Strangozzi alla spoletina

- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 340
- Carboidratos g 51.9
- dos quais açúcares g 5.7
- Proteína g 8.8
- Gorduras g 10.9
- das quais gorduras saturadas g 1.6
- Fibra g 3.7
- Sódio mg 21
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 1 h 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Muito baixo
APRESENTAÇÃO
Os strangozzi alla Spoletina são um prato típico da Úmbria, de origens humildes, para ser feito com ingredientes simples e genuínos.
Os strangozzi (também chamados de stringozzi ou strozzapreti) são fettuccine caseiros, feitos com uma massa sem ovos, à base de farinha de sêmola, farinha de trigo, óleo e água.
Os strangozzi alla spoletina são realmente simples de preparar: bastarão alguns cuidados para obter uma excelente massa fresca feita em casa, temperada com um simples molho de tomate e uma abundante pitada de salsinha fresca picada.
INGREDIENTES
- Ingredientes para 500 gr de massa
- Farinha tipo 00 125 g
- Sêmola de trigo duro remacinada 125 g
- Água 130 g - fria
- Azeite virgem extra 1 colher
- para o molho
- Tomates pelados 600 g - maduros
- Azeite virgem extra 4 colheres
- Alho 2 dentes
- Pimenta preta quanto baste
- Salsa quanto baste
Preparação

Para preparar os strangozzi alla spoletina, comece pela preparação da massa: em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a farinha de sêmola, misture bem 1 e transfira tudo para uma superfície lisa. Forme uma clássica fonte com um buraco no meio, adicione água, pouco a pouco, 2 e comece a amassar 3.

Quando os ingredientes começarem a se misturar, adicione o óleo 4 e continue amassando 5 até obter uma massa muito lisa e macia, à qual você dará a forma de uma bola 6.

Agora, embrulhe a massa com filme plástico 7 e deixe-a descansar por 10-15 minutos, para que se torne bem elástica. Enquanto isso, prepare o molho: pegue os tomates, limpe-os, lave-os e corte-os em quartos 8. Em uma frigideira antiaderente, doure 2 dentes de alho com 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 9;

assim que o alho estiver dourado, remova-o 10 e adicione os tomates 11. Tempere tudo com sal e pimenta (ou pimenta vermelha se preferir) e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo, ou até que o molho tenha uma consistência bastante densa. Pouco antes de o molho estar pronto, coloque bastante água salgada para ferver em uma panela grande e, enquanto isso, comece a trabalhar a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Com um rolo, estenda uma folha de massa com espessura de 2 mm (cerca do dobro da espessura das tagliatelle comuns), enfarinhe-a um pouco na superfície 12,

e enrole-a sobre si mesma 13. Corte o rolo assim obtido em fatias de cerca de 1 cm de espessura 14, que você abrirá e separará, criando longos "espaguetões achatados". Enfarinhe levemente os strangozzi assim obtidos 15

e cozinhe-os em água fervente por poucos minutos 16. Quando estiverem 'al dente', escorra-os e adicione-os ao molho 17. Salteie-os por um par de minutos na frigideira e, em seguida, adicione bastante salsinha picada 18. Seus strangozzi alla spoletina estão prontos: sirva-os quentes.