Bochechas de porco com polenta

/5

APRESENTAÇÃO

Todos conhecemos o guanciale, o saboroso embutido feito com as bochechas de porco e que é protagonista de muitas receitas típicas, como a célebre Espaguete all'Amatriciana. Mas com este corte de carne, rico e saboroso, podem-se criar outros pratos apetitosos como as bochechas de porco com polenta que apresentamos aqui. Deliciosos pedaços de carne, tornados macios por uma longa cocção, acompanhados de polenta e talvez de um bom cálice de vinho tinto, para um almoço de inverno de lamber os dedos!

Não perca também estas variações:

 

INGREDIENTES

Bochecha de porco 600 g
Vinho tinto 100 g
Passata de tomate 500 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Aipo 1 talo
Cebolas brancas 1
Cenouras 1
Alho 1 dente
Alecrim 1 raminho
Azeite virgem extra quanto baste
para a polenta
Farinha de milho fina 250 g
Água 1 l
Sal fino ½ colher
Azeite virgem extra 7 g

Preparação

Para preparar as bochechas com polenta, primeiro limpe e pique finamente os legumes (cenoura, cebola e aipo) e o alho para o refogado 1. Pique também o alecrim 2 e corte as bochechas de porco em pedaços 3.

Pegue em uma panela de ferro fundido e despeje um fio de óleo 4. Adicione os legumes e o alho picados 5 e o alecrim, deixe fritar em fogo moderado até refogar. Isso levará cerca de 5 minutos. Neste ponto, adicione as bochechas 6.

Aumente o fogo e doure de todos os lados 7. Regue com o vinho tinto e deixe evaporar o vinho sempre em fogo alto 8. Despeje também o purê de tomate 9.

Adicione sal 10, pimenta, cubra com a tampa 11 e abaixe o fogo ao mínimo. Cozinhe por 100 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, prepare a polenta: coloque no fogo uma panela de aço com fundo grosso com água, quando a água estiver prestes a ferver adicione o sal 12.

Despeje a farinha aos poucos, mexendo com uma colher de pau 13, mantenha a cocção em alta temperatura, mexendo rapidamente. Adicione também o óleo 14 e continue mexendo até que volte a ferver, depois abaixe o fogo ao mínimo e continue cozinhando por 50 minutos em fogo baixo, mexendo continuamente 15.

Após os 50 minutos, a polenta estará pronta; aumente o fogo para que se desprenda bem da panela 16. Enquanto isso, as bochechas também estarão cozidas 17, sirva-as junto com a polenta bem quentes 18.

Conservação

Você pode conservar as bochechas por alguns dias na geladeira em um recipiente hermético. É possível congelá-las se você tiver utilizado ingredientes frescos. A polenta pode ser conservada na geladeira em recipiente hermético por 3-4 dias, mas não recomendamos a congelagem.

Conselho

Se você gosta de sabores intensos, pode tornar a preparação mais temperada adicionando cravos-da-índia durante o cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.