Enguia em crosta de amêndoas

/5

APRESENTAÇÃO

A enguia em crosta de amêndoas é um prato de peixe refinado e elaborado: os filés de enguia são temperados com mel de Acácia e salpicados com amêndoas tostadas que conferem uma agradável crocância.

A enguia em crosta de amêndoas é servida com uma delicada polenta branca acompanhada de radicchio de Chioggia regado com suco de laranja.

A enguia é um peixe apreciado em muitos países do mundo por sua carne gordurosa e saborosa.

Esta receita foi criada pelo foodblogger Decimo Pilotto no âmbito do concurso "Venezia nel piatto" e escolhida pelo chef Piero Simondor do Restaurante Astro de Caorle (VE).
Esta receita foi apresentada na noite final do concurso graças ao grande sucesso alcançado no restaurante.

INGREDIENTES

Ingredientes para a enguia
Enguia 600 g - em filés
Amêndoas 100 g
Mel de acácia 2 colheres
Alecrim 3 raminhos
Sálvia 3 raminhos
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Vinho tinto 2 copos - (Chardonnay Pramaggiore Lison)
Pimenta preta quanto baste
para a polenta branca
Farinha de milho branca 250 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 1 colher
para o vinho quente
Vinho tinto 2 copos - (Cabernet Franc Pramaggiore di Lison )
Canela em pau 1
Cravos-da-índia 2
Casca de laranja quanto baste
Amido de milho (maizena) 1 colher
para o acompanhamento de radicchio
suco de laranja 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Rabanete 2 - (vermelho de Chioggia)

Preparação

Para preparar a enguia em crosta de amêndoas, deixe marinar os filés de enguia, previamente lavados e limpos, em uma tigela com dois copos de Chardonnay e louro 1. Em seguida, prepare a polenta branca em uma panela com água e sal 2. Quando a polenta estiver pronta, coloque-a em uma assadeira retangular untada com um pouco de óleo e nivele de modo a ter uma altura de cerca de 3 cm 3. Deixe de lado e deixe esfriar.

Enquanto isso, dedique-se à preparação do molho de vinho quente: coloque o vinho tinto para aquecer em uma panelinha, adicione o pau de canela, os cravos-da-índia e a casca de laranja. Quando o vinho começar a ferver, incendeie-o com um fósforo para retirar o álcool 4 e, em fogo baixo, deixe no fogo por mais 10 minutos. Retire do fogo e deixe descansar. Coe tudo com uma peneira 5 e coloque de volta no fogo médio no fogão. Agora, adicione a maisena 6 e mexa com uma colher até atingir a consistência desejada.

Em uma frigideira antiaderente, torre ligeiramente as amêndoas com a sálvia, o alecrim e uma pitada de sal e coloque-as em uma tigela. Feito isso, disponha os filés de enguia em uma tábua de corte e espalhe o mel sobre eles 7. Em seguida, passe-os na mistura, previamente preparada, de amêndoas e ervas 8 adicionando sal e pimenta. Corte cada filé em 3 formando rolinhos que você prenderá com um ou dois palitos 9.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 2 colheres de sopa de óleo, adicione um dente de alho e uma colher de sopa de ervas picadas. Quando o alho começar a dourar, retire-o e coloque os rolinhos de filés de enguia para dourar 10. Aumente o fogo e adicione meio copo de Chardonnay para flambar tudo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, virando com frequência para obter um cozimento uniforme. Passe novamente, cada rolinho na mistura de amêndoas, tomando cuidado para fazer aderir bem de todos os lados. Enquanto isso, com um cortador de massas, corte discos da polenta branca já fria 11 e doure-os por 2 minutos de cada lado no molho onde a enguia dourou. Para finalizar, corte o radicchio de Chioggia em julienne 12 e tempere-o com suco de laranja, um pouco de óleo, sal e pimenta. Prepare o prato com um disco de polenta no centro onde você colocará os rolinhos de enguia (sem os palitos) e uma colher de molho de vinho quente. Sirva acompanhando tudo com a salada de radicchio.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.