Caracóis dinamarqueses

- Vegetariano
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 25 min
- Tempo de cozimento: 35 min
- Makes: 12 peças
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de fermentação (pelo menos 2 h no total)
APRESENTAÇÃO
Café da manhã espacial chegando com os caracóis dinamarqueses! São rolinhos de brioche recheados com um delicioso creme e passas (se você não gostar, pode substituí-las e fazer caracóis com gotas de chocolate), são típicos dinamarqueses e são perfeitos para um doce despertar matutino! Você pode prepará-los na noite anterior e aquecê-los levemente no micro-ondas ou no forno para alegrar sua família no café da manhã. Macios, perfumados e irresistíveis, os caracóis dinamarqueses representam um equilíbrio perfeito entre o tempo de fermentação relativamente curto e o resultado final extraordinário!
Descubra outras receitas de fermentados para fazer em casa para o café da manhã:
- Cinnamon rolls
- Caracóis macios doces
- Bomboloni
- Brioches
- Babka de limão e mirtilos
INGREDIENTES
- Para 12 caracóis
- Farinha tipo 0 500 g
- Leite inteiro 250 g - (à temperatura ambiente)
- Açúcar 100 g
- Manteiga 70 g - (macio)
- Fermento biológico seco 6 g
- Ovos 1 - (médio, à temperatura ambiente)
- Casca de limão 1
- Sal fino 1 pitada
- Para o creme
- Leite inteiro 250 g
- Amido de milho (maizena) 25 g
- Açúcar 50 g
- Ovos 1
- Gemas 1
- Casca de limão 1
- para rechear
- Uvas passas 100 g
- Para pincelar
- Açúcar de confeiteiro 75 g
- Água 50 g
- Gemas 1
- Leite inteiro quanto baste
Preparação

Para preparar os caracóis dinamarqueses, coloque farinha, açúcar e fermento biológico seco na batedeira 1. Ligue com a pá e depois pare para adicionar a casca de limão, o ovo 2 e o leite aos poucos 3.

Quando a massa começar a ficar homogênea, adicione uma pitada de sal e a manteiga amolecida aos poucos 4. Continue a trabalhar com a batedeira até que a manteiga seja completamente absorvida e a massa se descole da tigela 5. Em seguida, transfira a massa para uma tigela e cubra com filme plástico: deixe fermentar em um local protegido de correntes de ar ou em um forno desligado com a luz acesa por cerca de uma hora e meia. Enquanto isso, prepare o creme: aqueça o leite em uma panela. Em uma tigela pequena, misture ovo e gema, açúcar, amido e casca de limão ralada 6.

Você deve obter uma mistura fluida e homogênea 7. Despeje o leite quente em duas partes nessa mistura 8 e mexa. Depois coloque tudo de volta no fogo baixo 9. Mexa e cozinhe o creme até atingir a consistência ideal.

Despeje o creme pronto em uma travessa baixa e larga, cubra imediatamente com filme plástico em contato 10 e deixe esfriar completamente. Você pode enxaguar e deixar as passas de molho 11, enquanto isso, estenda a massa sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada 12.

Deve se tornar quase um retângulo com espessura de 0,5 cm 13. Espalhe o creme de confeiteiro por toda a superfície 14, polvilhe com as passas previamente escorridas e bem espremidas 15.

Enrole do lado mais comprido 16, apertando bem à medida que enrola e, uma vez terminado, sele as extremidades beliscando a massa 17. Corte o rolo em fatias de cerca de 3 cm com uma faca bem afiada 18.

Coloque os caracóis bem espaçados em uma assadeira forrada com papel manteiga (você deve conseguir posicionar cerca de 6 caracóis por assadeira) 19. Cubra com filme plástico e deixe fermentar por 30 minutos, sempre longe de correntes de ar. Neste ponto, remova o filme plástico, bata a gema com um pouco de leite 20 e pincele os caracóis com essa mistura antes de assar 21. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 25 minutos.

Em uma tigela pequena, misture 75 g de açúcar de confeiteiro com 50 g de água 22. Com essa mistura, você pode pincelar os caracóis depois de assados e ainda quentes 23 para dar um efeito glacê. Asse novamente por 5 minutos, e depois de prontos, aproveite-os ainda quentes 24!