Cheesecake japonesa

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês já sonharam em morder uma nuvem? É praticamente o sonho de toda criança, sentir a textura e o sabor... e talvez imaginar voar alto enquanto saboreia aquele enorme floco branco. Se a sua imaginação caiu numa cascata de algodão doce, isso significa que você nunca provou o cheesecake japonês! Esta sobremesa do Sol Nascente, também conhecida como japanese cotton cheesecake, tornou-se muito famosa rapidamente em várias versões, uma delas com apenas 3 ingredientes. Nós apresentamos a nossa versão, que nos conquistou pelo resultado fofo e espumoso, com uma consistência que derrete na boca, como a dos fluffy pancakes e do torta sandwich com creme de mascarpone. Seu sabor delicado a torna particularmente agradável e será ainda mais gostosa acompanhada de uma boa xícara de chá ou café! Siga passo a passo a receita para descobrir que o cheesecake japonês vai te fazer voar muito mais alto do que as nuvens! Curioso? Você só precisa experimentá-la!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 16 cm de diâmetro (do fundo)
Queijo cremoso 250 g - em temperatura ambiente
Leite inteiro 100 g - em temperatura ambiente
Ovos 250 g - (cerca de 5 médias) em temperatura ambiente
Cremor tártaro 1 g
Açúcar 160 g
Manteiga 100 g - em temperatura ambiente
Farinha tipo 00 50 g
Amido de milho (maizena) 20 g
Açúcar de confeiteiro quanto baste - para polvilhar a superfície

Preparo

Para preparar o cheesecake japonês, certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Em seguida, coloque imediatamente água em uma assadeira grande e coloque-a no forno: aqueça em modo estático a 180°, assim a água estará suficientemente quente para cozinhar o doce em banho-maria. Enquanto isso, pegue os ovos (em temperatura ambiente) e separe as gemas das claras: bata as claras com o cremor tártaro 1 e adicione também 80 gramas de açúcar pouco a pouco enquanto as batedeiras estiverem em funcionamento 2. Assim que a mistura estiver bem espumosa 3, desligue as batedeiras e limpe-as cuidadosamente.

Em uma tigela, coloque o queijo cremoso, adicione a parte restante do açúcar 4 e misture tudo novamente usando as batedeiras limpas 5. Depois, adicione o leite em temperatura ambiente enquanto continua misturando a massa 6.

Quando estiver absorvido, adicione também a manteiga amolecida cortada em pedacinhos, sempre pouco a pouco 7. Uma vez que a manteiga esteja completamente absorvida e com as batedeiras sempre em funcionamento, adicione pouco a pouco a farinha 8 e o amido de milho 9;

por fim, adicione as gemas também em temperatura ambiente. Tenha cuidado para adicioná-las pouco a pouco 10: continue trabalhando a massa para que sejam absorvidas 11. Neste ponto, se notar que há grumos de queijo na massa, você pode coar a massa em uma peneira de malha larga 12, caso contrário, pode pular esta etapa.

Retome as claras batidas anteriormente e incorpore-as na tigela um pouco de cada vez 13. Gradualmente, misture com um movimento suave de baixo para cima com uma espátula 14, assim você evita que as claras desmontem, e somente quando a primeira colherada de claras for absorvida, adicione a próxima 15.

Por fim, unte e enfarinhe uma forma de 16 cm de diâmetro (medido na base), 20 cm de diâmetro (na superfície) e 12 cm de altura e despeje a massa (16-17). Coloque a forma de banho-maria na assadeira. Coloque tudo na prateleira mais baixa do forno e asse por 20 minutos a 180°, depois baixe a temperatura para 160° e continue por mais 70 minutos. Uma vez que o bolo esteja assado, desligue o forno, retire a assadeira com o banho-maria e deixe o cheesecake esfriar completamente no forno entreaberto, então retire o bolo do forno 18.

Deixe esfriar completamente: não se preocupe se, uma vez frio, notar que o bolo relaxou e afundou um pouco 19. Neste ponto, coloque a forma na geladeira por pelo menos 3 horas para firmar bem. Desenforme em um prato de servir 20, polvilhe com açúcar de confeiteiro 21; saboreie seu cheesecake japonês!

Conservação

O cheesecake japonês se conserva na geladeira por 3-4 dias.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Como deixar o cheesecake japonês mais aromático? Experimente adicionar raspas de frutas cítricas, como limão ou laranja, ou as sementes de uma fava de baunilha!

Se tiver dificuldade para encontrar o cremor tártaro, ele pode ser substituído por uma pitada de fermento em pó para bolos.

Se você gostou da consistência do cheesecake japonês, não perca também a receita do cheesecake basco!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.