Coelho ao molho salmì com polenta

/5

APRESENTAÇÃO

O coelho ao molho salmì é um prato único com sabor bastante rico, tipicamente de inverno.
Neste caso, para acompanhar o coelho ao molho salmì, preparamos a polenta, mas você pode servi-lo também com um purê ou qualquer outro acompanhamento de sua preferência.
A característica do coelho ao molho salmì é a marinada prolongada no vinho e nos aromas, que confere à carne de coelho um aroma intenso e característico.
A preparação do coelho ao molho salmì é bastante longa, mas o resultado será um prato incomum e saboroso.

INGREDIENTES

Coelho 1 ¼ kg
Cebolas brancas 2
Aipo 1 talo -
Cenouras 1
Alho 2 dentes -
Alecrim 2 raminhos
Cravos-da-índia 4 -
Pimenta-do-reino em grãos 6
Sálvia 4 folhas -
Louro 2 folhas
Salsa 3 punhados
Tomilho 2 raminhos
Manjericão 4 folhas
Canela em pau 1 -
Vinho tinto 1 l -
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 6 colheres
Farinha tipo 00 2 colheres
para a polenta
Água 2 l
Sal grosso quanto baste -
Azeite virgem extra 1 colher
Farinha instantânea para polenta 500 g

Preparação

Remova a cabeça, a gordura e os órgãos internos do coelho, depois corte-o em pedaços 1, lave-o e seque-o com papel toalha. Coloque os pedaços de coelho em uma tigela grande 2 e adicione uma cebola descascada e cortada em pedaços grandes, uma cenoura descascada e cortada em rodelas, o talo de salsão em pedaços, o alho descascado e esmagado, o alecrim, o tomilho, os cravos-da-índia, a canela, os grãos de pimenta, as folhas de sálvia, manjericão, louro e salsa 3.

Cubra tudo com o vinho tinto 4, adicione uma pitada de sal e sele a tigela com filme plástico (ou tampe) e coloque para marinar na geladeira por no mínimo 12 até no máximo 24 horas. Após o tempo de marinação, escorra o coelho 5, seque-o com papel toalha e enfarinhe os diversos pedaços 6.

Em uma panelinha, coloque o óleo e a cebola restante picada finamente para murchar em fogo baixo por 10-15 minutos 7; transfira a cebola para uma panela grande (que possa conter o coelho e posteriormente também os legumes da marinada e o líquido) adicione os pedaços de coelho enfarinhados 8 e doure-os de ambos os lados 9.

Enquanto isso, escorra também os legumes e as especiarias e adicione-os ao coelho 10; deixe dourar por 5 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Nesse ponto, adicione a marinada restante 11 (agora só o líquido), que deverá mais ou menos cobrir o coelho, coloque a tampa na panela e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 50-60 minutos. Enquanto isso, prepare a polenta colocando alguns litros de água no fogo: assim que começar a ferver, adicione o sal e uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, então retire a panela do fogo, adicione a farinha de milho em chuva e mexa com um batedor 12.

Coloque novamente a panela no fogo (baixo) e mexa com uma colher de pau até que a polenta esteja cozida 13, depois despeje-a em um recipiente 14 (de preferência retangular) que você já tenha pincelado com óleo. Deixe a polenta esfriar bem e depois vire-a sobre uma superfície e corte-a em fatias de cerca de 1 cm de espessura 15 que, se desejar, você também pode grelhar em uma grelha.

Voltemos ao nosso coelho: após o tempo de cozimento, retire a tampa da panela e ajuste o sal e a pimenta. Retire a panela do fogo, escorra os pedaços de coelho e coloque-os em um recipiente que você manterá quente 16. Bata o fundo de cozimento 17 (líquido e legumes) até obter um creme que você reduzirá até alcançar a densidade desejada 18;

adicione os pedaços de coelho 19, deixe cozinhar por 5 minutos todos juntos 20 e depois desligue. Sirva imediatamente o coelho ao molho salmì com as fatias de polenta 21 regando-as com o fundo de cozimento obtido.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.