Batatas à lionese

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas maneiras existem de preparar batatas? Como comfort food não há nada melhor que preparar um cremoso purê de batatas, ou então petiscar batatas fritas ou acompanhar suculentos pratos principais com batatas assadas. A lista de acompanhamentos de batata poderia continuar infinitamente… mas uma coisa é certa, nunca são suficientes! É por isso que hoje queremos instigá-los com uma receita, se possível, ainda mais convidativa e irresistível: as batatas à lionese! Trata-se de um acompanhamento rico e substancioso de origem francesa, precisamente da cidade de Lyon, à base de batatas e cebolas, com o aroma de salsinha e a cremosidade do molho bechamel. Graças ao seu sabor robusto e intenso, as batatas à lionese são normalmente acompanhadas por pratos de carne como assados ou ensopados, mas são ideais também para acompanhar pratos de peixe. Em alternativa, representam uma ótima solução se você estiver à procura de um prato principal vegetariano! Está indeciso sobre qual receita servir no jantar de hoje? Experimente as batatas à lionese, um prato de fácil preparação e de sucesso garantido!

INGREDIENTES

Batatas 900 g
Cebolas douradas 300 g
Manteiga 10 g
Azeite virgem extra 10 g
Salsa quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 ml
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 25 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para untar e polvilhar a assadeira
Farinha de rosca 20 g
Manteiga quanto baste

Preparo

Para preparar as batatas à lionese, primeiro descasque as batatas 1 e corte-as em rodelas de cerca de 1 cm de espessura 2, depois coloque-as para cozinhar em água fervente salgada por 15 minutos 3.

Enquanto isso, você pode preparar as cebolas: descasque-as e corte-as ao meio, depois corte longitudinalmente em fatias finas 4. Em uma panela, derreta a manteiga com o óleo em fogo baixo 5, depois adicione as cebolas,

adicione uma concha da água de cozimento das batatas 7, cubra com uma tampa 8 e deixe as cebolas cozinharem por 15 minutos em fogo baixo, adicionando mais água se necessário. Após o tempo de cocção das batatas, escorra-as e reserve 9.

Agora você pode passar para a preparação do bechamel: coloque a manteiga em uma panela pequena 10 e derreta em fogo baixo, enquanto isso aqueça o leite em outra panela pequena; quando a manteiga estiver derretida, desligue o fogo e adicione a farinha peneirada aos poucos enquanto mexe com o batedor de arame para evitar a formação de grumos 11. Quando tiver adicionado toda a farinha, coloque a panela de volta no fogo baixo e continue mexendo até que fique com cor de avelã, depois adicione o leite quente aos poucos, sempre mexendo 12.

Aromatize a mistura com noz-moscada, sal e pimenta a gosto 13 e continue mexendo em fogo baixo 14 até que o bechamel comece a formar um fio, ou seja, quando escorrer do batedor formando uma espécie de fita. Para mais informações, você pode consultar a receita do bechamel. Por último, lave e pique finamente a salsinha 15, e preaqueça o forno a 180°C em modo estático.

Neste ponto, você está pronto para montar as batatas à lionese: pegue uma assadeira com diâmetro de 25 cm, unte-a com manteiga 16 e polvilhe com farinha de rosca; forme a primeira camada posicionando as batatas no fundo da assadeira sem sobrepor 17, depois adicione metade das cebolas cozidas 18,

cubra com um pouco do bechamel 19 e polvilhe com a salsinha picada 20. Repita as camadas adicionando novamente as batatas, as cebolas 21,

o bechamel e a salsinha 22 e termine com uma pitada de pimenta 23. Asse em forno estático preaquecido a 180°C por 15 minutos, depois acione o grill a 250°C e asse por mais 3 minutos até que se forme uma deliciosa crosta dourada: suas batatas à lionese estão prontas para serem servidas bem quentes 24!

Conservação

As batatas à lionese podem ser conservadas na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético ou cobertas com filme plástico. É possível congelar a preparação após o cozimento no forno.

Sugestão

As batatas à lionese são uma receita regional, motivo pelo qual existem várias versões: uma delas prevê regar a preparação com creme de leite ou leite no lugar do bechamel. Se preferir obter um molho mais encorpado e saboroso, por que não adicionar queijo Parmesão ralado ao bechamel?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.