Bolo no pote

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo no pote é um pequeno tesouro delicioso que contém uma sobremesa fresca e perfumada, ideal para a estação de verão.
Discos macios de massa amanteigada de limão e cacau se alternam com um creme suave à base de iogurte e framboesas frescas.
Para servir o bolo, escolhemos lindos potes de vidro individuais, elegantes e sofisticados, dos quais se pode ver todas as camadas desta delícia de colher!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 potes: para a massa amanteigada de limão
Ovos 3 - médias
Farinha tipo 00 50 g
Açúcar 70 g
Mel 5 g
Casca de limão 1
para a massa amanteigada de cacau
Ovos 2 - médias
Farinha tipo 00 20 g
Açúcar 40 g
Mel 5 g
Cacau em pó amargo 12 g
para o creme
Framboesas 125 g
Iogurte grego 300 g
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Açúcar de confeiteiro 50 g
Para decorar
Framboesas 125 g
Chocolate amargo quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo no pote, comece pela massa amanteigada de limão. Separe as gemas das claras e bata-as com uma batedeira elétrica com 45 g de açúcar 1. Adicione o mel 2 e continue até que fiquem claras e espumosas, e aromatize com a casca de limão 3.

Bata as claras em neve não muito firme junto com o açúcar restante 4, para que não se formem grumos quando você as combinar com outros ingredientes, então combine as duas misturas com uma espátula sem desmontá-las 5. Adicione a farinha peneirada 6 e misture na massa.

Espalhe a mistura em uma assadeira de 36x27cm forrada com papel manteiga e nivele com uma espátula lisa e plana 7. Asse em forno estático pré-aquecido a 190ºC por 5 minutos; a superfície do doce deve ficar levemente dourada e você não deve abrir o forno (que reterá a umidade) durante o cozimento. Em seguida, retire a massa amanteigada do forno 8 e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare a massa amanteigada de chocolate: separe as gemas das claras 1 e bata as gemas junto com o mel 9

e metade do açúcar 10. Bata as gemas até ficarem claras e espumosas 11. Bata também as claras em neve não muito firme com o restante do açúcar e, em seguida, combine as duas misturas com uma espátula sem desmontá-las 12.

Adicione delicadamente a farinha peneirada junto com o cacau em pó 13 e misture a massa. Espalhe em uma assadeira de 36x27cm forrada com papel manteiga 14. Asse em forno estático pré-aquecido a 190ºC por 5 minutos. Retire a massa amanteigada do forno 15 e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o creme: bata no liquidificador as framboesas (16-17), peneire o molho obtido para remover as sementes e coloque-o em uma tigela com o iogurte 18,

misture com um batedor para combinar os ingredientes 19 e depois adicione metade do açúcar de confeiteiro 20. À parte, bata o creme de leite fresco e adicione a outra metade do açúcar de confeiteiro 21.

Incorpore o creme batido ao creme de framboesas e misture delicadamente 22. Em seguida, pegue um cortador de 7 cm de diâmetro e corte 4 discos da massa amanteigada de limão 23 e 8 da de chocolate 24.

Para montar o bolo, pegue potes de vidro com capacidade de 200 ml: transfira o creme para um saco de confeitar com bico liso e faça uma camada de creme, depois coloque um disco de cacau por cima 25, depois novamente uma camada de creme 26 e sobreponha outro disco de massa amanteigada de limão 27,

continue com outra camada de creme, um disco de biscoito de cacau 28 e termine com o creme, tomando cuidado para deixar 1 cm da borda. Decore com framboesas frescas 29 e raspas de chocolate amargo 30. Seu bolo no pote está pronto para ser saboreado!

Conservação

Conserve o bolo no pote na geladeira por no máximo 2-3 dias, coberto com filme plástico transparente.

Você pode congelá-lo se tiver usado ingredientes frescos.

É possível preparar a massa amanteigada com antecedência e conservá-la sob uma tampa de vidro por alguns dias enquanto aguarda para montar o bolo.

Conselho

Para fazer o bolo no pote, você pode usar a massa amanteigada clássica aromatizada com baunilha. O creme de iogurte é um recheio fresco e saboroso; se você não gostar de framboesas, pode substituí-las por outras frutas da estação de sua preferência, como pêssegos, damascos ou morangos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.