Bolo Mármore

/5

APRESENTAÇÃO

Existem obras-primas que não são apenas privilégio da arte, da literatura ou da poesia. Ou melhor, podemos considerar arte tudo o que tem em si uma semente de criatividade, um halo de unicidade e a capacidade de suscitar emoção... em todos os sentidos! Hoje levamos você à cozinha, onde a arte se expressa em sua versão mais saborosa e deliciosa e às vezes se mistura com outras expressões do engenho humano, como no bolo mármore, uma versão elegante e deliciosa do clássico bolo da nonna! Um doce de uma bondade divina, perfeito para o café da manhã ou lanche, irresistível por sua doçura, maciez e inconfundível por suas veias que lembram o mármore e que o diferenciam do tradicional bolo. A mente corre para as extraordinárias obras de Canova e Michelangelo, que sabiam transformar o frio e duro mármore em um material macio para moldar... tanto que lhe davam vida! Pegue a arte então e... despeje em uma forma de bolo: suas mãos contribuirão para o encontro e o abraço entre a massa de cacau e a branca do bolo mármore, em um resultado sinuoso de dois sabores que surpreenderá você a cada fatia!

Descubra também o nosso bolo de cacau ou até mesmo em sua versão com água e cacau! Ou nosso bolo bicolor ou o bolo zebrato, de sucesso garantido! Se você está procurando leveza, experimente em vez disso o bolo de água, macio e perfumado.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa básica (para uma forma de bolo com 24 cm de diâmetro)
Manteiga 200 g - amolecido à temperatura ambiente
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
Fermento em pó para bolos 16 g
Farinha tipo 00 455 g
Leite inteiro 250 g - à temperatura ambiente
Ovos 5 - médias (à temperatura ambiente)
Açúcar 300 g
para a massa clara
Farinha tipo 00 45 g
para a massa escura
Cacau em pó amargo 30 g
Leite inteiro 15 g
Ingredientes para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo mármore, comece colocando a manteiga amolecida em pedaços junto com o açúcar na tigela da batedeira equipada com batedores 1 (se você não tiver uma batedeira, pode executar o mesmo procedimento colocando os ingredientes em uma tigela e usando batedores elétricos). Adicione a pitada de sal e as sementes de uma vagem de baunilha 2 e comece a bater 3 até obter um creme branco e espumoso.

À parte, quebre os ovos (em temperatura ambiente) em uma tigela, para verificar a ausência de impurezas e adicione-os levemente batidos aos poucos na batedeira, sem parar de bater 4, até que a mistura fique homogênea e sem grumos: levará cerca de 5 minutos. À parte, em uma tigela, peneire 455 g de farinha 5 e o fermento 6 e misture-os.

Adicione então a mistura de farinha e fermento na batedeira uma colher de cada vez 7, sempre continuando a bater, adicionando mais apenas quando a anterior for completamente absorvida pela massa. Finalmente, despeje 250 g de leite em temperatura ambiente aos poucos 8. Quando também estiver absorvido, pare de bater 9.

Divida a massa em partes iguais (aproximadamente 745 g cada), colocando-a em duas tigelas 10. Em uma, que será a massa branca, adicione 45 g de farinha restante peneirada 11 e misture delicadamente. Na outra tigela, que se tornará a massa escura, adicione, peneirando, 30 g de cacau em pó 12.

e os 15 g de leite restantes, em temperatura ambiente 13. Misture também essa massa com delicadeza. Agora que você obteve a massa de ambas as cores 14, transfira-as para 2 sacos de confeitar diferentes 15.

Coloque então os 2 sacos de confeitar dentro de um terceiro saco de confeitar maior ou que possa contê-los ambos 16, faça as 3 pontas convergirem e corte-as com uma tesoura. Unte e enfarinhe uma forma de bolo de 24 cm de diâmetro, e distribua a massa bicolor (17-18), em círculos concêntricos e ziguezagueados.

Uma vez que a massa acabar, para obter a marmorização, misture a massa fazendo um círculo com o garfo 19, coloque o doce no forno estático pré-aquecido a 170° e asse por 55-60 minutos 20 (você pode assar em forno ventilado a 150° por cerca de 45-50 minutos, cobrindo após 30 minutos de cozimento se você perceber que está escurecendo muito na superfície), faça o teste do palito perto do final do cozimento. Se o bolo escurecer demais, mesmo no forno estático, cubra a superfície com papel alumínio. Finalmente, retire seu bolo mármore do forno, deixe esfriar e desenforme em uma grade 21. Você pode então polvilhar com açúcar de confeiteiro a gosto uma vez frio! O lanche está servido!

Conservação

O bolo mármore se conserva por 3-4 dias, coberto sob uma cúpula de vidro.

Pode ser congelado, talvez em fatias para descongelar e aquecer levemente conforme necessário!

Dica

Se desejar, você pode obter a marmorização mesmo sem sacos de confeitar. Distribua em manchas a massa das duas cores dentro da forma, ajudando-se com duas colheres; depois passe o garfo em espiral de cima para baixo através das duas massas: et voilà: pronto para assar!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.