Caffè alla salentina

/5

APRESENTAÇÃO

O café à salentina é uma releitura do café gelado de Lecce: sorvete de amêndoa mergulhado no café e decorado com lâminas de amêndoa tostadas.
O café gelado foi inventado por Antonio Quarta em Lecce nos anos 50: em vez de servir durante o verão o café resfriado na geladeira, Quarta servia aos seus clientes um café recém-feito, resfriado com cubos de gelo recém-retirados do freezer, que mantinha intacto seu aroma e não corria o risco de azedar. Além disso, para adoçar o café, usava-se leite de amêndoa.
O nosso café à salentina se inspira nesta antiga receita: aromatizamos o sorvete de fior di latte com pasta e leite de amêndoa e, uma vez pronto, mergulhamos duas bolas em uma xícara de café e decoramos com amêndoas tostadas.
O café à salentina é uma sobremesa fresca adequada para terminar uma refeição com doçura.

INGREDIENTES
Café 160 ml
Amêndoas em lâminas quanto baste
Sorvete Fiordilatte 500 g
Leite de amêndoa 35 ml
Pasta de amêndoa 100 g

Preparação

Para preparar o café à salentina, coloque em uma tigela a pasta de amêndoas e o leite de amêndoas 1 e misture-os com um batedor 2. Adicione o sorvete de fior di latte 3 e incorpore-o aos outros ingredientes.

Você deverá obter uma mistura macia e homogênea 4 que será colocada em um recipiente hermético 5 e deixada para endurecer no freezer por uma noite (12 horas). Torre as lâminas de amêndoa dispostas em uma assadeira forrada com papel manteiga por 1 minuto em forno estático a 200° 6.

Uma vez que o sorvete estiver firme, prepare o café com a cafeteira. Para obter um ótimo café, encha a caldeira da sua cafeteira com água fria e, de preferência, com baixo teor de calcário, cuidando para não ultrapassar a válvula de segurança 7 (caso contrário, você obterá um café mais longo). Encha o filtro com o café moído formando uma montanhinha que você nivelará batendo o filtro na mesa com movimentos firmes (8-9). Não pressione com a colherzinha, nem faça furos na superfície.

Feche a cafeteira bem apertada 10, de modo que o café não vaze pelas laterais enquanto sobe, e coloque-a em uma chama baixa e constante para obter um café encorpado. Conforme o café sobe, formará uma espuminha densa 11: recomendamos não deixar o café borbulhar por muito tempo para manter intactos sua doçura e aroma. Seu café está pronto: antes de usá-lo, mexa diretamente na moka com uma colherzinha para tornar o café mais homogêneo 12.

Forme duas bolas de sorvete fior di latte de amêndoa 13 e coloque-as em um copo de vidro médio. Despeje 30 ml de café no copo 14 e decore com as lâminas de amêndoa tostadas 15. Aqui está o seu café à salentina!

Conservação

Consuma o café à salentina imediatamente.

Conselho

Se sobrar sorvete, você pode servi-lo em outras ocasiões.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.