Salada de arroz com frutas secas

/5

APRESENTAÇÃO

Cansado da mesma salada de arroz de sempre? Então libere sua imaginação, porque não existe receita melhor do que esta para experimentar temperos especiais! Nós, por exemplo, nos inspiramos na estação para criar uma mistura inovadora de ingredientes para descobrir: em nossa salada de arroz com frutas secas você encontrará não apenas amêndoas e avelãs, mas também mirtilos, vagens, folhas de alface, casca de limão… tudo isso combinado com um fresco molho de framboesa perfumado com hortelã! Uma explosão de sabores, texturas e cores contida em um gracioso pote de vidro, que liberará todos os seus aromas apenas quando aberto. Uma ideia alternativa para um jantar de verão ou uma solução prática e nutritiva para levar o almoço ao trabalho: em qualquer ocasião que decida saboreá-la, a salada de arroz com frutas secas está pronta para surpreender e encantar quem quer que a prove! E se as temperaturas estiverem particularmente altas, mergulhe no mar do Caribe com a salada de arroz com manga e abacaxi, uma ideia vegetariana original para saborear em casa todo o sabor dos Trópicos…

INGREDIENTES

Ingredientes para 2 potes de 35 cl
Arroz arbóreo 120 g
Vagens 50 g
Mirtilos 30 g
Avelãs 20 g
Amêndoas em lâminas 20 g
Parmigiano Reggiano DOP 10 g
Songino quanto baste
Casca de limão 1
Azeite virgem extra 1 colherinha
Para o molho
Framboesas 60 g
Azeite virgem extra 30 g
Hortelã quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a salada de arroz com frutas secas, comece cozinhando o arroz: leve ao fogo uma panela com água salgada, adicione o arroz e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem 1. Enquanto isso, você pode preparar os outros ingredientes que irão compor a salada: lave os mirtilos e corte-os ao meio 2, depois lave as vagens, retire as pontas e corte-as também ao meio no sentido do comprimento 3.

Encha outra panela com água e leve ao fogo até ferver, coloque as vagens cortadas 4 e escalde-as por cerca de um minuto, depois escorra e transfira para uma tigela cheia de água fria (de preferência com cubos de gelo) 5: assim você interromperá o cozimento das vagens, que permanecerão crocantes e manterão sua cor intacta. Uma vez resfriadas, escorra as vagens, seque-as e reserve. Após o tempo de cozimento do arroz, escorra-o e enxágue em água corrente fria para interromper o cozimento 6.

Transfira o arroz bem escorrido para uma tigela, tempere com uma colher de chá de óleo 7 e a casca ralada de meio limão 8, misture bem 9 e reserve.

Agora pique grosseiramente as avelãs, coloque-as em uma frigideira bem quente junto com as lâminas de amêndoa 10 e toste em fogo alto por cerca de um minuto 11. Por fim, prepare o molho de framboesas: lave delicadamente e seque as framboesas, transfira-as para uma tigela pequena e amasse com um garfo 12,

depois tempere o purê com 30 g de óleo 13, uma pitada de sal e folhas de hortelã picadas 14, misture bem 15 e reserve.

Agora você pode montar sua salada de arroz dentro dos potes: adicione uma colher de arroz no fundo do pote, coloque uma colher de molho de framboesa 16, adicione uma camada de vagens 17, adicione uma colher de mirtilos 18,

algumas folhas de alface e, finalmente, uma colher de frutas secas tostadas 19. Repita as camadas adicionando mais uma colher de arroz 20, uma colher de molho de framboesa 21,

algumas folhas de alface, lascas de Parmesão (para obter as lascas, você pode usar um descascador de legumes) 22, uma colher de frutas secas e a casca ralada do outro meio limão 23. Sua salada de arroz com frutas secas está pronta para ser saboreada 24!

Armazenamento

A salada de arroz com frutas secas pode ser conservada na geladeira por no máximo um dia. Não se recomenda congelar.

Dica

Sinta-se à vontade para substituir os ingredientes desta receita para satisfazer tanto seu paladar quanto a sazonalidade de frutas e vegetais.

Se você gosta de rúcula selvagem, experimente usá-la no lugar da alface: ela dará à salada de arroz uma nota amarguinha agradável em contraste com a doçura das frutas vermelhas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.