Bolo mesclado

/5

APRESENTAÇÃO

Dizem que o caminho mais fácil para chegar ao coração é através do estômago... em poucas palavras, preparar algo especial para quem amamos ainda é uma das atividades mais doces e satisfatórias! Hoje propomos uma variação do tradicional e atemporal ciambellone, o bolo bicolor. Um bolo que esconde na sua simplicidade uma delícia irresistível: baunilha e cacau se fundem para criar uma combinação de grande efeito! Fatia após fatia você descobrirá como eles se entrelaçam na massa deste bolo macio e perfumado. Mergulhe no leite no café da manhã, corte para um doce lanche ou compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho. Junto com o bolo de chocolate, o simples e o cacau e coco, se tornará um trunfo!

Aqui estão outros bolos que você não pode perder:

  • Bolo de cacau
  • Bolo de laranja
  • Bolo de água com cacau
  • Bolo com cacau e amêndoas
  • Bolo de limão
  • Bolo com gotas de chocolate

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 23 cm de diâmetro
Açúcar 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Manteiga 150 g - (em temperatura ambiente)
Leite inteiro 170 g - (em temperatura ambiente)
Ovos 4 - (médias em temperatura ambiente)
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
Fermento em pó para bolos 8 g
Para a massa clara
Farinha tipo 00 50 g
Para a massa escura
Cacau em pó amargo 10 g
Para untar e enfarinhar a forma
Manteiga quanto baste
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar o bolo bicolor, comece pelo preparo da massa: na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente cortada em pedaços 1, adicione o açúcar 2 e uma pitada de sal 3.

Ligue a batedeira e adicione também as sementes de uma fava de baunilha 4. Enquanto a batedeira trabalha, peneire os 300 g de farinha com o fermento 5 e reserve por um momento. Quebre os ovos, bata-os com um garfo e depois adicione-os aos poucos na batedeira em funcionamento 6.

Neste ponto, você pode adicionar as farinhas peneiradas anteriormente, uma colher de cada vez 7 e, quando estiverem completamente incorporadas, adicione também o leite em temperatura ambiente 8. Depois de obter uma massa homogênea, desligue a batedeira e divida a massa em duas tigelas: na primeira coloque 2/3 da massa e na segunda tigela o restante 9.

Agora pegue a tigela com mais massa e adicione outros 50 g de farinha, peneirando com uma peneira 10. Misture bem 11 para incorporar toda a farinha e reserve por um momento. Em seguida, pegue a tigela com a outra massa e adicione os 10 g de cacau em pó, sempre peneirando com uma peneira 12.

Misture bem 13 até que o cacau esteja completamente incorporado 14. Unte e enfarinhe uma forma de buraco com 23 cm de diâmetro e proceda a despejar metade da massa clara 15. Distribua a massa clara de forma uniforme, preenchendo cerca de um terço da forma.

Neste ponto, despeje delicadamente toda a massa de cacau na forma 16 e finalize despejando o resto da massa clara 17. Depois de despejar toda a massa 18, asse o bolo em forno pré-aquecido a 170° por 50 minutos. Coloque a forma na prateleira intermediária do forno, no modo estático. Quando estiver assado, faça o teste do palito: se ao espetar o bolo o palito sair seco e limpo, significa que está perfeitamente assado.

Retire o bolo do forno 19 e, quando esfriar, desenforme virando a forma sobre uma grade 20. Vire novamente o bolo em um prato de servir, de modo a mostrar tanto a massa clara quanto a escura 21 e então sirva: seu bolo bicolor está pronto para ser saboreado!

Conservação

O bolo bicolor se conserva por 2-3 dias à temperatura ambiente, coberto com uma cúpula de vidro. Pode ser congelado, mesmo já em porções.

Conselho

Você pode enriquecer seu bolo bicolor adicionando granulado de avelã a uma das massas. Você também pode preparar uma cobertura de água para decorar a superfície do seu bolo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.