Geleia de groselha vermelha e mirtilos

/5

APRESENTAÇÃO

Há meses em que a natureza é muito generosa e nos oferece muitos tipos diferentes de frutas... Por exemplo, nos meses de verão, abundam as deliciosas frutas vermelhas! Por que não preparar uma deliciosa geleia de groselha vermelha e mirtilos?
Fazer é simples: depois de lavá-los, as groselhas e os mirtilos devem ser passados para extrair o suco e a polpa, que depois será cozida por alguns minutos com o açúcar.. et voilá, a geleia estará pronta para ser envasada e armazenada na despensa.
A geleia de groselha vermelha e mirtilos pode ser apreciada em qualquer momento do ano e em qualquer ocasião, em uma torrada, pão ou para fazer uma deliciosa torta!
Preparem também e depois verão que não poderão mais tomar café da manhã sem a geleia de groselha vermelha e mirtilos!

INGREDIENTES
Groselha vermelha 500 g
Mirtilos 500 g
Açúcar 1 kg
Preparado para compotas 1:1 40 g

Preparação

Para preparar a geleia de groselha vermelha e mirtilos, comece a destacar delicadamente as groselhas dos galhos e coloque-as em uma tigelinha 1. Prepare também uma tigelinha para os mirtilos 2. Lave bem em água corrente primeiro as groselhas 3 e depois

os mirtilos 4. Providencie um passa-verduras com furos grandes e coloque-o sobre uma tigela grande, de modo a recolher o suco da fruta; despeje as groselhas no passa-verduras 5 e passe várias vezes, girando delicadamente 6,

assim para extrair o suco e a polpa das groselhas 7. Despeje os mirtilos no passa-verduras 8; passe várias vezes também com movimentos lentos 9,

assim para obter o suco e a polpa dos mirtilos 10. Em uma panela de aço alta e grande, despeje primeiro a polpa de groselha 11 e depois a polpa de mirtilos 12.

Essas operações devem ser feitas com o fogo desligado 13. Adicione, a frio, um pacote de preparado 1:1 14, mexa e leve tudo a ferver, mexendo continuamente. Quando a mistura chegar à fervura, deixe ferver por 1 minuto, sempre mexendo 15.

Após 1 minuto, adicione o açúcar 16 e leve a mistura novamente à fervura. Deixe ferver por 3 minutos em fogo alto 17, sempre mexendo. Retire a panela do fogo e mexa novamente, para que qualquer espuma que se formou na superfície 18,

se dissolva completamente 19. Prepare os potes que você já sanitizou e providencie um funil para facilitar o envase da geleia 20. Despeje a geleia ainda quente, com a ajuda de uma concha 21 e

encha o recipiente, cuidando para deixar 1 cm da borda 22, depois, com as tampas apropriadas, feche-os 23, apertando bem e garantindo que estejam hermeticamente fechados. Com o calor da geleia, será criado o vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Assim que os frascos esfriarem, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o tradicional "click-clack", o vácuo ocorreu. Sua geleia de groselha vermelha e mirtilos está pronta 24.

Conservação

A geleia de groselha vermelha e mirtilos conserva-se em um lugar fresco e seco, longe de fontes de luz e calor, por cerca de 12 meses. Uma vez aberto o pote, a geleia de groselha vermelha e mirtilos deve ser armazenada na geladeira e consumida em poucos dias; por esse motivo, recomendamos armazenar a geleia em potes pequenos, de forma a consumir rapidamente o conteúdo uma vez aberto.

Conselho

Você pode adicionar à geleia de groselha vermelha e mirtilos outras frutas vermelhas, moranguinhos ou framboesas de acordo com seu gosto: basta ajustar as doses para que a fruta totalize sempre 1 kg.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as orientações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que possuem as conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma correta preparação de conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.