Soffioni abruzzesi

/5

APRESENTAÇÃO

Com a receita de hoje, Sabrina, do blog "Sabry in cucina", nos fará descobrir uma iguaria típica da sua região: os soffioni abruzzesi.
Os soffioni abruzzesi são um doce que é preparado em toda a região e que, por isso, conta com inúmeras variações, até mesmo salgadas. Em geral, porém, esse tortinho doce é composto por uma massa muito semelhante à massa podre, preparada com óleo no lugar da manteiga, e contém um recheio delicioso de queijo e ovos.
A maciez da massa e o sabor marcante do recheio, aqui preparado com a ricota de ovelha protagonista de outros doces regionais como as pardulas sardas, dão vida a um doce macio e realmente irresistível. Não se conhece precisamente o ano de difusão dos soffioni, mas com o tempo tornaram-se um doce preparado por ocasião das festividades pascais, durante as quais são selados por tiras de massa dispostas em cruz, como referência à cruz cristã. Hoje, no entanto, são consumidos o ano todo e são conhecidos também como fiadoni.
O termo fiadone, contudo, descreve também a versão salgada deste prato típico, por isso muitas vezes se cria confusão entre os comensais, que não sabem se estão prestes a provar a versão doce (os soffioni mesmo!) ou a salgada.
Mais simples é a razão que se esconde por trás do nome "soffione": durante a cozedura, de fato, o recheio incha até transbordar do topo do revestimento de massa, quase como se alguém o tivesse soprado. O recheio é o elemento que se presta a várias personalizações territoriais: em L'Aquila, por exemplo, é aromatizado com açafrão, em outras zonas é enriquecido com uvas passas. Um anedota interessante, por outro lado, vem de Pescara, onde o soffione é chamado de "Carta de amor". As bordas de massa, de fato, quase selam o soffione abruzzese como uma carta que contém palavras de amor, doces como seu recheio. Que tal então descobrir os segredos contidos nesta deliciosa carta de amor?

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para 12 soffioni)
Ovos 2 - médias
Gemas 1
Farinha tipo 00 300 g
Açúcar 80 g
Azeite virgem extra 50 ml
Para o recheio
Ricota de ovelha 400 g
Açúcar 100 g
Ovos 4 - médias
Casca de limão 1

Preparo

Para preparar os soffioni abruzzesi, lembre-se de colocar a ricota de ovelha em uma peneira de malha fina e deixá-la escorrer por pelo menos 2 horas, para que solte seu soro. Dedique-se então à preparação da massa: pegue uma tigela grande e coloque a farinha, à qual você irá adicionar o açúcar 1, o óleo 2 e os ovos mais a gema 3.

Sove a massa 4 até obter um bloco liso e firme 5, que terá uma consistência semelhante à massa de ovos e que você envolverá em filme plástico e deixará descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos 6, enquanto prepara o recheio.

Enquanto isso, prepare o creme: rale a casca de um limão e reserve em uma tigelinha 7. Depois separe as gemas das claras, coloque na tigela de uma batedeira 8, adicione o açúcar 9 e bata até obter uma mistura clara e espumosa. Se você não tiver uma batedeira, pode usar um batedor elétrico ou um batedor manual.

Nesse ponto, peneire a ricota que você havia deixado escorrer, ajudando-se com as costas de uma colher 10 e adicione à mistura espumosa 11. Finalmente, adicione também a casca de limão ralada que você tinha reservado 12, misture e transfira tudo para uma tigela. Lembre-se de não mexer por muito tempo, senão você irá bater a ricota.

À parte, bata muito delicadamente as claras com meia colher de chá de açúcar para torná-las mais macias 13. Adicione-as ao creme 14 e misture tudo 15.

Agora estenda a massa até que ela tenha uma espessura de cerca de 3 mm 16. Divida a folha em 12 quadrados, que medirão 10x10 cm 17 e unte com manteiga uma forma de muffin ajudando-se com um pincel 18. Se não tiver uma forma de muffin, pode usar forminhas de alumínio descartáveis que se encontram em todos os supermercados.

Depois de untar a forma, polvilhe ligeiramente com farinha 19 e comece a alinhar os quadrados de massa dentro dos espaços, certificando-se de deixar as bordas para fora 20. Então, coloque cerca de 60 g de creme dentro de cada quadrado de massa 21.

Depois de colocar o creme, dobre as bordas para dentro, mas sem selá-las 22. Depois de preencher todas as 12 formas 23, asse em forno estático já aquecido a 180° por 30 minutos, uma vez passados os primeiros 30 minutos, abaixe a temperatura para 160° e asse por mais 35 minutos. (se usar um forno ventilado, asse a 160° por 20 minutos e depois abaixe a temperatura para 140° e asse por mais 25 minutos). Quando os soffioni estiverem bem dourados, estarão prontos. Deixe esfriar um pouco e desenforme delicadamente 24. Polvilhe seus soffioni abruzzesi com açúcar de confeiteiro e sirva!

Conservação

Você pode conservar os soffioni abruzzesi na geladeira em um recipiente hermético ou bem cobertos com filme plástico por no máximo 2-3 dias. Você pode, em vez disso, conservar a massa na geladeira por 3-4 dias ou congelá-la. Não é recomendado conservar ou congelar o creme.

Curiosidades

A origem do fiadone, antecessor se não gêmeo do soffione abruzzese, remonta ao tempo de Cristoforo di Messisburgo, supervisor das cozinhas na corte de Ferrara. O "Scalco renascentista", de fato, contém citações sobre este prato, que chegou ao Abruzzo porque entre os ingredientes incluía e ainda inclui em algumas variações o açafrão, especiaria de excelência do território aquilano. Durante a Páscoa, é decorado também com folhas de oliveira benta, para indicar um símbolo de paz, e é trocado como presente entre as famílias.

Dica

Macios mas de sabor marcante, os soffioni abruzzesi são um triunfo de equilíbrio. É bom saber que o referido equilíbrio não será afetado se, em vez da ricota de cabra, você usar a de búfala ou a de vaca; nem se você escolher adicionar ao recheio algumas gotas de chocolate.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.