Bolo floresta negra

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo floresta negra, do alemão Schwarzwälder Kirschtorte, é um clássico da confeitaria, um bolo delicioso e muito cênico, originário da homônima região da Alemanha. Preparado com uma base de chocolate e recheado com um saboroso creme chantilly, o bolo floresta negra é uma verdadeira delícia não só para o paladar, mas também para os olhos, pois esconde um coração formado por camadas macias enriquecidas com cerejas e kirsch. O exterior é coberto por uma cascata de raspas de chocolate amargo e, na superfície, destacam-se pequenos tufos de creme encimados por cerejas, toque final indispensável para completar esta sinfonia de sabores. Experimente a nossa versão do bolo floresta negra e você ficará conquistado pela infinita delícia desta sobremesa!

E se você está à procura de outros doces altos e cênicos, experimente também o nosso drip cake!

INGREDIENTES

Ingredientes para a base de 24 cm de diâmetro
Ovos 6 - médias
Farinha tipo 00 100 g
Chocolate amargo 140 g
Manteiga 75 g
Açúcar 180 g
Amido de milho (maizena) 50 g
Fermento em pó para bolos 16 g - (1 pacote)
para o recheio
Cerejas 500 g - firmes e maduras
Açúcar 80 g
Kirsch 70 g
para o creme chantilly
Creme de leite fresco líquido 1 l
Açúcar de confeiteiro 80 g
para decorar
Cerejas 17
Chocolate amargo 150 g - para ralar em lascas
Chocolate amargo 100 g - em tiras

Preparo

Para preparar o bolo floresta negra, comece pela base de chocolate. Pique o chocolate amargo de forma grosseira 1 e derreta-o em banho-maria, tomando cuidado para que a tigela não toque a água abaixo. Quando o chocolate estiver completamente derretido, adicione a manteiga 2; deixe-a derreter completamente, mexendo com uma colher de pau 3, em seguida, deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, coloque na batedeira equipada com batedor, as gemas de ovo junto com metade do açúcar 4, e bata até obter uma mistura clara e espumosa 5. Despeje a mistura de chocolate já morna na tigela da batedeira 6.

Uma vez obtida uma mistura uniforme, peneire a farinha, o amido de milho, o fermento e adicione-os aos poucos 7, sempre com a batedeira em ação, em baixa velocidade, até obter uma mistura lisa e homogênea. Neste ponto, comece a bater as claras em neve 8, adicionando a parte restante do açúcar somente quando já estiverem brancas e espumosas 9.

Em seguida, incorpore-as à massa de chocolate aos poucos 10: adicione inicialmente algumas colheres de sopa e misture para amolecer a massa de chocolate, depois continue a incorporar as claras restantes, mexendo de baixo para cima 11 para não desmontar. Continue assim até obter uma mistura lisa, sem grumos e espumosa. Unte e enfarinhe uma forma de bolo de 24 cm de diâmetro e despeje dentro a massa que você preparou 12.

Alise a superfície com uma espátula 13 e leve ao forno estático pré-aquecido a 180° por 50 minutos (ou a 160° por 40 minutos se no forno ventilado); para verificar o cozimento, faça um teste com um palito: se sair completamente seco, o bolo estará cozido, caso contrário, prolongue o cozimento por alguns minutos. Quando estiver pronto, retire do forno 14, deixe descansar por 5 minutos e depois retire da forma, colocando-o em um prato ou grelha. Enquanto isso, prepare as cerejas; retire os caroços 15 (reserve 17 inteiras com o cabinho) e coloque-as em uma panela antiaderente larga;

despeje o açúcar 16 e o kirsch 17. Deixe cozinhar por alguns minutos: as cerejas não devem se desfazer, mas apenas liberar o xarope 18.

Deixe esfriar, depois coe com uma peneira fina para separar o suco 19 e divida as cerejas e o suco em duas partes iguais que servirão para rechear as duas camadas do bolo. Assim que o bolo esfriar, corte-o em três discos de espessura igual 20. Uma vez terminado 21, passe a montar o bolo floresta negra.

Coloque o primeiro disco em um prato de servir grande, depois molhe com uma parte do xarope de cerejas que você reservou 22, em seguida, disponha na superfície uma parte das cerejas 23. Então, prepare o creme chantilly, batendo o creme de leite com o açúcar de confeiteiro 24;

uma vez obtida uma mistura espumosa 25, despeje 1/3 sobre a primeira camada 26, alise com uma espátula 27 e

cubra com o segundo disco 28. Continue com a segunda camada, despeje o xarope 29 e depois as cerejas e, por fim, mais uma camada de creme que você alisará da mesma forma 30.

Cubra com o último disco 31, finalmente cubra completamente os lados 32 e a superfície com o creme 33; reserve algumas colheres que serão usadas para a decoração final.

Uma vez terminado 34, com a ajuda de uma colher, faça aderir os cachos de chocolate ao longo da circunferência externa 35; amoleça levemente o chocolate amargo no micro-ondas, 3-4 segundos serão suficientes, e rale-o com um descascador de legumes para obter as raspas 36.

Distribua-os sobre a superfície do bolo, deixando alguns centímetros da borda 37. Coloque o creme chantilly em um saco de confeitar com bico estrelado e decore a borda do bolo com graciosos tufos 38; em cada um, coloque uma cereja inteira 39. Uma vez completo, deixe o bolo floresta negra firmar por meia hora na geladeira antes de servir.

Armazenamento

Você pode conservar o bolo floresta negra por no máximo 3 dias na geladeira sob uma cúpula de vidro. Não é recomendado congelar o bolo decorado, enquanto a base pode ser congelada.

Dica

Um dos ingredientes fundamentais do bolo floresta negra são as cerejas. Se você preparar este bolo na temporada em que amadurecem, pode usar as frescas; caso as cerejas não estejam na temporada, você pode usar também as amarena ou cerejas em calda. Além disso, se preferir, pode aromatizar o creme com kirsch ou marasquino.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.