Abobrinhas agridoce

/5

APRESENTAÇÃO

Querem fazer um presentinho caseiro para parentes ou amigos? Vocês poderiam surpreendê-los com uma conserva de abobrinhas agridoce, talvez em um potinho enfeitado com uma fitinha colorida e uma etiqueta escrita à mão! Certamente serão bem-vindas essas abobrinhas agridoce, como acompanhamento fresco, mas também para servir como um apetitoso aperitivo. Vinagre de vinho, azeite de oliva e açúcar constituem a base da marinada, que também pode ser usada para conservar outros vegetais como os pimentões. Esta versão com as abobrinhas é realçada pelas bagas de zimbro e pelas folhas de louro.
Basta escaldar as abobrinhas e colocá-las na marinada para que mantenham toda a sua frescura e crocância!

INGREDIENTES
Abobrinhas 1 kg
Vinagre de vinho branco 200 ml
Azeite virgem extra 150 ml
Açúcar 150 g
Manjericão 1 folha
Bagas de zimbro 5 bagas
Louro 3 folhas
Pimenta-do-reino em grãos 5

Preparo

Para preparar as abobrinhas agridoce, comece pela sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita.
Lave cuidadosamente os potes e suas tampas 1, depois forre uma panela larga e alta com um pano de prato limpo e coloque os potes dentro da panela com a abertura virada para cima. Em seguida, coloque um ou mais panos em volta dos potes para que não se quebrem ao se chocarem durante a fervura.
Encha a panela com água até cobrir os potes e leve à fervura, depois abaixe o fogo e deixe os potes na panela por mais 30 minutos. Dez minutos antes de escorrer os potes, mergulhe também as tampas para esterilizar 2. Após o tempo necessário, desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando a água estiver em temperatura ambiente, retire os potes da panela e deixe-os escorrer bem, de cabeça para baixo, sobre um pano de cozinha 3. Alternativamente, você pode secá-los colocando-os no forno ligado no mínimo.

Após concluir essa importante operação, lave e seque bem as abobrinhas e remova as extremidades 4. Depois, com a ajuda de uma mandolina ou um descascador, corte-as em fatias finas no sentido do comprimento 5, depois escalde-as de ambos os lados por alguns segundos em uma grelha quente, virando-as com uma pinça de cozinha 6.

Coloque, de vez em quando, as abobrinhas grelhadas para esfriar completamente em um refratário 7 e, enquanto isso, prepare a marinada. Em uma panela antiaderente, coloque o vinagre 8 e o azeite de oliva 9, então ligue em fogo baixo.

Adicione também as bagas de zimbro, os grãos de pimenta, as folhas de louro 10 e, por fim, o açúcar 11: cozinhe e mexa com uma colher de pau até atingir a fervura 12, então desligue imediatamente o fogo e deixe a mistura esfriar.

Neste ponto, você pode proceder ao envasamento: encha os potes com as abobrinhas frias, pressionando bem com a ajuda de um garfo ou da pinça de cozinha 13 e adicione a folha de manjericão 14. Depois que a marinada esfriar, adicione-a aos poucos até cobrir completamente as abobrinhas 15, mas parando a 1 cm da borda.

Posicione a prensa para comprimir os vegetais no pote 16, depois feche os potes 17. Se estiver usando potes com tampa de rosca, rosqueie bem, mas sem apertar demais 18. Neste ponto, passe para a fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções nas diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se estiver usando potes com tampa de rosca, uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode apertar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Se após a re-fervura você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda está quente, bata-o delicadamente em uma superfície para fazer as bolhas subirem à superfície e desaparecerem naturalmente. Se estiver usando potes com fecho de borracha, no momento de consumir as abobrinhas agridoce, você pode fazer o teste do vácuo puxando a lingueta: se ao puxá-la fizer um som seco significa que o conteúdo foi preservado corretamente com vácuo. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Suas abobrinhas agridoce estão prontas para serem saboreadas!

Conservação

As abobrinhas agridoce se conservam por 2 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam guardados em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 1 semana antes de consumir as abobrinhas. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma em até 3-4 dias, cuidando de adicionar azeite extravirgem para manter as abobrinhas sempre cobertas.

 

Conselho

Após o descanso de uma semana, no escuro e seco, você pode servir as abobrinhas bem escorridas com uma pitada de menta fresca picada ou raspas de limão.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os processos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir escrupulosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre é preciso ter em mente que nunca será possível alcançar a mesma segurança alimentar das conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.