Bicchierini freddi di pesche al Dolcetto

/5

APRESENTAÇÃO

Bebida, fruta ou sobremesa? Como quer que prefira servi-los, os copinhos gelados de pêssegos ao Dolcetto serão seus fiéis companheiros no final da refeição. Cubos macios de pêssegos são mergulhados neste típico vinho piemontês. A doçura do pêssego combina com o sabor ligeiramente amargo do Dolcetto, em uma mistura de sabores únicos e intensos. Esses copinhos, servidos rigorosamente frios, são ideais para concluir com um toque de requinte a refeição no lugar do café ou em substituição à tradicional sobremesa. É uma sobremesa tão prática de se preparar que esses copinhos não poderão mais faltar nas suas mesas de verão!

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 copos de 150 cl cada
Pêssegos amarelos 500 g
Docinho 250 g
Açúcar 40 g
Limões 1 - não tratados
Gelatina em folhas 7 g
Hortelã 8 folhas

Preparação

Para preparar os copinhos gelados de pêssegos ao Dolcetto, comece lavando e secando os pêssegos. Depois, retire a casca 1 e corte-os em pequenos cubos de cerca de 1 cm de lado 2. Reserve. Em seguida, amoleça a gelatina em água fria por cerca de 10 minutos 3.

Enquanto isso, pegue uma panela de bordas altas e despeje o Dolcetto 4, o açúcar 5 e as cascas de um limão não tratado (cerca de 10 g) 6. Aqueça em fogo baixo até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Você pode usar uma concha para ajudar a dissolvê-lo.

Neste ponto, retire as cascas de limão 7 e adicione a gelatina já amolecida 8. Misture por alguns segundos para dissolvê-la completamente e assim que estiver dissolvida, desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Por fim, pegue quatro copos de 150 cl de capacidade e coloque em cada um deles 80 g de pêssegos 9.

Despeje em cada copo o Dolcetto 10, tomando cuidado para enchê-los até 1 cm da borda do copo. Em seguida, coloque os copinhos na geladeira para solidificar por pelo menos 2 horas. Antes de servir, retire da geladeira e decore com algumas folhinhas de hortelã 11. Agora, basta saborear seus copinhos gelados de pêssegos ao Dolcetto 12!

Conservação

Os copinhos de pêssegos ao Dolcetto podem ser conservados na geladeira cobertos com filme plástico transparente por no máximo 3-4 dias.

Não é aconselhável congelar.

Dica

Experimente aromatizar o vinho com canela e cravo ou com casca de laranja para provar versões alternativas desses deliciosos copinhos!

Curiosidade

O Dolcetto identifica não só o vinho, mas também a casta da qual este vinho é produzido. Dolcetto refere-se a 6 vinhos DOC e 1 DOCG, todos provenientes do Piemonte. A casta, também de origem piemontesa, é mencionada pela primeira vez em um escrito em 1799 (embora seja provável que suas origens sejam muito mais antigas). O nome atribuído à casta é Dosset, de onde vem a atual denominação de Dolcetto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.