Primo sale caseiro

/5

APRESENTAÇÃO

Quem nunca ficou fascinado pela preparação de queijos e se perguntou: mas como se faz queijo em casa? Aqui está a resposta, ou melhor, a receita. Entre os que podem ser reproduzidos em casa, sem equipamentos especiais, temos a ricotta mas também o primo sale feito em casa, um queijo fresco que é produzido com poucos ingredientes, como leite fresco de altíssima qualidade, um iogurte que intensifica o sabor conferindo um leve e agradável toque de acidez e o coalho líquido que se compra na farmácia. Dicas para um resultado ótimo? Antes de tudo, um termômetro de cozinha para verificar a temperatura exata; depois, ingredientes de altíssima qualidade e uma boa dose de paciência! Os tempos de preparação, de fato, podem variar de cozinha para cozinha: o ideal seria manter 18-20°C para permitir a coagulação nos tempos descritos. No entanto, se perceber que o queijo ainda está mole, deixe descansar mais um pouco e, no final, você será recompensado com o resultado obtido! Experimente também a receita do kefir ou do queijo vegano para passar, perfeito para agradar amigos veganos ou intolerantes à lactose.

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 formas de 13 cm de diâmetro e 8 cm de altura
Leite inteiro 4 ½ l - fresco pasteurizado
Iogurte natural natural 100 g - integral
Coalho 3 ½ g - líquido
Sal fino 70 g

Preparo

Para preparar o primo sale feito em casa, comece despejando o leite em uma panela 1 e deixe que atinja a temperatura de 42°C de forma gradual, em fogo médio 2, depois desligue e adicione o iogurte 3

misture 4, adicione também o sal 5 e misture bem com o batedor para que se dissolva completamente 6.

Neste ponto, deixe a mistura esfriar até 38°C 7 e depois despeje o coalho 8, misture brevemente 9

e cubra com uma tampa 10 deixando descansar por 50 minutos 11. Após o tempo, você notará que a mistura se solidificou, então prossiga com o primeiro corte da coalhada que se formou. Mergulhe a lâmina de uma faca um pouco longa na mistura obtida 12,

para fazer incisões profundas no sentido vertical 13, depois horizontal para obter quadrados de 4 cm de lado 14. Aguarde então 10-15 minutos antes de cortar os quadrados, obtidos anteriormente, ao meio: assim você fará quadrados menores de 2 cm de lado 15.

Como antes, você deve cortar os quadrados de forma perpendicular e deixá-los descansar por 15/20 minutos 16 posteriormente, recolha a coalhada com as fôrmas (as formas específicas para o queijo) de 13 cm de diâmetro e 8 cm de profundidade 17; ajude-se pressionando a coalhada com as mãos, para eliminar boa parte do soro 18.

Preencha as fôrmas em várias etapas 19, pressionando sempre com os dedos para eliminar o máximo de soro possível 20: com a coalhada obtida, você preencherá 2 fôrmas de 13 cm de diâmetro e 8 cm de altura 21. Uma vez preenchidas e bem prensadas as fôrmas, aguarde 15 minutos;

então vire o primo sale na sua mão 22 para depois colocá-lo novamente na fôrma, mas do outro lado 23. Deixe descansar por mais 15 minutos e depois repita novamente a operação de virar 24. Se notar que o queijo ainda está mole, deixe descansar o tempo necessário para que coagule corretamente.

Repita mais 2 vezes a operação de virar, incluindo os tempos de descanso 25. Finalmente, cubra as fôrmas com filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Após o tempo necessário, quando estiverem bem firmes, você poderá remover o filme 26 e consumir o primo sale feito em casa imediatamente 27.

Conservação

O primo sale deve ser conservado na geladeira, coberto, por no máximo 3-4 dias.

Dica

Uma sugestão para os mais gulosos: você pode deixar o primo sale feito em casa ainda mais especial adicionando, por exemplo, azeitonas, pimentas ou ervas aromáticas! Para fazer isso, basta adicionar suas especiarias enquanto insere a coalhada nas fôrmas. Ah! Outra variação? Experimente adicionar um pouco de sal na superfície! Quantas ideias podemos inventar, não é?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.