Scialatielli

/5

APRESENTAÇÃO

A Costa Amalfitana possui paisagens belíssimas que vão do impressionante ao romântico. Elas sempre fascinaram as almas dos muitos turistas que visitam a linda cidade de Amalfi e enquanto os olhos se enchem da magia do Borgo, os aromas das iguarias típicas aguçam o olfato. Por isso, é imprescindível saborear algo que seja à base de limões (os famosos limões da Costa), como as delícias ou o limoncello… sem esquecer de uma refrescante granita ou um bom sorvete artesanal. O tour continua até a hora do almoço, então por que não provar os deliciosos scialatielli? Um formato de massa típico, mais espesso e mais curto que o espaguete: ideal para combinar com qualquer molho, destacando-se particularmente o de frutos do mar. De fato, os restauradores da costa preferem acompanhar os scialatielli com esse saboroso condimento! Nosso tour pela Pérola termina com uma deliciosa sfogliatella, vocês podem continuar, mas assim que voltarem para casa não se esqueçam de tentar a receita dos scialatielli: toda vez vocês voltarão à Costa!

Descubram também nossos scialatielli com aspargos e vongole!

INGREDIENTES
Ingredientes para 650 gramas de massa
Sêmola de trigo duro remacinada 400 g
Ovos 50 g - (cerca de 1)
Leite inteiro 175 g
Queijo pecorino 30 g - ralado
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra 10 g

Preparo

Para preparar os scialatielli, comece picando finamente com uma faca as folhas de manjericão 1, previamente lavadas e secas. Depois, em uma tigela, coloque a farinha de semolina e adicione o ovo ligeiramente batido, misturando tudo com a ajuda de um garfo 2. Adicione também o Pecorino ralado 3

depois o manjericão picado 4 e após adicionar o leite em temperatura ambiente em fio 5, comece a amassar à mão adicionando por fim o azeite extravirgem 6.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho 7 e continue amassando, sempre à mão, por cerca de 8 minutos 8. Obtenha uma massa lisa e homogênea, envolva-a em filme plástico e deixe-a descansar em temperatura ambiente por 30 minutos 9.

Divida a massa em duas partes 10, mantenha a segunda metade sempre envolta no filme para evitar que resseque ao ar, e trabalhe a primeira parte na superfície de trabalho, ligeiramente enfarinhada com semolina, estendendo-a com um rolo até a espessura de cerca de 5 mm 11. Polvilhe com um pouco mais de semolina a massa e enrole as bordas, puxando-as para o centro. Primeiro de um lado e depois do outro 12 até chegar ao centro.

Com uma lâmina bem afiada, corte a massa em anéis de cerca de 1 cm de espessura 13. Desenrole-os delicadamente com a ajuda das mãos 14, eles devem ter aproximadamente 12-15 centímetros de comprimento. Neste ponto, seus scialatielli estão prontos para serem cozidos em bastante água fervente e salgada por 4-5 minutos.

Conservação

Você pode preparar os scialatielli e deixá-los secar ao ar por algumas horas: mantenha-os sobre uma bandeja com um pano de prato enfarinhado com semolina.

Você também pode congelar a massa. Nesse caso, você pode estender e cortar a massa para depois fazer ninhos que serão colocados em uma bandeja, com o pano de prato. Uma vez congelados, coloque-os nos sacos plásticos para alimentos.

Conselho

Como temperar esta instituição da culinária campana? Obviamente com frutos do mar cozidos na frigideira junto com alguns tomates para realçar o sabor. Experimente também uma versão branca e vegetariana, por exemplo, com abobrinhas salteadas

Curiosidade

Os scialatielli nasceram em 1978 das mãos do chef Enrico Cosentino, um formato de macarrão que lhe garantiu o prêmio de entremetier do ano. Com o tempo, eles foram reconhecidos como Produto Alimentar Tradicional da região da Campânia e existem em várias versões, com ou sem ovos e com água no lugar do leite. O tempero característico é à base de frutos do mar, mas pode ser personalizado a cada vez com os ingredientes de estação que se preferirem!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.