Pizza Romana

- Energía Kcal 1582
- Carboidratos g 199.8
- dos quais açúcares g 11.9
- Proteína g 67.5
- Gorduras g 55.8
- das quais gorduras saturadas g 21.9
- Fibra g 12
- Colesterol mg 95
- Sódio mg 4218
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de preparo e fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
A pizza romana é uma das muitas variantes da pizza. Esta é uma das preparações napolitanas mais simples e saborosas, que requer pouquíssimos ingredientes: mussarela, tomate, orégano, anchovas e azeite de oliva extra virgem dispostos sobre uma camada fina de massa para pizza. Aquela que em Nápoles e arredores é chamada de pizza romana, em outras regiões da Itália, pode ser chamada de pizza "Napoli" ou napolitana, que na verdade contém os mesmos ingredientes, mas sem a mussarela, com, às vezes, a adição de alcaparras. Se preferir, você pode fazer a massa para a pizza com fermento natural, ou aquela de longa fermentação, ou aquela para a pizza de forma e utilizar esses ingredientes para a cobertura!
Descubra também como preparar outras variações, como a pinsa e a pizza caprichosa!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 4 pizzas de 30 cm
- Farinha tipo 0 1 kg
- Água 600 g
- Fermento biológico seco 7 g
- Sal fino 20 g
- Azeite virgem extra 60 g
- para o recheio
- Passata de tomate 700 g
- Mussarela para pizza 600 g
- Orégano 10 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- anchovas em óleo 16 filés
- Sal fino 20 g
Preparo

Para preparar a pizza romana, comece pela massa de pizza. Coloque a farinha na tigela da batedeira 1. Adicione o fermento 2 e 100 gramas de água, então ligue a batedeira com o gancho montado em velocidade média-baixa 3.

Continue adicionando a água aos poucos, tomando cuidado para esperar que a dose anterior seja bem absorvida pela farinha 4. Uma vez adicionados cerca de 3/4 da água, adicione o sal 5 e continue a amassar. Adicione o restante da água aos poucos e deixe a batedeira trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea 6.

Neste ponto, adicione o óleo gradualmente (como você fez com a água) 7. Quando o óleo estiver completamente absorvido, retire a massa da batedeira e modele-a com as mãos até obter uma bola 8. Coloque-a em uma tigela grande levemente untada 9.

Cubra com filme plástico ou com um pano limpo e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa 10. Espere até que a massa tenha pelo menos dobrado de volume (1,5 h), melhor ainda se triplicado (2,5/3 h) 11. Uma vez que a massa tenha crescido, transfira-a para a bancada e divida-a em 4 partes iguais 12.

Forme bolinhas com cada uma 13. Cubra-as com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos 14. Unte levemente com um fio de óleo 4 formas de pizza de 30 cm de diâmetro. Coloque no centro da forma uma bolinha de massa 15.

e comece a achatar do centro para fora, puxando levemente as bordas, se necessário 16. Se a massa estiver muito elástica e tende a voltar à forma original, reserve a pizza que você está estendendo e comece a estender outra, deixando a anterior descansar. Tente espalhar a massa por toda a superfície da forma 17. Despeje uma concha generosa de molho de tomate, previamente temperado com sal e orégano, na base da forma e espalhe em um movimento circular, cobrindo quase toda a área, deixando apenas uma borda de cerca de 1,5 cm 18.

Pique grosseiramente a mussarela. Agora tempere a pizza com os filés de anchova, um fio de óleo e a mussarela cortada em pedaços 19. Deixe a pizza recheada descansar por cerca de dez minutos 20, depois asse a 250°C por 12/15 minutos em forno estático (caso contrário, se usar forno ventilado, bastará cerca de dez minutos a 230°). Assim que retirar a pizza romana do forno, sirva imediatamente 21.