Ragù alla bolognese
- Fácil
- 3 h 50 min
- Kcal 405.48
O almoço de domingo está próximo, com o que temperar paccheri, ziti ou tagliatelle no lugar do clássico ragù à bolognese? Convidamos você a se mover para a Campânia, com o ragù à napolitana! Como todos os molhos semelhantes que derivam da tradição e da cozinha caseira simples, para preparar um ótimo ragù napolitano é necessário, antes de tudo, paciência e cuidado: você deve mimá-lo e mantê-lo sempre sob vigilância. Com este fantástico molho, não só você pode preparar pratos principais como o sartù de arroz e os ziti, mas também obter um fabuloso segundo prato: as braciole! Para os napolitanos, este ragù é certamente a principal instituição entre os molhos junto com o antigo soffritto! Além do bolognese, toscano e veneto Ragù de pato, descubra o ragù à napolitana e mantenha pronto o "cozzetto di pane" para mergulhar neste molho saboroso!
Experimente os ziti ao ragù napolitano e descubra em nosso site outros pratos da tradição partenopea, como a Genovese!
Para preparar o ragù à napolitana, comece descascando e picando a cebola 1. Em seguida, retire a gordura da carne eliminando com uma lâmina afiada a parte gordurosa da costela de boi 2 e divida em pedaços 3.
Em uma panela bem grande, deixe dourar a cebola, em fogo baixo, junto com o azeite de oliva extravirgem por alguns minutos 4. Depois, adicione os pedaços de costela e as costelinhas 5, as linguiças 6
e deixe selar todos os lados por 6-7 minutos 7. Regue com o vinho tinto 8 e, assim que o álcool tiver evaporado completamente, adicione o purê de tomate 9.
Adicione também a água 10 e uma pitada de sal. Cozinhe em fogo baixo, quase fervendo, por pelo menos 4 horas 11. Se a água evaporar excessivamente, você pode adicionar mais conforme necessário. Após o tempo necessário, para que a carne amoleça o suficiente e os sabores se misturem bem, verifique se o ragù napolitano está salgado no ponto certo e depois saboreie-o 12.