Samosa

/5

APRESENTAÇÃO

Seja viajando pelas estradas movimentadas do subcontinente indiano ou perdido entre os mil aromas de um mercado no sudeste asiático, você certamente encontrará os samosas, deliciosos pastéis com um recheio macio e temperado! Este popular street food parece ter nascido no Oriente Médio, mas graças a antigos intercâmbios comerciais, tornou-se um dos lanches mais apreciados da culinária asiática. Os samosas de legumes são uma variação vegetariana das mais comuns e difundidas: consistem basicamente em uma crosta fragrante de massa que é frita e recheada com uma mistura de batatas e legumes extremamente personalizável, aos quais podem ser adicionados carne ou leguminosas, dependendo da origem ou religião da família que os prepara. Como não há uma receita oficial, decidimos propor uma versão vegana do recheio composta de batatas, ervilhas e cebolas, mas você pode adaptá-la ao seu gosto, adicionando ou removendo os ingredientes que mais preferir... experimente, por exemplo, nossos samosas de atum! Sirva os samosas como um aperitivo saboroso para um jantar étnico junto com o típico pão indiano naan ou como um petisco condimentado para um aperitivo exótico, talvez acompanhado de um delicioso chutney de tomatinhos ou um refrescante molho de iogurte como o raita, e guie seus convidados em novas e intrigantes rotas de sabor... depois, conte-nos sobre sua viagem!

Descubra também estes pratos da culinária indiana:

  • Masala de grão-de-bico
  • Curry de camarão
  • Dahl de lentilhas vermelhas
  • Frango tikka masala

 

INGREDIENTES

para a massa de 8 samosas
Farinha tipo 00 250 g
Água 100 g
Óleo de sementes 50 g
Sal fino 1 colherinha
Para o recheio
Batatas 500 g
Ervilhas 100 g
Cebolas brancas 50 g
Alho 2 dentes
Garam Masala 1 colher
Pimenta vermelha seca 1 colherinha
Cúrcuma em pó 1 colherinha
Azeite virgem extra 2 colheres
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de sementes 1 l

Preparação

Para preparar os samosas, primeiro lave e descasque as batatas 1, depois corte-as em pedaços de 2 centímetros 2 e cozinhe em água fervente por cerca de 30 minutos, ou até que estejam macias 3.

Enquanto isso, prepare a massa: em uma tigela, combine a farinha, o sal 4, a água 5 e o óleo de sementes 6.

Misture com uma colher de pau 7 até obter uma mistura grosseira 8, depois trabalhe a massa com as mãos até obter uma bola lisa 9. Cubra e reserve.

Agora descasque e pique a cebola, depois coloque-a na frigideira com o óleo 11 e os dentes de alho esmagados 12

Adicione a pimenta seca 13, a cúrcuma 14 e o garam masala 15 e deixe fritar por alguns minutos.

Incorpore as batatas cozidas 16, as ervilhas 17, depois amasse as batatas com um garfo 18.

Ajuste o sal 19, desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, pegue novamente a massa dos samosas e divida em 4 partes iguais, pesando cerca de 100 g cada uma 20. Polvilhe levemente a superfície de trabalho e abra a primeira porção de massa com a ajuda de um rolo 21.

Você deve formar um disco com diâmetro de 20 cm 22. Corte ao meio para obter 2 semicírculos 23, depois pincele as bordas com água 24.

Com a base voltada para baixo, dobre o primeiro lado para dentro 25, depois faça o mesmo com o outro lado, sobrepondo ligeiramente e pressionando para aderir 26. Assim, você obterá uma espécie de cone que segurará em uma mão, posicionado entre o polegar e o indicador, com a abertura voltada para cima 27.

Coloque o recheio nos samosas com uma colher 28, depois use os dedos para empurrar o recheio até o fundo, deixando cerca de 1 cm de borda livre para facilitar o fechamento 29. Pincele a borda com água 30.

Feche bem as bordas para selar o recheio dentro e evitar que escape durante a fritura 31; você deve formar um triângulo de massa recheada 32. Proceda desta forma para formar todos os samosas e coloque-os em pé sobre a superfície de trabalho levemente enfarinhada 33. Com estas quantidades, você obterá 8 samosas.

Você está pronto para fritar: aqueça o óleo de sementes a uma temperatura de 160°-170° e mergulhe 1-2 samosas de cada vez 34. Frite os samosas por 3-4 minutos, virando-os delicadamente no óleo quente. Quando estiverem bem dourados e apresentarem as características bolhas na superfície, escorra e transfira para papel toalha 35. Proceda desta forma para fritar todos os samosas 36, depois saboreie-os ainda quentes e crocantes!

Conservação

Recomenda-se consumir os samosas assim que estiverem prontos, mas você pode armazená-los na geladeira por um dia.

Podem ser congelados crus e fritos diretamente congelados, prolongando o tempo de fritura.

Conselho

Se você não tiver garam masala, pode prepará-lo em casa usando uma mistura de especiarias em pó como coentro, canela, feno-grego e cominho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.