Cerejas em calda com Vinho do Porto e canela

/5

APRESENTAÇÃO

As cerejas em calda com Vinho do Porto e canela são a variação aromatizada da receita tradicional de cerejas em calda.
Para esta preparação, recomendamos utilizar as "cerejas duracinas" ou "durões", que têm uma polpa mais firme, sendo muito mais adequadas para conservação.
A receita prevê a preparação de uma calda à base de água, açúcar e Vinho do Porto, um vinho licoroso português muito aromático e doce. Para enriquecer o sabor das cerejas, também é adicionada canela em pau.
O uso da calda é um ótimo método para conservar a fruta ao natural, além de preservar o sabor das cerejas, mantendo por muito tempo a cor vermelho amarantado.
Será necessário então aguardar pelo menos um mês antes de saborear estas deliciosas cerejas, mas valerá a pena e você terá a vantagem de poder saborear as cerejas mesmo fora de temporada. As cerejas em calda com Vinho do Porto e canela têm um gosto particularmente intenso; uma vez prontas, você poderá usá-las para preparar deliciosas sobremesas, para decorar uma taça de sorvete ou apreciá-las simplesmente ao natural. Se não gostar de licor, você pode realizar a receita tradicional de cerejas em calda, que prevê a preparação de uma simples calda de água e açúcar; clique aqui para visualizar a receita detalhada.

INGREDIENTES
Ingredientes para 3 potes de 250 ml
Cerejas 500 g
Porta 200 ml
Canela em pau 3 - pequenas
Água 300 ml
Açúcar 100 g

Preparo

Para preparar as cerejas em calda com Vinho do Porto e canela, primeiro você deve providenciar potes de vidro para a conserva e prosseguir com a sua sanitização conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde descritas no final da receita. Comece lavando cuidadosamente os potes sob água corrente 1. Forre uma panela larga e alta com um pano de prato limpo e coloque os potes dentro da panela. Depois, coloque um ou mais panos ao redor dos potes para evitar choques 2. Encha a panela com água até cobrir os potes. Leve à fervura, depois abaixe o fogo e deixe os potes na panela por mais 30 minutos. Dez minutos antes de escorrer os potes, mergulhe também as tampas para esterilizar. Após o tempo necessário, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando a água estiver à temperatura ambiente, retire os potes da panela e deixe-os escorrer sobre um pano 3.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar e o Vinho do Porto e aqueça em fogo moderado para dissolver o açúcar 4: isso levará cerca de 5 minutos. Uma vez que o açúcar esteja dissolvido, desligue o fogo e deixe esfriar a calda obtida. Enquanto isso, cuide das cerejas, escolha-as firmes e maduras, lave bem sem remover o talo, escorra-as colocando em uma peneira 5 e depois seque-as bem com um pano de prato. Coloque em cada frasco um pau de canela 6.

Coloque também as cerejas nos frascos 7 deixando cerca de 2 cm de espaço do topo e tentando arrumá-las de modo a deixar o menor número possível de espaços vazios, sem no entanto esmagá-las demais. Agora adicione a calda de Vinho do Porto 8 tendo o cuidado de cobrir completamente as cerejas, mas parando a 1 centímetro do topo 9. Com as quantidades indicadas, você obterá três frascos com capacidade de 250 ml.

Feche bem os frascos 10: se você usar frascos com tampas de rosca, aperte bem as tampas, mas sem apertar excessivamente 11. Neste ponto, você pode proceder à fervura: ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções fornecidas nas diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se você usar frascos com tampas de rosca, uma vez que os frascos tenham esfriado, verifique se o vácuo foi realizado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi realizado 12. Se você usar frascos com tampas de vedação de borracha, ao consumir as cerejas, você pode fazer o teste do vácuo puxando a lingueta: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado corretamente com vácuo. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo.

Conservação

As cerejas em calda com Vinho do Porto e canela se conservam por 3 meses, desde que o vácuo tenha sido realizado corretamente e tendo o cuidado de manter os frascos no escuro, em um local fresco e seco. Para armazená-las, providencie frascos herméticos não muito grandes; o ideal é um frasco com capacidade de 250 ml, pois quando abrir um, você deverá consumir as cerejas em no máximo 3-4 dias, mesmo que as mantenha na geladeira. Recomenda-se aguardar pelo menos um mês antes de consumi-las.

Dica

Neste caso, o álcool é definitivamente inevitável: mas, se você não gosta de Vinho do Porto, pode substituí-lo por outro licor, como xerez ou marsala. Boa maceração!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais conseguem assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se obterá a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas profissionalmente apresentam. Para uma preparação correta de conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.