Copinhos de maçã e toranja

/5

APRESENTAÇÃO

Um jantar refinado acabou de terminar e vocês foram muito exigentes com os paladares de seus convidados ao ponto de agora estarem prontos para concluir a refeição com uma sobremesa de colher: não o usual panna cotta, creme ou pudim. Mas sim uma sobremesa cenográfica, lindíssima de ver e muito saborosa! Estamos falando dos copinhos de maçã e toranja. Os sabores marcadamente ácidos da maçã verde e da toranja rosa dançam ritmicamente nas papilas gustativas, junto à deliciosa crocância do amaretto: doçura e frescor fazem desses copinhos de maçã e toranja uma sobremesa para paladares de verdadeiros conhecedores! Portanto, se sabem que terão à mesa convidados amantes de sobremesas agradavelmente refrescantes, encontraram a sobremesa ideal para eles!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 copos com capacidade de 160 ml
Açúcar mascavo 100 g
Água 40 g
Amaretti 40 g
para o creme de maçãs verdes
Maçãs verdes 450 g
Água 200 g
Açúcar 80 g
Ágar ágar 3 ½ g
para o creme de toranja rosa
Toranjas rosa 750 g
Água 70 g
Açúcar 60 g
Ágar ágar 3 ½ g

Preparação

Para preparar os copinhos de maçã e toranja, comece pelo purê de maçã. Prepare a calda: em uma panela, despeje água e açúcar 1 e deixe derreter, isso levará um minuto, em seguida desligue e adicione o agar agar 2, mexa continuamente, evitando assim a formação de grumos, e deixe esfriar 3.

Enquanto isso, lave e seque as maçãs, corte-as ao meio e elimine o caroço 4. Com um boleador, obtenha pequenas bolinhas de polpa 5 e mergulhe-as em água acidulada (basta espremer um limão em um recipiente com água fria) para que não escureçam. Em outro recipiente, recolha o que sobra das maçãs e coloque no liquidificador 6.

Junte a calda 7 e bata até obter uma mistura homogênea e lisa 8. Divida a mistura nos 6 copinhos, enchendo cada um com cerca de 80 gramas de mistura 9. Coloque os copos na geladeira para firmar por 30 minutos.

Enquanto isso, dedique-se ao purê de toranja, então prepare novamente a calda, despejando água e açúcar em uma panelinha 10; deixe derreter, desligue e adicione o agar agar, mexendo para que não se formem grumos 11; deixe esfriar. Rale a casca de ¼ de toranja, recolhendo-a em um recipiente e mantendo-a na geladeira, será usada para a decoração final 12.

Para descascar e cortar a toranja: basta descascá-la, eliminando também a parte branca 13, da polpa obtida, você poderá finalmente eliminar os resíduos e conservar os gomos para cortar em 2 ou 3 partes 14. Despeje os cubos no liquidificador 15.

e bata até obter um purê sobre o qual despejará a calda já fria 16. Deixe as lâminas girarem mais um pouco para ter uma mistura homogênea 17. Retire os copinhos da geladeira e também despeje o purê de toranja (80 g para cada copinho) sobre as bases já firmes 18.

Coloque novamente na geladeira por 30 minutos ou até que estejam firmes 19. Enquanto isso, em uma panela, despeje água e açúcar mascavo 20 e deixe caramelizar em fogo alto por 2-3 minutos 21.

Quando a mistura estiver bastante viscosa (você pode fazer o teste com uma colher) 22, abaixe o fogo, escorra as bolinhas de polpa de maçã da água acidulada e coloque-as na panela 23, deixando-as caramelizar por um minuto 24.

Esfarele os amarettos à mão, depois pegue os copinhos e polvilhe-os com os amarettos esfarelados 25, em seguida, arrume as bolinhas de maçã caramelizadas e decore os copinhos com a casca ralada da toranja que você havia guardado na geladeira 26. Os seus copinhos de maçã e toranja estão prontos para serem servidos, mas se quiser, pode decorá-los com um pouco de casca de maçã verde que pode cortar em tiras 27.

Conservação

Se quiser, pode guardar na geladeira, bem cobertos com filme plástico, seus copinhos de maçã e toranja por não mais que um dia, compostos apenas com os dois purês de frutas. Pode adicionar as decorações de maçã caramelizada, amarettos e casca de toranja no momento de servir.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Se você não é muito fã de toranja rosa ou quer suavizar o sabor dos copinhos, pode combinar a maçã verde com um purê de laranja!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.