Bignè com creme de confeiteiro de parmesão e limão

/5

APRESENTAÇÃO

Se ao organizar uma festa com buffet, imagens monótonas de canapés previsíveis e sanduíches enfadonhos desfilam diante dos seus olhos, e seu único desejo é evitar a banalidade sem passar horas na cozinha, relaxe e aproveite os preparativos sem estresse: esses profiteroles com creme de confeiteiro de parmesão e limão são exatamente o que você precisa! Originais e inesperados, dentro de uma encantadora bombinha de massa choux que lhes dá a aparência exata dos pastéis mignon, nossos profiteroles abrigam um rico creme salgado com um agradável aroma cítrico e levemente exótico, que conquistará até os paladares mais exigentes. Pronto para impressionar seus convidados? Profiteroles com creme de confeiteiro de parmesão e limão estão a caminho!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 profiteroles
Leite inteiro 60 g
Farinha tipo 00 75 g - (preferencialmente W 220)
Água 65 g
Manteiga 50 g
Açúcar 1 pitada
Sal fino 1 pitada
Ovos 110 g - médios 2, aproximadamente
Para o creme de confeiteiro de parmesão
Leite inteiro 270 g
Creme de leite fresco líquido 70 g
Amido de milho (maizena) 25 g
Parmigiano Reggiano DOP 70 g - ralado
Sal fino 2 g
Gemas 80 g
Noz-moscada quanto baste
Raspas de limão 1 - ralado
Para polvilhar
Raspas de limão 1 - ralado

Preparação

Para preparar os profiteroles com creme de confeiteiro de parmesão e limão, comece preparando a massa choux. Coloque em uma panela o leite, a água 1 o sal, o açúcar 2 e a manteiga 3. Deixe derreter em fogo baixo e leve à fervura,

em seguida, retire do fogo por um momento e adicione a farinha 4, misturando imediatamente para evitar a formação de grumos 5. Coloque a panela novamente no fogo e cozinhe a mistura até que fique bem lisa e, no fundo da panela, você verá aparecer uma película 6.

Transfira a mistura para a batedeira 7. Ligue o batedor de arame e deixe bater por alguns minutos, para esfriar a mistura. Com o batedor ainda em ação, adicione os ovos 8 um de cada vez, adicionando o próximo somente quando o anterior estiver completamente absorvido 9.

Continue misturando por alguns minutos, até obter uma massa lisa e uniforme 10. Transfira para um saco de confeitar e forme os seus profiteroles em uma assadeira forrada com um tapete de silicone (ou papel manteiga), cuidando para espaçá-los bem uns dos outros 11. Você deve obter cerca de 20 profiteroles. Abaixe as pontas dos profiteroles exercendo uma leve pressão com a ponta dos dedos umedecidos 12, depois proceda com o cozimento em forno estático pré-aquecido a 200° por 25 minutos.

Preste atenção para não abrir a porta do forno durante o cozimento e, uma vez prontos, deixe esfriar os seus profiteroles dentro do forno com a porta entreaberta 13. Enquanto isso, prepare o creme: coloque o leite em uma panela e aromatize-o com noz-moscada 14, o sal 15

E a casca de limão 16. Deixe aquecer em fogo baixo até ferver. Enquanto isso, em uma tigela, misture o parmesão e o amido 17 e adicione também o creme de leite 18.

Misture a composição e adicione ao leite já fervendo 19. Continue mexendo com um batedor até engrossar o creme por alguns minutos 20. Em seguida, adicione as gemas 21,

misture imediatamente e continue mexendo por um minuto, até que o creme fique perfeitamente espesso 22. Deixe esfriar, coberto com filme plástico em contato, depois coloque em um saco de confeitar com bico estrela. Corte os profiteroles ao meio e recheie-os com o creme 23, e, por fim, complete com uma raspadinha de casca de limão. Seus profiteroles com creme de confeiteiro de parmesão e limão estão prontos para serem degustados 24!

Conservação

Você pode conservar os profiteroles vazios em um saco hermético por até 2 semanas, protegidos da umidade. O creme se conserva na geladeira, coberto, por no máximo 1-2 dias. Uma vez montados, os profiteroles devem ser consumidos no mesmo dia.

Conselho

Para favorecer o crescimento prodigioso dos profiteroles ao assar, a dica é escolher uma farinha que tenha 10-12% de proteínas, correspondente à indicação W 220: leia bem o rótulo no momento da compra!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.