Rocambole de chocolate e pistache

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje queremos tentar você com uma combinação doce que propomos como recheio de um delicioso rocambole de pasta biscuit de cacau: rocambole de chocolate e pistache. Você estava procurando uma sobremesa para o final da refeição ou para levar à casa de amigos para um jantar? Com esta receita você irá surpreender a todos de maneira agradável: fazer a pasta biscuit de cacau é muito simples, dentro você poderá espalhar generosamente uma cremosa ganache de chocolate branco e creme de pistache. Divirta-se decorando com chocolate amargo e bastante granulado de pistache que tornarão seu rocambole de chocolate e pistache uma delícia de devorar com os olhos! Enriqueça seus livros de receitas com muitas outras ideias apetitosas de rocamboles doces e venha descobrir todas as nossas variações:

  • de avelãs
  • de morangos
  • de limão
  • sem glúten
  • chantilly e morangos

    Descubra também como preparar em casa um delicioso creme para passar de pistache ou nosso creme de confeiteiro de pistache.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa de biscoito
Ovos 220 g - (cerca de 4 médias)
Cacau em pó amargo 25 g
Farinha tipo 00 35 g
Mel millefiori 10 g
Água 1 colher
Extrato de baunilha 1 colherinha
Açúcar 80 g
para o ganache
Chocolate Branco 300 g
Creme de pistache 70 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
para decorar
Chocolate amargo 185 g
pistachios 20 g

Preparação

Para realizar o rocambole de chocolate e pistache, a primeira coisa é preparar a base seguindo a nossa receita de pasta biscuit de cacau: separe as gemas (devem pesar cerca de 80 g) das claras (devem pesar cerca de 120 g); na tigela com as gemas adicione também o mel, a água, o extrato de baunilha e 30 g de açúcar retirados da dose total 1. Com a batedeira elétrica bata tudo 2 até que fique claro e muito espumoso. Coloque de lado, limpe bem as batedeiras, então em outra tigela despeje as claras e a quantidade restante de açúcar (50 g) 3.

Bata sempre com as batedeiras elétricas bem limpas 4 para obter um composto branco e espumoso; bata as claras em neve não muito firmes. Una os dois compostos misturando delicadamente com uma espátula de baixo para cima para evitar desmontar o composto 5. Em uma tigelinha à parte peneire a farinha junto com o cacau em pó 6,

una as farinhas ao composto 7 e misture o composto sempre com muito cuidado para não desmontá-lo 8. Despeje o composto em uma assadeira de forno com dimensões de 45x37 cm levemente untada e forrada com papel manteiga 9. Distribua o composto na assadeira de maneira homogênea, alisando com uma espátula lisa e plana até atingir a espessura de 1 cm. Asse a pasta biscuit de cacau em forno estático pré-aquecido a 220° por 6-7 minutos (não mais) na parte central do forno; a superfície do doce deve ficar levemente dourada e você não deve abrir o forno para não perder a umidade.

Retire a pasta biscuit do forno, deixe esfriar completamente. Uma vez fria, retire-a da assadeira, coloque-a com todo o papel manteiga sobre uma superfície de trabalho; então iguale as bordas com uma faca 10. Passe para o creme: pique o chocolate branco finamente 11 e coloque-o em uma tigela grande. Em uma panela, aqueça o creme de leite e leve-o à fervura 12, depois desligue o fogo.

Despeje o creme de leite sobre o chocolate branco em duas etapas 13 e misture bem. Adicione o creme de pistache 14 e emulsione tudo com o mixer de imersão 15

Para obter um creme liso e homogêneo 16. Cubra o creme com filme plástico em contato 17 e deixe firmar na geladeira por pelo menos 2 horas (ou até que esteja bem firme). Passado o tempo necessário, retire o filme plástico e misture o creme que deve ter uma consistência bastante densa 18.

Com a batedeira elétrica, monte levemente o creme (trabalhe por cerca de 30 segundos) 19 até que fique mais arejado e claro 20 (não ultrapasse o tempo indicado, caso contrário, pode talhar). Recheie a pasta biscuit de cacau com o creme, distribuindo-o com a espátula de maneira homogênea 21.

Enrole a pasta biscuit pelo lado mais curto, bem apertada, mas tomando cuidado para não quebrá-la (22-23); uma vez enrolada 23 envolva-a com papel manteiga 24 e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, cuide da cobertura: pique os pistaches 25 e o chocolate amargo 26, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria 27.

Passado o tempo de descanso, retire o rocambole da geladeira, coloque-o sobre uma grade, cuidando para posicionar papel manteiga embaixo, despeje sobre a superfície do rocambole o chocolate derretido (já esfriado) 28, então decore com os pistaches picados 29. Deixe firmar e então sirva seu delicioso rocambole de chocolate e pistache 30!

Conservação

O rocambole de chocolate e pistache pode ser conservado por cerca de 3 dias na geladeira. É possível congelar a base de pasta biscuit de cacau. É possível preparar a pasta biscuit de cacau 1-2 dias antes e armazená-la bem selada em filme plástico para que não resseque. A ganache também pode ser preparada antes. Se preferir uma consistência mais firme do doce, pode prepará-lo no dia anterior e mantê-lo na geladeira para que 12 horas de descanso sejam suficientes para criar o grau certo de cristalização.

Conselho

É possível enriquecer a ganache de chocolate branco e pistache com gotas de chocolate amargo ou granulado de pistache para criar um delicioso contraste de texturas.

O creme de pistache é comprado em lojas que vendem produtos de confeitaria, bem como nos melhores supermercados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.