas de água, então ligue a batedeira com o gancho em velocidade média-baixa 2. Continue adicionando água aos poucos, certificando-se de esperar que a quantidade anterior seja bem absorvida pela farinha. Uma vez que cerca de 3/4 da água tenha sido adicionada, adicione o sal 3 e continue a amassar.

Adicione o resto da água sempre aos poucos e deixe trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 4. Neste ponto, retire a massa da batedeira e trabalhe-a em uma superfície por alguns minutos, para favorecer ao máximo a rede de glúten 5; então modele com as mãos até obter uma bola e coloque-a em uma tigela grande levemente untada 6.

Cubra com filme plástico ou com um pano limpo 7 e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa (em uma temperatura entre 26-30° no máximo). Espere até que a massa tenha pelo menos dobrado de volume (levará cerca de 1 hora e meia), ou melhor ainda, triplicado (neste caso, levará entre 2 e 3 horas) 8. Quando a massa tiver crescido, transfira-a para a bancada e divida em 4 partes iguais com a ajuda de uma espátula 9.

Forme bolinhas a partir de cada uma delas, ajudando-se com as mãos 10. Quando terminar, cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais 30 minutos 11. Enquanto isso, coloque a polpa de tomate em uma tigela e tempere com orégano 12.

Em seguida, adicione também o azeite de oliva 13 e o sal. Após 30 minutos, pegue suas bolinhas de massa e comece a abri-las. Pegue uma bolinha e aperte levemente com as mãos em uma superfície enfarinhada 14, então estique a massa muito delicadamente até obter uma espessura não superior a meio centímetro 15.

Neste ponto, coloque a pizza em uma assadeira levemente untada e estenda-a com as mãos cobrindo toda a superfície 16. Com uma colher, distribua o molho de tomate sobre as pizzas, espalhando-o em movimentos circulares, cobrindo quase toda a área, deixando apenas uma borda de cerca de 1,5 cm 17. Asse cada pizza em forno pré-aquecido estático a 250° por cerca de 10 minutos na parte mais baixa do forno (ou em forno ventilado a 220° por 5 minutos). Enquanto isso, fatie o salame e corte cada fatia ao meio 18.

Depois retire cada pizza do forno 19, adicione a mussarela cortada em cubos e os pedaços de salame 20. Coloque novamente no forno na mesma temperatura por mais 20 minutos, posicionando a assadeira na prateleira do meio do forno 21.

Assim que estiverem prontas, retire as pizzas do forno, dobre-as ainda quentes em 4, dobrando ao meio 22 e depois ao meio novamente 23, como se fosse um livrinho. Sirva a pizza carteira com salame ainda quente 24.

Conservação

A pizza carteira com salame pode ser levada até a metade do cozimento e depois congelada. Para usá-la, deve-se descongelar à temperatura ambiente e terminar de assar no forno antes de servi-la.

Conselho

Tente fazer esse tipo de pizza variando o tipo de queijo ou de embutido. Use a polpa de tomate em receitas que necessitem de pouco cozimento e onde você deseja realçar as características do tomate fresco mesmo quando não é a estação.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.