Alho marinado

- sem glúten
- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 44
- Carboidratos g 2.9
- dos quais açúcares g 2.9
- Proteína g 0.7
- Gorduras g 0.3
- das quais gorduras saturadas g 0.05
- Fibra g 1.2
- Sódio mg 253
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 2 min
- Custo: Muito baixo
- Notas + o tempo de esterilização dos potes
APRESENTAÇÃO
O alho marinado, além de ser uma conserva, quando preparado dessa forma, torna-se mais digerível e tem um sabor muito mais delicado, quase de amêndoa.
É adequado para saborear em todas as preparações em que você não adicionava alho porque ficava pesado demais; além disso, temperado com alcaparras picadas, orégano, pimenta e óleo, é ótimo até mesmo para petiscar como aperitivo!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 3 potes de 150 ml
- Alho fresco - 4 cabeças
- Vinho branco seco 350 ml
- Sal fino 1 colherinha
- Açúcar 1 colherinha
- Pimenta mista 15
- Louro 3 folhas
- Cravos-da-índia 3
- Zimbro 3 bagas
- Vinagre de vinho branco 350 ml
Preparo

Para preparar o alho marinado, comece primeiro pela sanitização dos potes e das tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Uma vez realizada essa importante operação, pegue as cabeças de alho, separe os vários dentes 1 e remova a casca externa 2. Depois, pegue uma panela grande e despeje o vinagre e o vinho branco 3.

Adicione também a pimenta, o louro, as bagas de zimbro e os cravos 4, e finalmente o sal e o açúcar 5. Acenda o fogo e leve tudo à fervura. Depois que os ingredientes atingirem a fervura, adicione os dentes de alho 6, deixando ferver por 1 minuto. Neste ponto, você pode proceder com o envase: encha os potes previamente sanitizados com os dentes de alho e despeje a mistura de vinagre e vinho ainda quente, parando a 1 centímetro da borda do pote, cuidando para dividir igualmente as especiarias entre os potes. Se utilizar potes com tampa de rosca, enrosque bem, mas sem apertar demais. Neste ponto, passe à fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as indicações das diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Se utilizar potes com tampas de rosca, uma vez que os potes esfriem, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Se após a refervura você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda estiver quente, bata-o delicadamente em uma superfície para que as bolhas subam à superfície e desapareçam naturalmente. Se utilizar potes com fechos de vedação de borracha, ao consumir o alho marinado, você pode testar o vácuo puxando a lingueta apropriada: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação estiver "mole", significa que não se criou o vácuo corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. O seu alho marinado está pronto para ser saboreado!