Alho marinado

/5

APRESENTAÇÃO

O alho marinado, além de ser uma conserva, quando preparado dessa forma, torna-se mais digerível e tem um sabor muito mais delicado, quase de amêndoa.

É adequado para saborear em todas as preparações em que você não adicionava alho porque ficava pesado demais; além disso, temperado com alcaparras picadas, orégano, pimenta e óleo, é ótimo até mesmo para petiscar como aperitivo!

INGREDIENTES
Ingredientes para 3 potes de 150 ml
Alho fresco - 4 cabeças
Vinho branco seco 350 ml
Sal fino 1 colherinha
Açúcar 1 colherinha
Pimenta mista 15
Louro 3 folhas
Cravos-da-índia 3
Zimbro 3 bagas
Vinagre de vinho branco 350 ml

Preparo

Para preparar o alho marinado, comece primeiro pela sanitização dos potes e das tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Uma vez realizada essa importante operação, pegue as cabeças de alho, separe os vários dentes 1 e remova a casca externa 2. Depois, pegue uma panela grande e despeje o vinagre e o vinho branco 3.

Adicione também a pimenta, o louro, as bagas de zimbro e os cravos 4, e finalmente o sal e o açúcar 5. Acenda o fogo e leve tudo à fervura. Depois que os ingredientes atingirem a fervura, adicione os dentes de alho 6, deixando ferver por 1 minuto. Neste ponto, você pode proceder com o envase: encha os potes previamente sanitizados com os dentes de alho e despeje a mistura de vinagre e vinho ainda quente, parando a 1 centímetro da borda do pote, cuidando para dividir igualmente as especiarias entre os potes. Se utilizar potes com tampa de rosca, enrosque bem, mas sem apertar demais. Neste ponto, passe à fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as indicações das diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Se utilizar potes com tampas de rosca, uma vez que os potes esfriem, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Se após a refervura você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda estiver quente, bata-o delicadamente em uma superfície para que as bolhas subam à superfície e desapareçam naturalmente. Se utilizar potes com fechos de vedação de borracha, ao consumir o alho marinado, você pode testar o vácuo puxando a lingueta apropriada: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação estiver "mole", significa que não se criou o vácuo corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. O seu alho marinado está pronto para ser saboreado!

Conservação

O alho marinado conserva-se por 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, protegido de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 1 mês antes de consumi-lo.

Dica

Se desejar, você também pode conservar o alho marinado em óleo: depois de fervê-lo por 1 minuto, deixe esfriar na mistura de vinagre e vinho, depois escorra e divida (junto com as especiarias) nos potes que você preencherá com óleo, parando sempre a 1 centímetro da borda do pote e procedendo depois à refervura dos potes, conforme ilustrado no procedimento da receita.

À gosto, você pode adicionar (ou retirar) as especiarias que preferir, como pimenta vermelha no lugar da pimenta em grãos, sálvia ou alecrim no lugar do louro, etc. Experimente!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar das conservas e geleias produzidas de forma profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.