Cerejas em calda

/5

APRESENTAÇÃO

As cerejas em calda são uma conserva clássica e sempre presente, preparada desde sempre pelas nossas avós; vale realmente a pena tentar fazer esta conserva simples, mas saborosa, pelo menos pelo resultado delicioso, que não se encontra de maneira alguma nas embalagens industriais.
Para esta preparação, seria melhor utilizar as "cerejas duracina" ou "duroni", que são definitivamente mais adequadas para serem conservadas.
A calda, preparada simplesmente com água e açúcar, é um ótimo método para conservar a fruta ao natural.
Além de preservar o sabor, mantém por muito tempo também a cor vermelha bordô. Se desejar, pode-se adicionar aromas como canela, baunilha ou um licor.
Será necessário aguardar pelo menos um mês antes de saborear estas deliciosas cerejas, mas valerá a pena. Uma vez prontas, poderá saboreá-las assim, acompanhando-as com sorvete de creme, ou usá-las em suas preparações doces: por exemplo, poderá preparar um bolo floresta negra mesmo quando as cerejas não estão na estação; clique Bolo floresta negra para ver a receita.

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 frascos de 500 ml (ou 4 de 250 ml)
Cerejas 2 kg
Açúcar 200 g - (para 1 litro de água)
Água 1 l

Preparação

Para preparar as cerejas em calda, a primeira coisa que você deve fazer é obter frascos de vidro para conserva (do tipo twist-off com cápsula metálica ou com tampa de mola e vedação de borracha) e proceder à sua sanitização de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Comece lavando cuidadosamente os frascos em água corrente; para frascos com fechamento hermético, lave bem também a vedação e coloque-a para secar 1. Forre uma panela larga e de bordas altas com um pano de prato limpo e coloque os frascos dentro da panela. Coloque, em seguida, um ou mais panos de prato ao redor dos frascos para evitar choques 2. Encha a panela com água até cobrir os frascos. Leve à fervura, depois abaixe o fogo e deixe os frascos na panela por mais 30 minutos. Dez minutos antes de escorrer os frascos, mergulhe também as tampas para esterilizar. Passado o tempo necessário, desligue o fogo e deixe esfriar. Quando a água estiver em temperatura ambiente, retire os frascos da panela e deixe escorrer em um pano 3.

Agora que os frascos estão prontos, prepare uma calda com açúcar e água, usando 200 g de açúcar e um litro de água, procedendo da seguinte forma: coloque uma panela com água no fogo e adicione o açúcar 4. Leve à fervura e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido 5. É importante não cozinhar demais a calda, caso contrário, corre-se o risco de formar caramelo. Deixe a calda esfriar, enquanto isso, pegue as cerejas, escolha as firmes e maduras, lave bem e seque-as 6.

Remova o talo 7. Coloque as cerejas nos frascos com fechamento hermético 8, tentando organizá-las de modo a deixar o mínimo possível de espaços vazios, mas sem pressioná-las demais. Com as quantidades indicadas, você obterá dois frascos com capacidade de 500 ml 9.

Despeje a calda previamente preparada sobre as cerejas dentro dos frascos 10, agitando-os de vez em quando para liberar eventuais bolhas de ar; pare com a calda a 1 cm da borda 11. Finalmente, feche os frascos 12. Se usar frascos com tampa de rosca, aperte bem as tampas, mas sem exagerar. Neste ponto, proceda com a fervura: coloque os frascos em uma panela grande; para evitar que os frascos quebrem batendo uns nos outros enquanto fervem, você pode envolvê-los separadamente em alguns panos de prato. Encha a panela com água: o nível da água não deve ultrapassar a tampa dos frascos. Leve à fervura e deixe ferver por 20-30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, retire-os da água usando uma pinça e deixe esfriar. Se usar frascos com tampas de rosca, uma vez que os frascos tiverem esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado. Se usar os frascos com fechamento de vedação de borracha, no momento de consumir as cerejas, você pode fazer o teste de vácuo puxando a lingueta apropriada: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Suas cerejas estão prontas para serem saboreadas!

Conservação

As cerejas em calda podem ser conservadas por até 3 meses, tendo o cuidado de manter os frascos em local fresco e seco e ao abrigo da luz direta. Recomenda-se aguardar pelo menos 1 mês antes de consumir as cerejas. Para conter as cerejas, obtenha frascos herméticos não muito grandes; o ideal é o frasco com capacidade de 250 ml, pois quando você abrir um, deverá consumir as cerejas em no máximo 3-4 dias, mesmo se as armazenar na geladeira.

Conselho

Você pode adicionar aos frascos aromatizantes como canela, cravo-da-índia, baunilha ou licor Maraschino.

Curiosidade

À cerejeira são atribuídos significados diferentes dependendo das zonas geográficas e das populações: na Europa Central, a cerejeira é considerada a protetora dos campos contra pessoas mal-intencionadas; nos países escandinavos e na Grã-Bretanha, ao contrário, é o símbolo de azar e de desgraças iminentes; no Oriente (especialmente no Japão), a cerejeira é o emblema da feminilidade e sensualidade.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de garantir para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma preparação correta das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.