Strangozzi alla spoletina

/5

APRESENTAÇÃO

Os strangozzi alla Spoletina são um prato típico da Úmbria, de origens humildes, para ser feito com ingredientes simples e genuínos.
Os strangozzi (também chamados de stringozzi ou strozzapreti) são fettuccine caseiros, feitos com uma massa sem ovos, à base de farinha de sêmola, farinha de trigo, óleo e água.
Os strangozzi alla spoletina são realmente simples de preparar: bastarão alguns cuidados para obter uma excelente massa fresca feita em casa, temperada com um simples molho de tomate e uma abundante pitada de salsinha fresca picada.

INGREDIENTES

Ingredientes para 500 gr de massa
Farinha tipo 00 125 g
Sêmola de trigo duro remacinada 125 g
Água 130 g - fria
Azeite virgem extra 1 colher
para o molho
Tomates pelados 600 g - maduros
Azeite virgem extra 4 colheres
Alho 2 dentes
Pimenta preta quanto baste
Salsa quanto baste

Preparação

Para preparar os strangozzi alla spoletina, comece pela preparação da massa: em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a farinha de sêmola, misture bem 1 e transfira tudo para uma superfície lisa. Forme uma clássica fonte com um buraco no meio, adicione água, pouco a pouco, 2 e comece a amassar 3.

Quando os ingredientes começarem a se misturar, adicione o óleo 4 e continue amassando 5 até obter uma massa muito lisa e macia, à qual você dará a forma de uma bola 6.

Agora, embrulhe a massa com filme plástico 7 e deixe-a descansar por 10-15 minutos, para que se torne bem elástica. Enquanto isso, prepare o molho: pegue os tomates, limpe-os, lave-os e corte-os em quartos 8. Em uma frigideira antiaderente, doure 2 dentes de alho com 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 9;

assim que o alho estiver dourado, remova-o 10 e adicione os tomates 11. Tempere tudo com sal e pimenta (ou pimenta vermelha se preferir) e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo, ou até que o molho tenha uma consistência bastante densa. Pouco antes de o molho estar pronto, coloque bastante água salgada para ferver em uma panela grande e, enquanto isso, comece a trabalhar a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Com um rolo, estenda uma folha de massa com espessura de 2 mm (cerca do dobro da espessura das tagliatelle comuns), enfarinhe-a um pouco na superfície 12,

e enrole-a sobre si mesma 13. Corte o rolo assim obtido em fatias de cerca de 1 cm de espessura 14, que você abrirá e separará, criando longos "espaguetões achatados". Enfarinhe levemente os strangozzi assim obtidos 15

e cozinhe-os em água fervente por poucos minutos 16. Quando estiverem 'al dente', escorra-os e adicione-os ao molho 17. Salteie-os por um par de minutos na frigideira e, em seguida, adicione bastante salsinha picada 18. Seus strangozzi alla spoletina estão prontos: sirva-os quentes.

Conservação

Você pode conservar os strangozzi alla spoletina por no máximo dois dias, em um recipiente hermético colocado na geladeira.

Conselho

Se desejar, você pode dar um sabor extra aos strangozzi alla spoletina com uma pitada de pecorino de Norcia ou, alternativamente, de Parmigiano Reggiano.

É importante separar imediatamente os strangozzi recém-cortados, deixando espaço entre eles, para que sequem sem grudar. Para facilitar a operação, recomendamos polvilhá-los com farinha de trigo duro, lembrando de sacudi-los bem antes de mergulhá-los na água fervente.

Outra dica para cozinhar a massa caseira: adicione um fio de azeite de oliva à água de cozimento, que impedirá que os strangozzi grudem.

Curiosidade

Os strangozzi são um formato de massa típico da região de Folignate-Spoletino, e o nome parece derivar do vocábulo "stringa", pois a massa se assemelha muito aos cadarços de couro dos sapatos de antigamente. Eles também são chamados de "strozzapreti ou strangolapreti", pois os revoltosos anticlericais estrangulavam, nos tempos do domínio do Estado Pontifício, os eclesiásticos de passagem com os cadarços dos sapatos, semelhantes a este tipo de massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.