Conserva de melão ao Porto

/5

APRESENTAÇÃO

Se você quer guardar durante o outono a memória do sabor doce e um pouco embriagado do verão, a conserva de melão ao Porto é a melhor maneira de fazê-lo. Bolinhas suculentas de melão mergulhadas em uma calda aromática, enriquecida pelo Porto, precioso vinho português licoroso que remete a pensamentos de viagens emocionantes. Ao abrir o seu pote, você será inebriado por um aroma intenso e frutado, e não resistirá à tentação de provar as deliciosas bolinhas de melão combinadas com carnes, queijos, ou simplesmente sozinhas, imersas em sua calda ambarina. O que você está esperando? Para desfrutar desse prazer nos meses frios, você deve se preparar com antecedência! Corra ao mercado para comprar os melhores melões e se aventure conosco no preparo desta conserva, tão simples quanto gratificante.

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 500 g de conserva
Melão 1 ½ kg
Vinho do Porto 80 g
Água 500 g
Açúcar 350 g
Fava de baunilha 1 g
Canela em pau 1 g
Cravos-da-índia 3

Preparação

Para preparar a conserva de melão ao Porto, antes de tudo, providencie potes de vidro e cuide da sua sanitização, como indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita. Primeiro, lave-os cuidadosamente em água corrente 1, depois coloque-os dentro de uma panela 2, adicionando panos de cozinha para evitar que os potes se choquem durante a fervura. Encha a panela de água até cobrir os potes. Uma vez que a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Dez minutos antes de escorrer os potes, mergulhe também as tampas para esterilizar. Após o tempo necessário para a esterilização, desligue o fogo e deixe esfriar, depois retire os potes da panela 3 e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pano seco, para que sequem completamente.

Agora, cuide do melão. Corte-o ao meio 4 e com uma colher retire as sementes e os filamentos internos 5. Em seguida, com um boleador, faça bolinhas com toda a polpa 6, e reserve.

Em uma panela grande coloque a água 7 e o açúcar 8. Corte uma fava de baunilha, retire a polpa interna com a ponta de uma faca e coloque na panelinha 9.

Adicione também a vagem, o pau de canela 10 e os cravos-da-índia 11. Leve tudo para ferver 12.

Quando a calda começar a ferver, desligue o fogo e adicione o melão 13 e o Porto 14. Deixe descansar por 15 minutos, então, com uma escumadeira, retire o melão 15 e reserve.

Coloque o líquido de volta ao fogo, e deixe reduzir em fogo alto por cerca de 15 minutos, até que reste cerca de metade da quantidade inicial 16. Desligue o fogo, e adicione novamente o melão 17. Deixe descansar por alguns minutos e, enquanto ainda estiver bem quente, distribua o melão nos potes 18. Você pode usar 2 potes de 250 g ou um grande de 500 g. Tenha cuidado para não pressionar muito as bolinhas de melão e pare 2 centímetros antes da borda do pote.

Neste ponto, coe o líquido de cozimento e preencha cada pote 19, cobrindo completamente o melão, mas parando 1 centímetro antes da borda. Se desejar, você pode adicionar também os cravos-da-índia, a canela e a baunilha, distribuindo-os igualmente nos potes. Coloque a prensinha 20, então feche cada pote 21. Se você usar potes com tampa de rosca, rosqueie bem a tampa, mas sem apertar excessivamente. Você pode prosseguir com a fervura, ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções nas diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se você usar potes com tampas de rosca, uma vez que os potes estiverem frios, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa, e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Se você usar potes com tampas de vedação de borracha, ao consumir a conserva, você pode testar o vácuo puxando a lingueta: se ao puxar produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação estiver "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Sua conserva de melão ao Porto está pronta para ser degustada!

Conservação

A conserva de melão ao Porto se conserva por 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se esperar pelo menos uma semana antes de consumir a conserva, para permitir que o melão absorva bem todos os aromas da calda ao Porto. Uma vez aberto, cada pote deve ser armazenado na geladeira e consumido em até 3-4 dias.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se poderá alcançar a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma preparação correta das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.